È normal o sentimento de inutilidade, fracasso?

Feita por >MARVILA · 25 mar 2023 Abordagem psicológica

Eu tenho 37 anos, sou casada a 18 anos , tenho uma filha de 11 anos. Há doze anos que sinto vontade de viver outa vida mas sempre tive medo de terminar meu casamento que nunca me troxe alegria. sempre fui complexada, auto estima baixa , me sinto a pior pessoa do mundo, vivo procrastinando me comparado com outras mulheres e sempre me achando horrorosa. conheci uma pessoa na internet que me fez sentir muito bem durante 4 messes. depois fui me afastado por achar que nao mereço ele porque ele tem uma profissao boa é engenheiro e a ex dele é drª e eu apenas uma assistente adm, ela é linda alem de ganhar muito bem. sofro muito com essas comparações ela é muito melhor que eu. eu sou literalmente uma coitada e ridicula. há consegui acabar com meu casamento e agora não sei o que fazer. mas tambem não gostaria de voltar me sinto melhor sozinha porém impotente, feia, ridicula e incapaz.

A melhor resposta 7 ABR 2023

Olá Marvila, você apresenta uma série de sentimentos de menos valia com você mesma que deve lhe prejudicar bastante perante uma perspectiva de mudança na vida afetiva-emocional. As questões e cobranças que você faz consigo são fruto da sua autoestima muito rebaixada. Se o casamento acabou, e, como você mesma afirma que não quer voltar mais, é porque sua relação conjugal deixou de fazer sentido por diversas razões que lhe fizeram infeliz. Fazer Terapia com certeza vai lhe ajudar a rever todos os aspectos negativos que lhe rodeiam, além de identificar quais fatores e/ou causas que contribuem para isso. A beleza, a potência, a capacidade de enfrentamento e o desejo de implementar mudanças de atitudes em sua vida irão se configurando num passo a passo. Estou à disposição para iniciarmos um processo psicoterapêutico eficaz e promissor para seu autoconhecimento.

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

18 ABR 2023

Oi Marvila, obrigado por compartilhar sua história conosco. Logo no início do seu relato fica evidente que você fez escolhas que não te fazem feliz e que geram um sentimento de arrependimento. Assim como aparece no seu discurso essa desvalorização, baixa autoestima e sentimentos de inferioridade. Isso provavelmente tem relação com diversas experiências da sua vida e da forma como você elaborou essa percepção de si. Você poderia se beneficiar muito de um processo de terapia com um profissional psicólogo pois iria poder entender essa dinâmica interna e poder buscar avaliar a si mesma de uma outra maneira, trabalhando esses sentimentos negativos em relação a si. Outro ponto importante é não ficar buscando a sua felicidade no outro, porque a presença do outro na nossa vida é passageira. Se você acabou o casamento que te fazia infeliz você precisa se reconectar consigo para encontrar essa felicidade. Muitas vezes estados como a depressão e a ansiedade dificultam esse processo, daí a importância de uma avaliação profissional. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAR 2023

Oi, Marvilla. Você se sabota bastante, né ? Essa autoestima baixa e comparações vem desde seu período infantil , traumas pelos quais passou e que ainda ressoam bastante. Você está vivendo na dor dos seus traços de caráter ( um deles possivelmente é o traço rígido, que se compara e se coloca sempre como o pior, sabota as relações, sente -se inferior). Existem três coisas importantes para você sair disso: trabalhar capacidade, disposição e permissão. Por se sentir incapaz , você não se dispõe e muito menos se permite. Relacionamentos não tem a ver apenas com beleza, é muito além, é estar na companhia que te deixe leve, que dê prazer. Mas você precisa parar d se medir com régua tão alta, pois você tem sua história , suas belezas, suas qualidades, passou por coisas únicas , não é justo se comparar com outra mulher. Todos têm suas qualidades e defeitos, uma pode ser melhor em determinada coisa mas você já vai ser em outra. Compare-se a você mesma do passado, do ontem e veja sua evolução. E te digo, uma mulher pode ser a mais linda e inteligente , mas se for cheia d problemas, cobrar demais, não saber ser uma companhia agradável, homem nenhum aguenta. Não se trata disso, essas questões são questões que afetam a você, e se são tão fortes, você tem que trabalhar em cima disso pra conseguir ter amor próprio e assim viver a melhor relação da sua vida ! Entre em contato comigo, vamos ajustar isso aí que te causa sofrimento! Não seja tão cruel consigo mesma, vem entender de onde vem tudo isso , e alcançar o topo do autoconhecimento !
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

29 MAR 2023

Olá MARVILA, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso compreender o que te levou a experimentar todos esse sentimentos que descreve, e que estão prejudicando sua vida e sua auto estima, te levando a elaborar uma autoimagem negativa, que afeta sua vida de maneira geral. Não se trata somente de comparações, mesmo entendendo que comparações são prejudiciais e devem ser evitadas, pois cada um tem uma trajetória própria e única em possibilidades, dentro de um ritmo particular só seu. Mas é preciso entender porque há espaço para comparações. Será que você está sendo justa consigo própria ao se comparar com um engenheiro, ou com uma médica? Que parâmetros existem realmente para essas comparações? Será que elas são possíveis? Quando estamos bem com nós mesmo, não precisamos nos comparar, estamos apenas focados em nossas próprias vidas e situações, tentando nos desenvolver, e ter momentos e situações que nos causam satisfação e realização pessoal. Então, é preciso que você tenha consciência de qual foi o caminho percorrido até essa atual conjuntura em que vive, te oportunizando entender porque você chegou onde está, e o que é possível fazer para superar isso e retomar sua vida em um trajetória que esteja alinhada com o que você realmente deseja para si. Considerando esse contexto, o profissional mais indicado para te auxiliar nessa trajetória é o profissional de Psicologia. Junto a esse profissional, em um percurso psicoterapêutico, você terá a oportunidade de revisitar seu caminho, entendendo seu processo, e construindo novas formas de subjetividade que te permitam experimentar novamente a satisfação e realização pessoal, dando segurança suficiente para que faça suas escolhas, não baseadas por outras pessoas, mas sim como afirmação de sua vontade consciente. Com essa mudança, você terá a oportunidade até mesmo de dar novo sentido ao seu casamento, e suas escolhas afetivas.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

29 MAR 2023

Olá Marvila! Primeiramente, muito obrigado por vir até aqui falar. É compreensível que você se sinta assim, pois afinal foram muitos anos abdicando de uma vida para viver outra. É importante fortalecer seus sentimentos. Você trás uma história que deve ser compreendida e analisada da melhor forma, para então você compreender todas as nuances que se antecedem, que aparecem e o que você projeta para sua vida de agora em diante. É importantíssimo você se olhar nesse momento.
Fico à disposição para analisarmos com cuidado. Podemos agendar seu atendimento?

Paulo Henrique Brito da Silva Psicólogo em Sobral

6 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Oi Marvila
Milagres acontecem... no inicio do texto falou que estás casada há 18 anos e não consegue por medo, se separar... agora no final, já diz que conseguiu acabar com seu casamento?....
Pois bem... para ter sucesso na vida, para conseguir fechar bem o ciclo de casada, para ter sucesso como sozinha... precisa antes Resolver Seus Conflitos.
Precisa resolver seu problema do sentimento de inferioridade, de baixa autoestima, curar teu emocional.
Sem isso, não vai conseguir nada porque são estes conflitos que não te deixam viver a vida, saborear teu casamento e nem vai te deixar viver tua vida como sozinha.
Faça Psicoterapia, descubra quem é voce, qual a tua verdadeira identidade, teu objetivo de vida, como funciona a tua mente, como se enxerga; resolva tuas carências, tua dependência, compreenda teu emocional; tuas emoções precisam ser saneadas, resolvidas e não são causadas por outras pessoas... voce mesma está permitindo e se colocando diante das circustâncias como vítima; é responsabilidade sua.
Abraços ... fico à disposição!

5817 respostas

27 MAR 2023

Olá boa tarde !
Me chamo Debora Gargantini sou Psicologa na abordagem TCC que foca hoje do paciente , trabalho com ferramentas para auxiliar a lidar com suas angústias e aprender a lidar Com seus sofrimentos.
Entendo você , na fala que me trouxe posso observar que não está conseguindo. Sair desse relacionamento que de uma certa forma de causa angústias e não te faz bem .
Mas posso te falar que sozinhas muitas vezes não damos conta é preciso de ajuda .
Por se sentir com auto estima baixa acaba se sentindo invalidadas , mas precisa trabalhar isso para reconhecer suas capacidades .
Fico a disposição .

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

26 MAR 2023

Olá Marvila! Respondendo a sua pergunta de forma simples, sim, é normal sentimentos negativos como o de inutilidade. Na TCC isso é chamado de pensamento automático desadaptativo, e eles originam-se por diversos motivos.
Lendo seu relato é possível levantar várias questões que deveriam ser trabalhadas para que você possa ter menos pensamentos negativos como essa questão de querer viver outra vida, autoestima baixa, procrastinação e comparação. Seria interessante você tentar entender melhor esses pontos, o que eles significam, como influenciam seu dia-a-dia, como surgiram, etc. Entender essas questões vai facilitar na forma de lidar com esses sentimentos e pensamentos negativos.

Raquel Guimarães Psicólogo em Goiânia

10 respostas

26 MAR 2023

Olá Marvila! Obrigado por escrever. O quadro que você descreveu, embora bastante frequente, portanto, do ponto de vista das pessoas, normal; não apresenta elementos para ser fundamentado, verdadeiro. Nossas vidas funcionam como se fossem uma espécie de montanha russa. Algumas pessoas, por razões complexas e individuais, acabam por ver com maior nitidez, os movimentos de descida.
A verdade envolve outros elementos. Cada pessoa é única, rara, rica, cheia de possibilidades e potencialidades. Caso tivéssemos quinhentos anos de vida, eles não seriam suficientes para que pudéssemos explicar todas as nossas possibilidades e potencialidades. O tempo não para, as pessoas não param. A cada minuto, a cada hora, alguém está sentido, criando, inventando, entendendo, decifrando coisas.
O julgamento das outras pessoas, na imensa maior parte das vezes, não apresenta fundamentos; o julgamento pessoal de cada um sobre si mesmo, é distorcido por forças emocionais.
Será muito enriquecedor você poder levar em conta, com os devidos fundamentos, os aspectos apresentados.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8604 respostas

26 MAR 2023

É compreensível que você esteja passando por uma fase difícil e que esteja se sentindo insegura e desanimada com a sua situação atual. No entanto, é importante lembrar que todos nós somos únicos e temos diferentes habilidades, talentos e experiências de vida.

Comparar-se com outras pessoas nunca é saudável, pois cada um tem a sua própria jornada. É importante lembrar que você é valiosa e tem suas próprias qualidades que a tornam especial e única.

Em relação ao seu casamento, é importante avaliar os motivos pelos quais você sentia que não era feliz nele. Se houver problemas de comunicação, incompatibilidade de valores ou outros problemas, pode ser melhor terminar o casamento. Por outro lado, se a sua insatisfação se deve apenas a comparações com outras pessoas, pode ser importante buscar ajuda profissional para lidar com esses sentimentos e trabalhar na construção de sua autoestima e confiança.

No que diz respeito ao seu relacionamento online, é importante lembrar que as pessoas apresentam apenas uma parte de si mesmas na internet e que é fácil se sentir atraído por alguém que parece ter uma vida melhor ou mais interessante do que a sua. No entanto, é importante ter cautela em relacionamentos online e avaliar cuidadosamente as intenções e expectativas de ambas as partes.

Enfim, é importante que você trabalhe na construção de sua autoestima e confiança em si mesma, independentemente de sua situação atual. Se você está infeliz em seu casamento, avalie os motivos e tome decisões conscientes sobre o que é melhor para você. Busque ajuda profissional se necessário para lidar com suas inseguranças e sentimentos.

Se precisar de ajuda com a psicoterapia, fico a disposição

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

26 MAR 2023

Olá, Marvila termos sentimentos negativos é comum, pensamentos dos quais chamamos automáticos também é comum. Só precisamos compreende-los e assim lidar melhor com contextos de frustrações da vida. Psicoterapia é um espaço onde vai lhe proporcionar mais profundamente esse contato consigo, esse fortalecimento existencial. Estou a disposição:)

Carolina Santana de Souza Oliveira Psicólogo em São Paulo

1 resposta

26 MAR 2023

Cara Marvila, entre todas as pessoas a que se compara, você é que foi capaz se expor seus sentimentos e relatar com grande exatidão e coerencia. Isso me parece uma característica que poucos tem. Quantas mais habildades você traz escondidas ou não notadas? É claro que apenas uma resposta como esta, representa pouco, pois em terapia, seria possível explorar muito mais esses pensamentos e sentimentos. Porém, pode ter em mente que, o trabalho que vem fazendo, dia a dia, de gerar e sustentar esses pensamentos de baixa estima, tem tipo seu efeito. Ou seja, você vem sistematicamente gerando e mantendo uma postura. Essa é outra das suas qualidades, a consistência. Não dá pra negar, não é? Você gosta de flores? Já notou que, mesmo entre flores da mesma espécie, e até do mesmo pé, não se pode identificar uma que seja idêntica a outra? Poderiamos dizer qualquer coisa sobre essa flor, menos que ela é comum. E, no entanto, todas são flores, e cada uma guarda seu encanto. E sobre nós, pessoas? Nem mesmo esses pensamentos que você mantém podeiram mudar isso. E na mesma hora que pararem, vão deixar entrever sua individualidade única e bela, porque não? Toda as flores não o são? Todas não são belas? Porque uma específica não seria? Você fala do desejo de mudar, de viver outra vida. Isso também pode ser positivo, pois há um desejo. Muito melhor do que não ter nenhum. Comece sabendo que, é muita pretenção se sentir a pior pessoa, creio que seria preciso um esforço muito maior para que pudesse ganhar esse título. Assim, quando não puder achar algo de bom para pensar sobre si mesma, aguarde um pouco mais, pense que é uma rosa neste grande jardim, e não há porque ser menos. Logo, outros pensamentos melhores vão surgir. Procure algo de que goste e se empenhe. Em pequenas coisas também há realizações. E, com o tempo, de pequena em pequena realização, as maiores vão surgir. Se sentir que precisa, procure um profissional que pode ajudá-la a compreender mais das suas capacidades e a notar que você, dentre todas as flores, também tem seus encantos.

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

26 MAR 2023

Oi Marcial! Sinto muito que esteja enfrentando esses sentimentos tão dolorosos. É muito comum que as pessoas se comparem com os outros e se sintam inadequadas, mas é importante lembrar que cada pessoa tem sua própria beleza e valor. O fato de que você é uma assistente administrativa e a ex do engenheiro é uma doutora não significa que você seja menos valiosa como pessoa.

É importante lembrar que a autoestima é algo que se constrói ao longo do tempo e que você pode trabalhar nisso, e estou aqui para te ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e a mudar esses padrões para pensamentos mais positivos e realistas.

Além disso, é importante lembrar que as pessoas são mais do que seus empregos e seus status sociais. Se você se sente melhor sozinha, pode ser um bom momento para se concentrar em seus próprios interesses e hobbies e descobrir o que realmente te faz feliz. Você pode usar esse tempo para se reconectar consigo mesma e para descobrir o que você realmente quer da vida.

Quanto ao seu relacionamento com a outra pessoa, é importante lembrar que os relacionamentos online podem ser enganosos e que pode ser difícil julgar a verdadeira personalidade de alguém com base em mensagens de texto. Além disso, é importante lembrar que qualquer relacionamento precisa de tempo para se desenvolver e que pode não ser saudável começar um novo relacionamento imediatamente após o término de um relacionamento anterior.

Em última análise, é importante lembrar que você é valiosa e merece amor e felicidade em sua vida. Trabalhar na sua autoestima e descobrir o que realmente te faz feliz pode ajudá-la a encontrar o caminho para uma vida mais satisfatória e feliz.

Abraços!

Filipe Araújo Psicólogo em Recife