Dúvidas no relacionamento, ela diz que me ama, mas falta algo

Feita por >Neil · 6 fev 2015 Terapia de casal

Olá, namoro há dois anos e meio, no começo era muito bom, ela é bem meiga, carinhosa, mas também determinada e empenhada no que faz. Ela nunca teve experiências boas com relacionamentos masculinos, o ex dela sempre a maltratou, ela é filha de mãe solteira e nunca conheceu o pai biológico e foi criada pelos avós, mas quando ainda criança o avô abandonou eles deixando a avó sozinha com os dois filhos e a minha namorada.

Depois de quase dois anos o nosso namoro foi esfriando um pouco, coisa normal que acontece com todo mundo, mas final do ano passado eu estava para reprovar na faculdade e não contei para ela e ela acabou descobrindo através de um amigo em comum e parece muita coincidência, o nosso relacionamento era fechado, nada afetava a gente, mas depois dessa notícia parece que alguma coisa mudou nela. No começo desse ano tivemos uma conversa e ela disse que queria um tempo, reclamou que eu tinha mudado, não dedicava mais a mim mesmo, estava sem expectativa de vida e realmente parei para pensar e eu tinha me abandonado, estava levando a minha vida com a barriga e ficamos afastados durante uma semana, pedi para voltar com ela e ela aceitou.

Nessa semana afastados, pensei em tudo o que estava fazendo e deixando de fazer, voltei para academia, transferi a faculdade e estou buscando melhorar de novo, cuidar mais de mim de novo.

Depois que voltamos, comecei a dedicar mais ao nosso relacionamento, dei alguns presentes, sempre elogio ela, coisas que não fazia há algum tempo, nunca fui de prender ela, sempre que ela tem vontade de sair com as amigas eu deixo, mas essas duas semanas que voltamos, tenho percebido ela mais fria comigo, mando mensagens de carinho e ela às vezes nem responde. Quando ela manda alguma mensagem às vezes não fala comigo como antes, não sendo muito carinhosa. Enfim, achei que era insegurança minha, mas ontem falei com ela e ela disse que me ama muito e acredita que vamos continuar juntos, mas não tem mais certeza. Ela disse que depois do final do ano passado está faltando algo que a impede de se entregar inteira na relação, disse que está meio perdida em tudo na vida dela, não consegue mais marcar clientes direito, ela trabalha com estética. Comentei se ela tinha percebido que estava sendo mais fria comigo e ela disse que nem percebeu, pelo olhar dela eu sei que ela ainda me ama e que quer recuperar aquele sentimento, mas não consegue descrever o que é que falta. Ela disse que está se sentindo um pouco angustiada e tem mais uma coisa, ela está com dois nódulos em um dos seios e está com suspeita de endometriose, já está fazendo os exames, mas não conseguiu o retorno do médico para confirmar alguma coisa.

Estou dando apoio para ela com essa parte da doença, tentando motivá-la, mas não sei o que fazer para recuperá-la por inteira.

Seria uma boa procurarmos uma terapia juntos, é coisa da minha cabeça é preciso dar mais tempo a ela, continuo fazendo o que estou fazendo agora para tentar recuperá-la?

Obrigado pela ajuda.

A melhor resposta 7 FEV 2015

Neil,

Você descreve uma situação bastante complexa e difícil de avaliar sem um contato pessoa. Mas apesar disso, vou pontuar algumas coisas que me chamaram atenção na sua fala.
Quando você relata que retomou a sua vida (faculdade, academia...) essa é uma etapa muito importante. Quem bom que ela te serviu de alerta, mas o verdadeiro combustível para você tocar sua própria vida deve ser você mesmo. Existem coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos. Se for diferente disso, esse é um ponto que merece cuidado e a psicoterapia pode te ajudar com isso.

Olhando um pouco agora para ela, quanto melhor você estiver consigo mesmo, mais poderá ajudá-la. Mas como disse, algumas coisas só ela poderá fazer por ela mesma. E seu papel as vezes é simplesmente estar ao lado dela. Ela está passando por um momento delicado de saúde e talvez não só isso pois também está com dificuldades no trabalho como você disse. Isso me leva a pensar que além dos cuidados médicos, ela também poderia se beneficiar de um acompanhamento psicológico, mesmo que focado nos impactos que a doença tem causado na vida e nos sentimentos dela.

No meio desse quadro, onde cada um está precisando cuidar de suas próprias feridas, fica difícil avaliar se de fato existe um problema no relacionamento de vocês ou se apenas o relacionamento tem sofrido o impacto dos momentos difíceis que cada um de vocês tem passado.

Nós vivemos essencialmente em grupo. E assim como as pessoas afetam o que sentimos, nossa relação com o mundo também afeta nossa relação com as pessoas mais próximas.

Abraço,

Daniel

Anônimo-237662 Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

16 FEV 2015

Olá! Todo inicio de namoro vem acompanhado de admiração e existe grande magia. O seu olhar em relação a sua namorada é de severa preocupação, converse com ela e pergunte se ela aceitaria um profissional para ajudá-la. Prestando atenção em seu relato entendi que ela está bastante preocupada com seu corpo físico, é difícil se envolver emocionalmente quando se está com problemas de saúde. Você está muito inseguro, em relação ao amor, reveja seus conceitos, procure também um psicólogo para ajudá-lo. Att, Celeste psicóloga

15 FEV 2015

Olá Neil! Um relacionamento a dois não pode ser perfeito, porque seres humanos não são perfeitos nem fisiologicamente, muito menos emocionalmente. O que percebo é que a sua namorada está passando por um momento difícil na vida. Você escreveu que ela disse: " Tem algo que a impede de se entregar inteira na relação, disse que está meio perdida em tudo na vida dela, não consegue mais marcar clientes direito". Outra coisa que você escreveu: "Ela disse que está se sentindo um pouco angustiada e tem mais uma coisa, ela está com dois nódulos em um dos seios e está com suspeita de endometriose." A sua namorada precisa não só da sua compreensão, mas também da ajuda de um psicólogo. A psicoterapia vai ser muito bem vinda, pois, percebo que muitos pensamentos disfuncionais precisam ser esclarecidos e reeditados. Se possível, faça terapia você também, vai ser benéfico.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

13 FEV 2015

Olá Neil!
Que tal você se perguntar sobre este algo que falta?
Faça algumas perguntas ao seu interior, como se estivesse perguntando para ela. Ao final, se questione sobre as respostas.
Ficarei aguardando o seu retorno,
Até breve.
Kelly

13 FEV 2015

Olá! Todo inicio de relacionamento traz uma magia incrível, depois com os acontecimentos e mudança de comportamentos as pessoas vão se conhecendo de verdade. Você está lidando com sua namorada como se fosse seu terapeuta. Tentando analisar seus comportamentos. Está se sentindo inseguro em relação a ela. Acredito que seria válido procurar um psicoterapeuta. Quando você muda, tudo a sua volta muda, se ela está passando por problema de saúde com certeza deve estar muito triste e apreensiva e ficará assim até chegar o resultado dos exames. Dê mais credibilidade a si mesmo, faça sua parte, ajude-a se for necessário, ofereça seu carinho, atenção. Converse com ela.

13 FEV 2015

Olá Neil!
Eu sugiro que você se pergunte o que pode estar faltando; se questione como se estivesse perguntando para ela.
Aguardo seu feedback.
Atenciosamente,
Kelly.

Kelly Conceição Cardoso Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

11 FEV 2015

Olá Neil, o fato de você não ter contado o teu problema com a faculdade pode ter influenciado na confiança que ela tinha com você. Neste momento ela está passando por um problema difícil com o corpo dela, a saúde dela, acho que o melhor é dar muito apoio e ter mais um pouco de paciência até ela resolver seu problema de saúde.
Abraço,
Susana

10 FEV 2015

Pelo que você comenta, vocês estão com algumas dificuldades, mas gostariam de resolvê-las. Quem sabe uma terapia de casal? Os namorados também podem ser atendidos numa terapia de casal. Ela costuma ajudar os casais nas suas dificuldades amorosas, em projetos de vida, na reconstrução de vínculos. Converse com sua namorada e decidam ou por uma terapia individual para cada ou uma terapia de casal. Forte abraço! Cristina Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

10 FEV 2015

Olá, bom dia Neil, é muito importante o seu apoio neste momento e o mais importante ainda é o reconhecimentos dos fatos de ambos os lados. Uma terapia é sempre muito bom, eleva a autoestima e melhora a rotina de vida, pense nisso... pois fazer tudo por quem amamos nos ajuda a viver melhor e ser feliz.

Clínica Popular de Água Fria Psicólogo em Recife

7 respostas

10 FEV 2015

Neil boa tarde,
Como você mesmo disse, todo casal passa por mudanças durante a vida juntos.
Vocês estão "numa gangorra", ora é você que está insatisfeito consigo próprio e sua vida, ora é ela.
Os resultados dos exames preventivos de mama e útero contribuem a um fechamento maior dela e possivelmente traz fantasias e angústia diante da possibilidade de um quadro mais grave e que possa afetar não só a ela como ao relacionamento afetivo. Acho que é um bom momento para ela buscar uma terapia para ajudá-la a lidar com essas questões.
Da sua parte, o companheirismo, a compreensão e o acolhimento da fragilidade de sua namorada são importantes não só neste momento, mas como forma de vocês ampliarem a cumplicidade entre vocês como casal.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo

17 respostas

10 FEV 2015

Olá, Neil.
Pelo contexto, percebo que seja natural essa reação da parte dela. É provável que ela esteja se sentindo com medo pela sua saúde e acabe realmente sem notar que está mais fria, não porque o sentimento mudou, mas porque seu foco e preocupação estão nos seus exames.
Acredito que seja interessante acolhê-la, dar atenção e respeitar o tempo dela para que ela se sinta à vontade no relacionamento.
Não percebo necessidade de terapia de casal no momento, mas terapias individuais ajudariam a lidar com as questões pessoais de cada um e isso refletiria na melhora do relacionamento.

Espero ter ajudado.
Atenciosamente.

Claudia Oliveira Psicólogo em Jacareí

1 resposta

9 FEV 2015

Neil,

Você vai ter que respeitar o momento dela e segurar um pouco suas dúvidas e ansiedade. Entendo que esse comportamento distante está te gerando um pouco de angústia, mas é normal ela agir assim, frente a uma doença complicada como é a endometriose e também a dois nódulos, que sempre geram um certo temor. Você vai ter que ampará-la mesmo que seja em silêncio, só demonstrando a ela que você está ali, do lado dela, para o momento que ela precisar, porque ela vai precisar.

Não creio que esse seja um bom momento fazer terapia de casal agora, pois ela está enfraquecida e para realizar a terapia, o mais indicado é que os dois estejam psicologicamente fortalecidos.

Enfim, eu te aconselho a estar com ela, amparando-a, mais como um amigo, sem esperar muito de volta, por enquanto, sempre compreendendo o momento delicado em que ela está passando, pois ela está precisando de apoio e de um ombro amigo, em que ela possa confiar, onde ela possa se abrir e externar a dor que ela está sentindo.

Atenciosamente,
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

9 FEV 2015

Boa noite! Então, você me parece bem conciente do que está acontecendo. Tudo indica que devido esse ocorrido com a "saude dela", a mesma ficou sem chão, normal essa reação, ela está voltada para esse problema, sem cabeça para as outras coisas. Acho que não seria o caso de terapia de casal, mas de cada um ter a sua, pois devido o que ela está passando, seria como uma válvola de escape, digamos assim. E pra você, acredito que seria mais para lidar com essa situação que vocês de uma forma geral estão passando e que com certeza não está sendo nada fácil. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Psicóloga Jéssica Justo Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta