É normal abusar tudo muito rápido?

Feita por >Tallita Carvalho · 11 out 2020 Desenvolvimento pessoal

Que eu me lembre, desde nova (uns 12 anos de idade) eu sempre abusei muito rápido as coisas e pessoas, um abuso de dá enjoo mesmo. No caso das pessoas, eu aprendi a me afastar um tempo, e depois me aproximar de novo, em alguns casos funcionou.
Desde 2014 quando casei, me tornei dona de casa, gosto de cuidar da casa, mas hoje em dia não suporto mais, me sinto sozinha, o tempo todo irritada e estressada, de 2014 pra 2015 engordei 30kg e até hoje luto contra a balança.
Meu esposo é muito companheiro, cuida de mim, eu me sinto um fardo pra ele.
Não tenho vontade de fazer praticamente nada, só de ficar em casa, comendo e dormindo.
Não consigo emprego, e já não sei mais o que fazer, por onde recomeçar.

A melhor resposta 12 OUT 2020

Olá Talita! Grato por escrever. Sua questão: "É normal abusar tudo muito rápido?" abre que diversas possibilidades. Se abusar form comer muito, haverá uma frente de trabalho, se abusar for sinônimo de enjoar e desistir das coisas, será outra frente. Será preciso esclarecer melhor. Enjoo, afastamento, dona de casa, não suportar, solidão, irritação, estresse engordar, sensação de fardo, não sair, dormir. São todos sinais daquela situação de evitar situaçoes de sofrimento imediato, acunulando sofrimentos mais elaborados a longo prazo. Você é rica, muito maior do que imagina, com possibilidades e pontencialidades a serem despertadas e vivenciadas. Certamente as coisas acontecem muito rápido, há destempero na ansiedade. Um psicólogo, como dever ser, apresenta formação profunda, abertura mental, sensibiliade, sigilo, respeito, empatia, técnicas e estratégias científicas. Poderemos te ajudar a reorganizar a identidade, rotina, e administração do tempo, resgatando metas, planos e sonhos. Para isso precisaremos da tua abertura mental, persistência e disciplina.
Pesquise nossos perfis, histórias de formação e trabalho e escolha um de nós. Estaremos, com alegria, esforço e disposição, abertos a ponderar junto com você, suas buscas e necessidades.
Atenciosamente (em tempos longa tempo de elevada taxa da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

12 OUT 2020

Vc precisa passar por um processo de reeducação, orientação que em muito vai facilitar e melhorar a sua vida, procure um terapeuta cognitivo comportamental e ele vai te auxiliar

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo