Dúvidas #2

Feita por >Natália · 23 set 2015 Teste vocacional

Olá!

Tenho 18 anos, estou extremamente confusa em relação a futuro. Já cursei um ano e meio de direito, mas nesse tempo trabalhei em uma multinacional no departamento de recursos humanos, no qual fez com que eu me apaixonasse pela área, e que também envolveu mesclas da psicologia organizacional. O que me deixou com muita dúvida e fazendo com que eu perdesse o interesse por direito, tanto é que logo tranquei a faculdade e estou com essa dúvida me corroendo. O que fazer? O que seguir?

A melhor resposta 24 SET 2015

Natália, bom dia! Compreensível esse momento de transição em que está vivendo. Seria muito produtivo você conversar com um profissional qualificado para entender o contexto em que esta vivendo, na qual oriente você nessas questões tão importantes e até mesmo angustiantes pela qual esta passando. Coloco-me a disposição e desejo sucesso em sua caminhada. Francis

Anônimo-263119 Psicólogo em Curitiba

3 respostas

24 SET 2015

Olá Natália, neste momento é importante você procurar um psicologo(a) que faça uma boa avaliação e Orientação Vocacional para que juntos(as) possam vislumbrar um caminho mais adequado as suas necessidades pessoais.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

24 SET 2015

Oi Natália, a escolha profissional realmente não é uma decisão simples, envolve vários aspectos, e por isso ter dúvidas é natural, sugiro que você procure a ajuda de um psicologo que trabalhe com orientação profissional, para ajuda-lá a conhecer melhor os seus interesse, entender esse momento na sua vida e o que está dificultando a sua escolha. Você pode buscar informações sobre as áreas em que está com dúvida lendo a respeito da profissão e conversando com que já atua na área, descubra quais são os pontos positivos e os negativos de cada profissão, isso pode lhe ajudar a tomar uma decisão.
Abraço e boa sorte

Silvia Satim Estevan Psicólogo em Mogi das Cruzes

8 respostas

24 SET 2015

Oi, Natália. A dúvida em relação à escolha profissional é pertinente e reflete a responsabilidade do indivíduo em relação ao futuro. Vejo como um indicativo de maturidade, o que é bastante positivo. Sugiro que busque um profissional psicólogo que possa realizar a Orientação Vocacional, onde quantitativamente e qualitativamente você possa conhecer suas aptidões, interesses e habilidades. Esse conhecimento de você possibilitará a clareza necessária para sua decisão. Boa sorte. Abraço. Márcia Gil.

Márcia Cristina Gil Psicólogo em Rio de Janeiro

15 respostas

24 SET 2015

Olá, Natália! Tudo bem? É natural quando estamos prestes a concluir o ensino médio, surgir dúvidas e está confusa sobre qual profissão escolher. Portanto, diante do seu relato, entendo que você já tem vivência na área de Recursos Humanos, e até se “apaixonou” por esse trabalho, algo que pode te ajudar na escolha. Percebo que está na dúvida entre uma graduação em RH ou Direito, sendo assim, sugiro que tenha um acompanhamento com um/a Orientador/a Profissional para que juntos possam identificar seus interesses, motivações e potencialidades relevantes para cada ciência. Espero ter ajudado. Sucesso na profissão ou profissões escolhidas!

Psicóloga Fabiana Lima Psicólogo em Lauro de Freitas

2 respostas

24 SET 2015

Com relação ao Direito é coisa resolvida para você. Quanto as suas dúvidas sugiro que faça uma pesquisa sobre as diferentes profissões que de repente poderia ter a ver com vc. Se mesmo assim a dúvida persistir vc poderia procurar um profissional que atue na área de Orientação Vocacional. Fazer o que gosta é essencial para realização pessoal plena.

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

24 SET 2015

Oi Natália.
Hoje em dia realmente é muito comum os jovens se decidirem rapidamente por uma profissão. Há muita opções de profissões. O auto conhecimento e reflexão que uma Orientação Vocacional/Profissional proporciona, ajuda muito na decisão.
Eu sou psicóloga e faço também a Orientação Vocacional/Profissional.
Fique à vontade para me contatar, ou a outro profissional que também faça este trabalho.
O importante é você ficar bem e definir-se.
Um abraço

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

24 SET 2015

Olá! Pelo que você relatou Natalia, escolher a carreira profissional está sendo muito difícil para você. Busque um profissional de psicologia, o qual te ajudará a analisar as variáveis que estão atrapalhando a escolha da sua carreira e encontrar junto com você a melhor opção de curso, se este é o melhor momento para ingressar ou retomar os estudos. Espero ter colaborado. Um abraço.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza

13 respostas

24 SET 2015

Oi Natália! Seria ótimo se fizesse uma orientação vocacional, pois esclarece o que realmente gosta e discute o que cada profissão faz, mercado de trabalho, etc. Procure um psicólogo que realiza esse serviço.

Karlla Cristina de Paula Silva Psicólogo em Anápolis

24 respostas

24 SET 2015

Olá Natália, bom dia. Esse é um caminho que deve ser construído, não existe uma resposta certa ou errada para o seu questionamento. Atualmente existem muitas ferramentas que podem te auxiliar nesse trajeto. O apoio de um psicólogo especialista em carreira seria muito interessante neste momento. Estamos á disposição!

Psicóloga Clínica Ana Cecília Petersen Psicólogo em Santa Cruz do Sul

1 resposta

24 SET 2015

Natália,
O melhor seria que você busque uma reorientação profissional com um psicólogo, esse processo vai além do simples fato de serem aplicados testes vocacionada, são feitos alguns encontros com atividades que levam desde o auto conhecimento até o conhecimento das tuas áreas de interesse e te faz verificar se tuas aptidões vão de encontro com essa ou aquela profissão.

Andrea Luccas Psicólogo em São Paulo

5 respostas

24 SET 2015

Olá Natalia, obrigada por compartilhar sua história conosco! Os psicólogos podem te ajudar fazendo um trabalho de orientação profissional que consiste em autoconhecimento, informação e tomada de decisão. É importante que você busque bastante informação sobre as duas áreas, converse com profissionais dessas áreas, elabore perguntas para os mesmos. Alguns psicólogos usam testes psicológicos de personalidade e interesse para ajudar no autoconhecimento além de entrevistas. Boa sorte!

Rosana Delesposte Psicólogo em Macaé

3 respostas

24 SET 2015

Bom dia Natália, é natural que nessa fase você ainda esteja confusa em relação a qual profissão escolher. A escolha profissional envolve diversos aspectos pessoais, comportamentais e sociais. Talvez um conhecimento sobre si mesma e o esclarecimento das profissões de interesse, possa dar um norte à você. Aconselho, neste momento, a procurar ajuda de um psicólogo que faça Orientação Profissional, pois irá auxiliá-la de maneira que você possa escolher sua nova profissão. Espero ter ajudado, abraço!

Alessandra Datto Psicólogo em São Paulo

8 respostas

24 SET 2015

Oi Natália!
O que pode estar acontecendo seria a base de insegurança quando pensa em relação ao futuro. Possivelmente esses pensamentos imprecisos são gerados por ansiedade, por desejar tanto e rapidamente alguma coisa. Muitas vezes por excesso de cobrança ou preocupação o pensamento fica difuso, dando margem a imaginação. Sem duvida, procurar um psicólogo poderá ajudá-la a buscar um pensamento mais funcional.
Abraços.

Psicóloga Adelia de Jesus Psicólogo em Mogi das Cruzes

17 respostas

23 SET 2015

Boa tarde, Natália.
Aconselho a procurar um psicólogo e fazer uma avaliação vocacional, o profissional além da aplicação de testes e técnicas específicas, irá auxilia-la nas principais dúvidas através de diálogo buscando evidências que decorrem de suas escolhas profissionais,

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

23 SET 2015

Boa Tarde Natália. A situação que estas vivendo é algo que ocorre com certa frequência aos jovens logo que iniciam um curso universitário. Isso se deve a várias coisas, mas o mais comum é uma ideia pronta sobre o que irá ser estudado durante a graduação e ao iniciarem as aulas, ser algo diferente do esperado e que não contempla efetivamente o que se desejava. Como você já trancou o curso então seria ideal que nesse período você buscasse maiores conhecimentos sobre essa área nova que despertou seu interesse, que pode ser a Psicologia (mais voltada ao RH), os Recursos Humanos e até mesmo uma Administração. Procure conversar com profissionais que já atuam nessa área e saber o que fazem, se gostam, quais as dificuldades,etc., se quiser entender melhor ainda essa sua dúvida quanto ao que decidir sobre seu futuro acadêmico, busque fazer um processo de Orientação Profissional que com certeza irá te ajudar! Abraço

Aline Wagner Meneghetti Psicólogo em Chapecó