É normal chorar de nervosismo quando está em algum evento social?

Feita por >LadyLawliet · 1 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu fui ter uma aula experimental de Jiu-Jitsu, naquele dia eu estava MUITO nervosa mas fui mesmo assim, já que não queria decepcionar meu pai, mas quando a aula começou eu comecei a chorar muito e não consegui fazer nada. Aquilo só aconteceu uma vez, mas estou com isso na cabeça faz tempo e gostaria de saber pq eu tive aquela reação.

A melhor resposta 2 MAR 2021

Olá.
O ideal é iniciar psicoterapia, para investigar as origens desse episódio. Mas me parece que existe uma cobrança grande de sua parte em não decepcionar as pessoas que ama, talvez isso tenha desencadeado esse nervosismo extremo, se questione o quanto está exigindo de si mesma, e se isso te lhe feito bem. Qualquer coisa estou a disposição.

Anônimo-385783 Psicólogo em Erechim

2 respostas

2 MAR 2021

Olá Lady
A resposta a esta pergunta só você tem, porém vou te fazer alguns questionamentos para que pense sobre o assunto e talvez encontre sua resposta.
Qual era sua expectativa para com seu pai e a aula experimental?
Qual desempenho esperava ter para não decepcionar seu pai?
Por que acredita que "travou", e não conseguiu fazer nada? O que passou em sua cabeça naquele momento?
Você continua fazendo as aulas? E se continua qual a sua percepção hoje destas aulas? Se não continua, o que te motivou a parar ou nem começar?
Espero que estas perguntas te traga a resposta.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 MAR 2021

Olá Lady! Grato por citar. Precisaremos realizar uma análise detalhada e sistemática da tua história, configuração familiar, personalidade, motivações, rotina de vida para que possamos te ajudar a construir uma resposta a essa pergunta e consequentemente apresentar comportamentos em situações assemelhadas, mais adequados e menos incomodativos.
Cabe lembrar que não decepcionar o pai é importante, mas central mesmo, é não decepcionar a si mesma; não decepcionar a si mesma envolve que se cobre com razoabilidade. Nem tudo o que queremos fazer conseguimos.
Será bastante promissor você passar por uma caminhada científica com um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 MAR 2021

Olá Lady, pelo seu relato não é possível saber ao certo o que está desencadeou esta reação. Penso que você deveria buscar uma ajuda psicológica para poder compreender o que está ocorrendo . Na terapia você entre outras coisas , conseguirá entender e organizar melhor suas emoções.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

1 MAR 2021

Oi LadyLawliet,
Existem vários motivos para reação que você teve na aula. Mas é preciso ouvir mais da sua história. A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, através da terapia você irá entender melhor seus sentimentos e reações.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo