É comum adolescentes de 18 anos esconderem a virgindade?

Feita por >Danna · 3 nov 2015 Adolescência

É comum meninas de mais de 18 anos terem vergonhas de assumir para as pessoas que se envolvem que é virgem? O que as leva a fazer isso?

A melhor resposta 3 NOV 2015

Olá boa tarde
Pelo que tenho visto ultimamente no meu consultório aqui no Brasil, sim é bastante comum.
Os adolescentes de modo geral precisam fazer parte do seu grupo e como o grupo declara que já não é mais virgem, eles não conseguem assumir a sua virgindade. Os adolescentes de forma geral, se pautam mais por parecer do que ser. Isto sim é um problema. Eles desconhecem seus verdadeiros valores e se apoiam em valores superficiais e passageiros.
Neste caso a psicoterapia ajuda o jovem a se conhecer mais e melhor e fortalece a sua personalidade. Além disso, é um lugar onde eles podem levar abertamente suas dúvidas e seus questionamentos sem serem julgados nem questionados. Sendo muito indicado nesta fase de transição.
Espero ter colaborado com você.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

13 NOV 2015

Existe hoje em alguns grupos uma cobrança social para que as meninas tenham uma experiência sexual e perda da virgindade, sendo isso muitas fezes motivo de conflitos em relação ao real desejo de uma relação sexual e estar ou não preparada. O importante é que essa pressão seja trabalhada a fim de que faça escolhas assertivas e no momento que se sentir pronta para sua primeira experiência.

Rosana Britzki Psicólogo em São Bernardo do Campo

3 respostas

11 NOV 2015

Oi Danna. Depende do contexto em que isso está ocorrendo. Ha jovens que são virgens mas não se expoe, por que tem medo de não serem entendidas pelo grupo que frequentam. Outras não falam por motivos internos.Cada caso é um caso.
Forte abraço.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

10 NOV 2015

No mundo "globalizado" que vivemos hoje, onde tudo é muito efêmero, muito liquido, é normal os adolescentes esconderem a virgindade, pois se encontram fora do contexto atual. Na maioria das vezes, fazem isso por vergonha e medo de "chacota". abraço

Iara Enilda Araújo Psicólogo em Fortaleza

23 respostas

10 NOV 2015

Vai depender de vários fatores que inibem este comportamento para evitar conflitos indesejáveis com o momento cultural desta geração, em que os valores são questionados pelo certo e errado, tornando-se para ela um ambiente aversivo, ser diferente pode ser exclusivo com consequências desconhecidas, no entanto reguardar-se por princípios próprios, considerando construtos internalizados construídos e solidificados pelo processo de humanização familiar pode estar relacionado ao comportamento.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

10 NOV 2015

Isso é bem comum. A fase da adolescência vem com muitos questionamentos, e por isso o fato de não assumir que é virgem é mais uma forma de se firmar, de não parecer ingênua e boba. Provavelmente essa adolescente está querendo descobrir o sexo a dois, deixar de ser virgem, mas se acha diferente da maioria da meninas que perdeu a virgindade mais cedo. O importante é conversar com ele, perguntar como se sente com relação a ainda ser virgem, deixar que ela fale sobre seus medos, receios. Se alguém da família não tiver abertura para a conversa, o ideal é leva-la num psicólogo, para tão somente lhe dar espaço para que ela exponha o que sente. Mas fique tranquilo. É bem natural.

Jackie Kauffman Psicólogo em Florianópolis

6 respostas

10 NOV 2015

Olá, Danna,
Na verdade, tudo depende da criação, quais valores e tipo de educação sexual que ela teve dos pais ou da família em si.

6 NOV 2015

Sim, é comum. Em gerações passadas a vergonha era não ser virgem; agora parece o oposto.
Mas precisa trabalhar/conversar com sua filha que essa opção dela tem que ser tratada como natural. Procure uma psicóloga ou sexóloga para que ela possa conversar abertamente e falar o que a incomoda nesta situação.
Espero ter ajudado.
Abraços

6 NOV 2015

Olá Danna, na realidade falar destas questões ainda hoje é um assunto complexo e confuso, mesmo sendo tudo tão bem esclarecido e declarado. A sociedade ainda levará algum tempo para que alguns temas da sexualidade sejam mais acessíveis, ao mesmo tempo é sempre uma decisão pessoal e intima de cada pessoa no que diz respeito a sua sexualidade.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

4 NOV 2015

Boa tarde Danna,
alguns adolescentes realmente podem passar por tal situação. Trata-se de uma fase de grandes mudanças e que já demanda novas responsabilidades. Com a pressão externa, de nosso mundo atual, as cobranças internas também podem aumentar e se tornarem difíceis de lidar. A psicoterapia pode auxiliar no auto conhecimento para que o adolescente consiga lidar melhor com suas questões, com seus conflitos internos.

Abraços.
Flávia Guimarães

Flávia Guimarães Psicólogo em Juiz de Fora

1 resposta

4 NOV 2015

Boa tarde, Danna!
Essa é uma atitude bem comum entre adolescentes. Penso que não há nada de grave com o que se preocupar no momento. Uma conversa franca e esclarecedora pode ser tudo que o adolescente necessita. Como já foi citado pelos colegas, essa é uma fase de busca de identidade e aceitação. Além do luto que o adolescente vive pelo corpo infantil e pelos pais da infância. Converse, ouça e entenda. Esse é sempre o melhor caminho.

Jaqueline Bento Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

4 NOV 2015

Olá Danna,
Depende do contexto em que esses adolescentes foram criados e da relação que esse adolescente tem com essa história de vida.
A sexualidade é um momento de descobertas, consequentemente permeado de dúvidas e anseios. Será que esconder a virgindade para alguém está trazendo algum benefício? Ou esconder é algum sinal de dúvida ou confiança no parceiro? O que o sexo representa?
Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica
Visite meu blog!

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

4 NOV 2015

Ola Danna
A individualidade de cada um deve ser respeitada. A vergonha é um movimento contra um modelo socio cultural que hoje banaliza valores. Nesta fase o grupo é um elemento muito importante e diante disso, estrategias são apresentadas para que possa-se sentir como integrante. Acredito que seja ai, que entra o caso de omissão no caso por você apresentado.
Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

4 NOV 2015

Olá Danna, é comum esse comportamento sim. Vivemos numa sociedade atual que impõe padrões padrões físicos de beleza, padrões de comportamento, dentre outros. Quando uma pessoa não se vê dentro destas regras pode buscar formas para se sentir aceita ou pertencente. Uma saída buscada é mentir ou omitir fatos sobre si mesma. Há um medo de que os outros a veja como estranha, incapaz ou inferior, porque muitas vezes é assim que ela se sente. Não podemos esquecer o sofrimento que esta pessoa vive internamente. A psicoterapia pode ajudar a descobrir mais sobre si mesma e a se aceitar como uma pessoa também de valor.
Espero ter lhe ajudado!

Psicóloga Denise A. Costa Psicólogo em São Paulo

8 respostas

4 NOV 2015

Olá Danna! É comum esse comportamento sim. Vivemos numa sociedade atual onde vários padrões são impostos, sejam eles de aparência física ou de comportamento. Quando alguém não se vê dentro desse padrões, pode buscar formas para ser aceito ou se sentir pertencendo à um grupo. Uma das consequências é passar a mentir sobre si mesma. Não podemos esquecer o sofrimento que isso causa na própria pessoa, que teme ser vista como estranha, incapaz ou inferior por não ser algo que a cultura coloca como padrão. A psicoterapia ajuda a pessoa a descobrir sobre si mesma e se aceitar como pessoa de valor. Espero ter lhe ajudado!

4 NOV 2015

Olá Danna. 18 anos é a idade na qual o indivíduo está passando da adolescência para se tornar jovem adulto. Ainda passa por várias confusões, dúvidas e principalmente, estão concretizando parte da sua identidade. Para formar a identidade os adolescentes buscam pertencer à um grupo, e para manter a coesão do grupo tendem a se adequar aos comportamentos do mesmo. Desta forma esconder esse aspecto íntimo é apenas uma forma de continuar pertencendo ao grupo, todavia, algumas pessoas tendem a ceder a pressão e concretizar o ato para ter o sentimento de pertença. É importante que esta adolescente se conscientize das suas questões pessoais para fortalecer a sua identidade. Para isso, seria importante que ela pudesse experimentar a psicoterapia para poder lidar melhor consigo mesma e com o grupo.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Att.
Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

4 NOV 2015

É isto mesmo Danna. Concordo com meu colega, tudo uma questão de grupo e aceitação pelo grupo. Hoje o modelo de adolescentes mudou e os que ainda preservam está dinâmica acaba sofrendo o pré conceito e esconde a virgindade.

Juliana Legatzki Psicólogo em Rio Claro