Dores emocionais da familia

Feita por >fjnandis · 5 dez 2022 Abordagem psicológica

Tenho uma familia que me humilha e não possuem nenhum tipo de consideração por mim, tudo que podem fazer para me magoar ou se sentirem superiores eles fazem e o pior, meus avós que me criaram não fazem nada para me ajudar, fiz de tudo pelos meus avós que considerava meus pais, larguei emprego e muito mais, no final das contas eu saí como errado, antes eu amava muito eles e queria ficar perto, hoje, penso que tenho que passar mais tempo com eles pois ja estão idosos e Deus sabe se la o que poderia acontecer, mas o sentimento é de angustia, dor, odio, ira, raiva, despreso, vontade de chorar e de não estar mais perto deles.
Antes pensava, o que seria de mim sem meus avós, mas depois de muito apanhar da familia, hoje não quero mais pensar nisso e não quero estar presente em mais nenhum momento da vida deles, ou eles na minha.
Já deixei isso bem claro a eles.

A melhor resposta 6 DEZ 2022

Fjnandis, as dores emocionais causadas pelo ambiente familiar, são capazes de nos deixar cicatrizes para o resto da vida. Contudo, perceba que o que aconteceu no passado precisa ser elaborado dentro de você. Durante a psicoterapia, você consegue entrar em contato com os gatilhos que ainda te trazem esses sofrimentos, e aprender a reinterpreta-los.

Perceba que a cada dia que passa você busca uma forma de lidar com as mágoas deixadas pela relação intrafamiliar. Será de grande amadurecimento emocional quando conseguires reavaliar o que sua família significa para você e o que efetivamente você pode esperar desses familiares.

Remoer o passado e ter pensamentos de ruminação, pode te trazer para uma esfera emocional de tristeza e isso impactar severamente sua vida.

Fico a disposição para iniciar seu processo psicoterapêutico, a fim de aprofundar ainda mais essas questões.

Abraços,

Danilo Abreu - Psicólogo

Danilo Abreu Psicólogo em Salvador

21 respostas

7 DEZ 2022

Olá, fjnandis. Guarde isso: você não deve nada a quem quer que seja da sua família. Agradeça pelo que alguém fez por você, por ter vindo ao mundo e de resto, as coisas negativas, deixe pra trás. Olhe pra frente e faça sua vida. Quem vive duas vidas, não vive nenhuma. Ajude no que for possível mas não se desgaste tentando dar o que não pode. Viva sua própria vida, faça sua história , pois ninguém vai fazer isso por você. E não é errado pensar assim não. Faça as coisas de modo que depois olhe pra trás e tenha orgulho e não arrependimentos. O que já foi já foi, agora é seguir olhando pra frente e buscando seus projetos, formar outros vínculos. Viva uma vida que faça sentido e em que você possa se sentir realizada. Boa sorte!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

6 DEZ 2022

Fjnandis,
Voce não é dos seus pais, não é dos avós, voce apenas veio por meio deles.
E veio aqui para se realizar e ser feliz... e NÃO PARA SER BONZINHO COM ELES.
O que voce está tentando fazer é agradar a eles... tem que agradar a voce e a ninguém mais.
Angustia, dor, ódio, ira, raiva, despreso... tudo passará quando voce compreender e começar a se construir e ser o que voce é.
Faça Psicoterapia e inicie a restauração de ti mesmo
Abraços

5817 respostas

6 DEZ 2022

Olá Fjnandis! Grato por escrever. Teu texto apresenta um pouco de visão mágica. A gente não muda de vida, como se um parte importantíssima do passado não viesse junto. A humilhação, a desconsideração sendo explicadas por você com mais detalhes a um de nós, psicólogos, permitirá que reflitamos junto com você melhores formas de lidar com as coisas.
Você precisa elaborar com a ajuda de um psicólogo, essas dores emocionais da família. Para tanto não é recomendável que você tome medidas drásticas.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8607 respostas

6 DEZ 2022

Olá, boa noite!
Obrigada por escrever...
Parece que vc se culpa por sentir amor e ódio pelas mesmas pessoas, esse sentimento de ambivalência acompanha o amadurecimento emocional das pessoas.
Seria importante você procurar ajuda profissional psicológica a fim de conhecer sua história de vida, dar nomes aos seus sentimentos e encontrar os motivos que estão trazendo essa angústia.
Existem muitos motivos para que você possa estar sofrendo nesse momento, mas é importante conhecer sua história, suas relações familiares, afetivas. E poder elaborar tudo isso de forma que tenha suporte emocional para lidar com os pensamentos e sentimentos.
Me coloco a disposição.

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

6 DEZ 2022

Terapia familiar vai te fazer caminhar

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras