É normal uma pessoa ficar solteira a vida toda?

Feita por >Lucas · 12 ago 2019 Habilidades sociais

Eu tenho 23 anos, já sou formado, estou fazendo mestrado. Eu estou tendo bastante sucesso na minha vida acadêmica, mas vou ficar solteiro pra sempre, pois nenhuma mulher se interessa por mim. Como faço pra aceitar isso? Eu já fiz terapia com psicológa várias vezes, e eu sei que a pessoa mais importante da minha vida sou eu e sei que tenho que ter amor próprio. Para isso, eu me esforço para manter a autoestima em dia: eu malho umas 4 vezes por semana, ou seja, eu cuido de mim. Eu gosto de cuidar do corpo. No entanto, como eu faço pra aceitar o fato de que nenhuma mulher se interessa por mim? E como faço pra não me sentir incomodado com isso? Nenhuma mulher chega em mim em lugar nenhum... E eu gostaria que respondessem também: É normal uma pessoa ficar solteira a vida toda?

A melhor resposta 12 AGO 2019

Oi Lucas,

Então, estar solteiro ou optar por não viver um relacionamento formal ou tradicional pode ser uma possibilidade para pessoas.

Você fala que tem uma carreira acadêmica bem sucedida e eu fiquei me perguntando se você tem tempo ou investe nas relações sociais: sair com amigos, abrir-se para conhecer novas pessoas.

Você diz que tem trabalhado sua autoestima, mas fiquei confusa quando você fala que faz academia e cuida do corpo. Cuidar da autoestima não se resume a isso. Autoestima é o conceito que você tem de si mesmo e você explicitou aí a sua preocupação: “ninguém gosta de mim”, “vou ficar solteiro pra sempre”, logo esse autoconceito está fragilizado e precisa ser trabalhado.

Também observei no seu relato uma expectativa de que as mulheres cheguem em você. Mas porque você fica esperando que alguém chegue em você? Cadê sua iniciativa? Cadê sua disponibilidade para ir em busca do que deseja? Cadê sua abertura para viver experiências? Cadê sua curiosidade para estar com outras pessoas? Isso também demonstra uma autoestima fragilizada....

Desejo boa sorte!
Erica Taylor
Psicóloga Clínica e realizo atendimentos online

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

23 DEZ 2020

Olá Lucas, boa tarde!
Tudo bem?
Lendo sua postagem pode ser observado um dedicação com estudos, com o corpo e também uma preocupação com o interesse ou não das mulheres, primeiro temos que entender que os resultados nem sempre acontecem no tempo que esperamos, estamos falando de relacionamento, ou seja, envolve duas pessoas, estamos certamente dependendo do querer do outro, diferente por exemplo do sucesso que esta tendo na vida acadêmica e nas atividades físicas que realiza, onde os resultados estão intimamente ligado a você. Existe no Ser Humano uma coisa chamada Zona de Conforto, precisamos estar a todo tempo em busca de algo novo, que nos traga uma nova motivação, ou seja, algum fato que motive uma ação. Por que esperar que uma mulher chegue em você? Existem muitas pessoas que ficam solteiras sim, inclusive por opção.
Vamos sair da Zona de Conforto?
Espero ter ajudado!
Estamos a disposição

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros