É normal se sentir no "piloto automático"?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 18 set 2017 Psicologia social

Olá gostaria de saber se é normal se sentir a maior parte do tempo agindo e vivendo no "piloto automático" pergunta porque me sinto assim quase o tempo todo lembrando que sou muito só ninguém aqui de casa fala comigo meu pai me ignora e não tenho mãe gostaria de saber se é normal do ser humano se sentir assim ou devo me preocupar?obrigada

A melhor resposta 23 SET 2017

Olá Anna, não é normal e não é saudável não sentir prazer na vida.
Procure prestar atenção no que você gosta, no que lhe satisfaz, no que lhe interessa. Um ciclo social de qualidade não necessariamente tem que ter muitas pessoas, mas precisa de qualidade nos relacionamentos.
Caso sinta que está difícil sozinha não deixe de procurar ajuda com um profissional de psicologia.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

22 SET 2017

Se esta situção te incomodar procure ajuda. Se você consegue administrar esta situação, levando sua vida normalmente não há razão para preocupar-se.

Fernanda Pires Psicólogo em Teresina

20 respostas

19 SET 2017

Olá Anna Boa Noite,

Em critério de normalidade, estar no piloto automático não faz bem.
Por muitos motivos, estar no "piloto automático" nos impossibilita viver e presenciar os acontecimentos da vida e do mundo, para nos cuidarmos melhor, estarmos por inteiro nas relações sociais, afetivas, de trabalho, esse piloto automático precisa dar espaço para uma vivência inteira e sadia.
A psicoterapia pode te auxiliar nas questões de uma maneira a se perceber enquanto pessoa e viva nesse mundo.

Fico a disposição para que entre em contato comigo.

Bruna Serejo
Psicóloga

Bruna Serejo Psicóloga Psicólogo em São Bernardo do Campo

16 respostas

19 SET 2017

Ola Anna Paula!
Penso que você se questionar sobre estar no piloto automático já demonstra sua preocupação com a situação.

Olhar para as coisas que acontecem ao seu redor e como elas te afetam (como o por que de determinadas situações te fazem sentir-se só) pode ser um caminho para ampliar sua visão e pensar no que pode fazer a respeito.

Se você sentir dificuldades de construir essa visão por estar muito mobilizada com seus pensamentos e sentimentos, procurar um profissional pode ser fundamental pra te ajudar a construir esse caminho.

Espero ter ajudado

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque

34 respostas

19 SET 2017

Bom dia Anna Paula,
Se começarmos a conversa pelo que é normal, nem sei o que dizer. Mas parece que este tem sido o "seu" normal. e não está lhe agradando.
Você já pensou em fazer análise? Pense!
O fato de vc ter vindo até aqui fazer esta pergunta já mostra que vc quer mais da vida do que vivê-la no automático. Vamos buscar mais que isso?
Abraço pra vc,
Soraya

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

19 SET 2017

Bom dia Anna,

Seu relato me transmitiu tristeza. A solidão é realmente triste, já que muitas vezes não podemos compartilhar coisas boas e ruins com os que estão a nossa volta. Até parece que não há ninguém lá. Mas há. É estas pessoas interferem no modo que nos comportamos e vemos o mundo. Sugiro que busque ajuda terapêutica porque há muita história para ser refletida por trás do "piloto automático".

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

19 SET 2017

Anna, boa noite
Após ler o seu relato sobre o resumo de sua história de vida entendo que o mais importante aqui não é ser ou não norma o seu sentimento de está no piloto automático e sim o que está por tras deste comportamento? E se este comportamento a está fazendo sofrer acredito que o mais saudável será procurar ajuda de um psicólogo para que você possa trabalhar todas essas angústia existenciais de desamparo afetivo, desamor e desesperança sem ser julgada e criticada.
Espero ter ajudado, á Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife