É normal sentir atração pelo terapeuta?

Feita por >Clara · 14 mar 2017 Psicologia clínica

Faço análise há mais de 8 meses com um terapeuta, de uns tempos pra cá tenho começado a sentir atração por ele. Penso que isso pode atrapalhar a análise, pois fico ansiosa para ir às consultas e tenho medo que ele perceba algo. Isso é algo que eu devo conversar com ele? Tendo em conta que raramente falamos sobre a minha sexualidade.

A melhor resposta 15 MAR 2017

Oi Clara. É comum sentirmos atração por outras pessoas sejam elas quem forem. Sinta-se bem com suas atrações. Atrair-se é vida. Entretanto, é interessante abordar esse assunto na análise. Seu analista deve ter preparo técnico para trabalhar com essa situação.

Alexandre Missel Knorre Psicólogo em Porto Alegre

2 respostas

29 MAR 2017

Não. Quando isto ocorre, é necessário realização de vinculo e possível troca de profissional se o sentimento distorcido continuar.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

22 MAR 2017

Olá Clara, com certeza o que vc está sentindo é normal, e deve ser trabalho em terapia, é importante para o andamento de sua analise vc comentar com seu terapeuta. Mas em tempo, um bom profissional trabalhará esse seu sentimento contextualizando ele na sua terapia e nunca se envolvendo sentimentalmente com vc ou com qquer paciente, ok!!!!! Espero ter te ajudado!!!!

Andréa Moog Klein Psicólogo em Novo Hamburgo

27 respostas

17 MAR 2017

Oi Clara, em certos casos acaba acontecendo de haver esse desejo para com o terapeuta, afinal muitos que vão para terapia estão fragilizados, sozinhos, se sentem rejeitados e o terapeuta é sempre atencioso e acolhedor (o bom terapeuta é). Então ocorre que esses sentimentos podem se confundir, e por isso é importante compartilhar o que você está sentindo, pois isso pode em algum momento interferir no processo terapêutico. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 MAR 2017

Olá Clara!
Este interesse que sente pelo terapeuta pode estar relacionado com um fenômeno chamado "transferência" que faz parte da análise.
Se sentir-se confortável, compartilhe com ele o que você sente, isso pode ajudar você a entender que não está necessariamente interessada nele, mas sim na figura segura que ele representa.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 MAR 2017

Oi Clara,
Sentir atração é algo normal do ser humano.
Acredito que seria bom você levar isso para análise para que vocês possam trabalhar isso.
Espero ter ajudado.
Kelly

Kelly Leal Psicólogo em Salvador