É normal não ser útil?

Feita por >misa fortes · 22 jun 2020 Motivação

Eu não sou feliz
eu não me sinto feliz na verdade nem sei oque é sentir felicidade.
me sinto só me acho feia inútil e incapaz de aprender as coisas
me falaram que eu pareço uma criança por gostar de estar entre elas
não vejo maldade no meu proximo
só queriam que elas me desejasse coisas boas assim como eu as desejos
queria não sentir mais essa vontade de morrer, só queria sentir a felidade em mim
desde já agradeço á atenção para comigo. Desculpe incomodar.

A melhor resposta 23 JUN 2020

Oi Misa Fortes,
sentir que Não é útil é um sintoma, como também não ser feliz, sentir-se feia, incapaz, ... tudo isso é sintoma, é uma mensagem que voce está longe de si mesma.
Voce se deixou se adestrar e agora só faz o que os outros gostam, esqueceu de si mesma.
Tu não veio aqui para satisfazer outros, para fazer o que os outros querem.
Veio aqui para se realizar, ser feliz, viver a vida que a vida te deu e não a vida que os outros querem que tenhas.
Veios através dos pais, mas não és dos pais.
Então precisa se recuperar , encontrar a ti mesma e fazer, desenvolver o teu projeto de vida.
Só ele te dá a alegria e a felicidade.
Invista em si mesma. Se precisar, faça Psicoterapia para conhecer-se e crescer.

5817 respostas

24 JUN 2020

Olá Misa! Saber sua idade seria importante para te orientar melhor, mas de qualquer forma, pela sua descrição, sua auto-estima precisa ser melhorada (estar entre as crianças te dá a impressão de não ser comparada nem julgada) com a ajuda de um profissional através de sessões de psicoterapia. Na psicoterapia você terá apoio para identificar e superar o que prejudica sua auto-estima. Psicólogo Mário.

Mario Falcone Psicólogo em São Paulo

13 respostas

23 JUN 2020

Olá Misa Fortes! Grato por participar. Útil todos somos, normal é algumas pessoas, por algumas situações, não conseguirem perceber ou sentir a própria utilidade, por algum tempo. Certamente as crianças te acham útil. Uma das coisas mais leves é poder brincar com crianças, como se fosse uma delas. A maior parte dos adultos perdem essa capacidade. Você não vendo maldade no próximo, não a deve ver em si mesma. A ideia de que precisa ser útil, não é abrangente o suficiente para dar sentido razoável à completude de cada ser humano. Há textos, que aqui escrevo, que depois revejo, com outros olhos e concluo, que não consegui ser útil, ainda que tenha tentado; outros textos apresentam utilidade. Se fixar nos sentidos como inúteis me paralisarei, se focar somente nos úteis, não conseguirei garantir performance certeira. O tempero entre os erros e acertos é que viabilizam o exercício, nem sempre certeiro. Certamente nós, psicólogos, nos sentiremos muito úteis se pudermos apreender sobre você, com você! Fale mais de você. Procure um psicólogo para viver, com persistência, disciplina e abertura mental, um processo de autoconhecimento, autodescoberta, com a ajuda técnico-científica deste profissional. Abraços virtuais (cuide-se com sabedoria e equilíbrio, para lidar com a pandemia). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.