Dúvidas na sexualidade

Feita por >Junior · 15 mai 2022 Orientação sexual

Eu realmente me excito por todo tipo de pornô , tenho 18 anos e ja faz uns 3 anos q sou assim . Isso me causa uma duvida na sexualidade gigantesca pq ao msm tempo q me excito com alguns videos hetero , lesbicos me excito tbm com gay , sem pornô não sinto tanto tesão no corpo masculino o feminino me chama mais atencão , só q eu fico achando q sei lá to em negacão pq nn e possivel alguem se excitar com td . Ja tentei entrar em uns chat de video gay pra ver se me excitava vendo um homem nu,percebi que não me excita homens pelados ou sensualizando já mulher me excita ver nua ou sensualizando nesses chat , e isso me trava mais ainda tlg , pq não entendo oq eu gosto . Sou virgem e sempre tive meio q medo de sair de casa.Na escola me excitava muito com uma mina , ela falava e seu corpo me deixava meio maluco eu realmente gostava dela , eu nn me recordo de ter sentido algo por algum menino na escola . Não tenho nenhum problema em ser homo , hetero ou bi so qria saber oq eu sou.E muito ruim não saber tlg e angustiante ficar se testando pra ver oq gosto , tem dia q vejo 2 horas vendo pornô pra ver oq gosto e ja faz uns 3 anos isso , não consigo parar de ver pornografia tbm fico no maximo 3 ,4 dias e começo a ter uma agonia q não consigo nem raciocinar no meu trabalho(meu amigo q me falou para tentar parar de ver pornô) . Foi mal desabafar.

A melhor resposta 22 MAI 2022

Júnior, seu ato de procurar por ajuda é admirável. A primeira coisa que tenho a te dizer é que entender nossa sexualidade através da pornografia não é saudável, não vai esclarecer nada, só vai te deseducar sexualmente. Você pode se excitar por qualquer tipo de ato sexual que veja e isso não define sua orientação sexual. Tente perceber isso nas suas relações reais e não na visualização do ato sexual. Se você percebe que sente atração por meninas no seu meio, isso diz muito mais do que o tipo de pornô que te excita. Podemos ter fantasias de todo tipo e não necessariamente querermos fazer isso na vida real, por exemplo. Você também não precisa necessariamente se definir como algo, mas sim estar aberto para perceber o que você sente no seu dia-a-dia pelas pessoas que você encontra. Existe um espectro enorme de possibilidades. Para deixar a pornografia e retomar a vida real você precisa assumir um compromisso com isso e usar mais a sua imaginação. Você tem um poder de criação enorme para explorar, não precisa ficar vendo material de baixa qualidade que vai te ensinar a transar super errado. Assuma o controle da sua vida.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

19 MAI 2022

Olá Junior, espero que esteja tudo bem com você.

Hoje em dia, com a facilidade de acesso a conteúdos pornográficos, muitas pessoas tem relatado problemas devido a seu consumo excessivo e sem controle. Muitos problemas sérios de socialização, sexualidade e emocionais podem surgir em decorrência deste comportamento de consumo excessivo que, atualmente, encontra-se classificado nos manuais diagnósticos como o patologia que precisa ser tratada, e que vem trazendo bastante prejuízo para muitas pessoas. Não há problema em consumir pornografia, mas isso feito em excesso, desta maneira que descreve, de maneira compulsiva e descontrolada, pode prejudicar essa áreas que mencionei, diminuindo a qualidade de vida da pessoa que consome.

Quando consumimos pornografia em excesso, com o tempo nossa mente começa a se condicionar a ter prazer (sexual) somente com aquele tipo de estímulo especifico, e isso se dá porque quando vemos esse tipo de conteúdo nosso cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer em nosso organismo. Quando o nível desse neurotransmissor cai em nosso cérebro, tendemos a repetir o comportamento que levou nossa mente a produzir mais dopamina, e a sentir mais prazer. E assim esse ciclo vai se repetindo, e é desta maneira que isso pode gerar sim um vício. É por isso que existe uma tendência de repetir esse comportamento sempre mais vezes, pois o ciclo vai aumentando a medida que a necessidade de sentir prazer e ter aquela sensação aumenta também.

Não imagine que você vai encontrar na vida real o que você vê em filmes pornográficos, sejam eles gays, lésbicos ou héteros, pois são coisas completamente diferentes (e é por isso que você tem "dúvidas" sobre sua sexualidade. Na verdade, devido ao seu consumo excessivo, atualmente o que te dá prazer é apenas a pornografia, e é isso que está te deixando confuso. A pornografia tem retirado você da experiência reais com mulheres, pois você relata de maneira sincera que sentiu muito desejo por uma colega sua da escola).

É bom você estar preparado para o que irá encontrar na vida real, e se permitir a isso. Mas no momento, eu sugiro você cessar por completo seu consumo de pornografia para que você possa entrar em contato consigo próprio e reestruturar sua mente e sua visão sobre o sexo e sexualidade, para que você possa, cada vez mais, entrar em contato com a vida real, para que você possa aprender a lidar com ela, e com as frustrações que ela pode trazer, além de começar a aprender a se relacionar de maneira mais positiva com o outro.

Durante esse processo, é indicado você buscar um profissional de Psicologia para te auxiliar, para que você possa conversar com alguém de maneira profissional sobre esse assunto. Isso irá te ajudar a seguir com seu desejo de melhora. Mas o primeiro passo importante a ser dado, e parar de ver esse tipo conteúdo e buscar se relacionar com mulheres reais, para que você possa ter suas próprias experiências nesse campo, e que sejam experiências saudáveis.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 MAI 2022

Junior,
Não, não foi mal desabafar...
Mal é voce ficar procurando no externo, em outros, o que ser.
Precisa despertar para si mesmo, precisa aprender a se respeitar não usando a pornografia para saber sobre si mesmo. Pornografia é uma mentira, é uma ilusão, não é referencia para expressar a sexualidade.
Se quiser ser fingido, se quiser maquiar a sua vida, continue assistindo pornografia... só não te queixe das consequências, dos resultados que vais colher.... voce colhe o que planta.
Precisa aprender a respeitar uma mulher... nunca deve se referir a uma mulher chamando-a de "mina"...
Precisa sim fazer psicoterapia para aprender quem voce é, quem é o homem, quem é a mulher e como conviver com estas duas valências.... estás aqui para aprender, para qualificar a sua vida, para evoluir.
Não desperdisse esta oportunidade.
Abraços

5817 respostas

16 MAI 2022

Olá Júnior! Obrigado por escrever. Você não tem dúvida sobre a sexualidade, tem apenas maneira inadequada para amadurecer. Por empatia, é natural, que um homem, ao ver outro excitado, sinta as energias assemelhadas. Da mesma forma, por identificação, as mulheres também sentem bem ao ver outra mulher excitada. De fato, teorias (filmes pornôs), são montagens distantes da realidade. Sendo o tempo igual para todos, os que veem filme pornô por tempo considerável, vivenciam menos tempo para a vida real. Ficam defasados imaturos.
Você precisa amadurecer, forma turma de colegas, conhecidos consistentes, depois observar as meninas, pesquisar, paquerar, gostar (além do corpo), vivenciar relação de respeito, namorar (na maior parte das vezes terminar), talvez ficar noivo, talvez casar, talvez...
Estarei a disposição para contribuir com seu processo de amadurecimento e delimitação mais nítida da identidade humana, e especialmente, da pessoal.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue estão atuais. Há muitos falsos políticos, mais ainda, falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações e criadouros do mosquito.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional