É correto na primeira sessão que o psicólogo peça o telefone da minha mãe?

Feita por >Milena · 14 dez 2015 Psicologia clínica

Não sou mais adolescente. Tenho 30 anos de idade.

A melhor resposta 16 DEZ 2015

Olá, Milena! Compreendo o seu questionamento, mas queria enfatizar que, em relação à solicitação de informações sobre o cliente e seus familiares, não existe certo e errado. A questão que você poderia levantar é quanto ao objetivo do seu terapeuta em solicitar este dado. Cada caso é um caso e o psicólogo leva em consideração diversos fatores que ele observa ao longo da primeira sessão ou mesmo do primeiro contato. É possível que o pedido do telefone seja apenas para preenchimento de dados para eventuais necessidades de recado, ou outras possíveis situações em que haja realmente a necessidade de contactar sua família. Conforme meus colegas colocaram, o melhor é conversar com o seu psicólogo e questioná-lo abertamente quanto ao objetivo dele. Acho válido você colocar seus sentimentos quanto à surpresa e, inclusive, conversarem o porquê de não ter falado com ele sobre isso no momento. A terapia é um momento em que precisa existir sinceridade e uma total liberdade de questionamento e expressões. Sempre que existir alguma dúvida ou incômodo, sugiro que revele isso em terapia mesmo, para que possa ser construída uma relação de confiança entre você e seu psicólogo. Essa é uma das coisas mais importantes para um bom trabalho de um psicólogo. Boa sorte!

Thayane Salgado Psicólogo em Salvador

21 respostas

16 DEZ 2015

milena, nao se preocupe com isto.....nao é comum. mas o profissional deve ter suas razoes....te recomendo perguntar ao seu terapeuta pra que ele hle perguntou esta informaçao....assim a terapia começa sem maculas, ok? um abraço, sandra.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

15 DEZ 2015

Olá Milena. Não é errado, e meus colegas já elucidaram bem, então eu só gostaria de acrescentar que você precisa confiar no seu psicólogo para a terapia valer a pena, então, se não gostou da atitude pergunte abertamente ou troque por um profissional que você tenha confiança de confrontar, perguntar e contar o que for preciso ;)

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

15 DEZ 2015

Sim. Milena. Acredito que pode pedir o telefone sim. Depende do caso é claro. Mas um dia ela pode precisar do número. Então melhor já pedir.

Psicóloga Luciana Marolla Garcia Psicólogo em Jaú

19 respostas

15 DEZ 2015

Milena,
Cada caso é um caso. Não se pode dizer que é errado pedir o telefone de parentes. Cabe a você decidir se fornecerá ou não o número. Isto, inclusive, poderá ser discutido em terapia . Pergunte abertamente a ele sobre porque pediu o número. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

14 DEZ 2015

Prezada(o)

É comum muitos psicólogos solicitarem dados básicos sobre seus pacientes no início do tratamento, faz parte da anamnese. Estes dados são importantes para certas situações, como por exemplo, transtornos depressivos onde o paciente apresenta ideação suicida; ou encontra-se em condição de saúde comprometida; ou outra situação a qual seja necessário entrar em contato com a família.

Fico à disposição,

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis