É normal ter alucinações ao acordar? (Não se trata de paralisia do sono)

Feita por >Ian · 19 jun 2020 Problemas psicológicos

Olá, tenho 19 anos e vez ou outra costumo ter alucinações assim que acordo, sei que não é paralisia do sono pois posso me mover e só desaparece após eu acender alguma luz.

Geralmente vejo coisas desconfortáveis, mas nada alarmante, como baratas, paradas ou voando, um urso de pelucia, um macaco branco em cima de minha cama. Já outras me deixa mais ansioso, como uma vez em que vi a televisão do quarto cair e me afastei para não ser atingido, mas ela parou no meio do ar. As vezes são auditivas também como ouvir sons de TV na sala e ao chegar la e ve-la desligada o som para.

Não sei dizer quando exatamente comecei a ter isso, mas já dura anos e creio que para e volta pois quando eu era muito pequeno me lembro de por 3 dias seguidos enxergar insetos no meu travesseiro ao acordar, além de ver a parede se mover em outros dias.

Isso não é frequente, acontece cerca de uma ou duas vezes no mês, as vezes mais vezes, e também não me incomoda, admito que acho interessante quando ocorre, porém minha mãe é esquizofrênica e meu pai tem delírios graves sem medicação (Não sei o nome da doença dele) o que me faz ponderar se não existe alguma relação ou se isso não é tão incomum assim.

A melhor resposta 21 JUN 2020

Olá Lan, como vai?
Só pelo seu relato é impossível qualquer profissional te dar uma resposta com profundida,no seu caso é necessário se aprofundar um pouco mais, entender melhor se há gatilhos para que isso aconteça, se são em períodos especificos, como são essas alucinações, em fim, fazer uma anamnese não só sobre o fato em especifico mas sobre você.
Meu objetivo não é te amedrontar, mas levando em consideração seu histórico familiar e seus sintomas acho que precisa procurar um Psicólogo e possivelmente um Psiquiatra, imediatamente, para fazer um diagnóstico mais preciso.
Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre essas questões tenho 14 anos de experiência, agende um horário que terei o prazer em lhe acompanhar nessa trajetória.

A primeira sessão não tem custo e pode ser feita online.

Abraços

Aluany Carvalho

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

1 JUL 2020

Pelo que vejo tens a resposta. Das doenças e dos transtornos, hoje é comprovado a questão genética. Deves buscar auxílio especializado.

Ana Paula Bocorny Salgado Psicólogo em Porto Alegre

3 respostas

20 JUN 2020

Olá Ian! Grato por participar. Essas questões de passagem de um nível de estado de consciência para outro nível; próxima da divisão entre o sono a a vigília, encontra-se alimentada pelas ações próprias do dormir que envolve noite, relaxamento corporal, redução de troca de estímulos externos, aumento de aproximação com o mundo interno. Ocorre que o mundo interno tem fantasias, ideias. Todas elas alimentadas pela história da troca com o mundo externo. Os "sonhos" e "pesadelos" apresentam linguagem próprias de expressão de uma simbolização personalizada, a qual precisa de tradução específica. Será importante você poder aprofundar a reflexão sobre isso com um psicólogo versado na área. Outras frentes a se pensar envolvem questões de como você tem alimentado e direcionado a tua mente, assim como a forma como você planeja e administra a tua rotina. Estou à disposição para aprofundamentos e, sendo o caso, trabalho. . Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado