É possível se livrar de mágoas?

Feita por >Letícia · 26 nov 2018 Desenvolvimento pessoal

Durante o meu passado eu estava no (colégio) e por lá sofria bullying, depois fui crescendo e me resolvendo mas sempre quero dizer do nada ,quando passo por uma situação difícil me lembro de alguma lembrança ruim , e sofro como se (tivesse passando por aquilo novamente)

A melhor resposta 26 NOV 2018

Olá Letícia. Algumas situações que passamos na vida deixam marcas, porém é importante que se observe que esse passado não irá retornar. Nos prendemos às coisas ruins do passado porque alguns pensamentos automáticos, nos "invadem" de modo que transformam nosso humor, emoções e comportamentos. Acredito que se você puder iniciar um processo de psicoterapia, poderá resignificar esses pensamentos e se fortalecer a fim de mudar as emoções desagradáveis, melhorando assim sua qualidade de vida.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

27 NOV 2018

Olá Letícia!
O passado pode nos provocar grandes incômodos. Humanamente falando, o que é mais possível lembrar em nosso histórico, muitas vezes, são as situações desagradáveis, sofridas e tristes. Naquele tempo, pode ser que você utilizou as ferramentas ao seu alcance. Isso pode ter sido registrado com maior intensidade em sua memória, ou seja, o sofrer com o bullying. Se é possível livrar da mágoa poderá depender de você, revendo sua história e visualizando seus momentos infanto-juvenis, principalmente quando passou por situações limitantes. Um olhar maior cuidado e respeitoso consigo mesma pode te oferecer melhor condições nestes momentos desafiantes. Caso seja recorrente o que apresenta aqui, acesse um profissional de saúde mental. Não necessita viver a sós nessas fases, seja auxiliada.
Saudações!

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

27 NOV 2018

Claro que tem como se libertar de mágoas sim, mas você precisa fazer um processo de auto-esclarecimento dentro de si, e só uma terapia permite você olhar para essa questão de uma forma mais esclarecedora.
Procure um psicologo em que se sinta confortável e acolhida.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo