Disturbios de sono na gravidez

Feita por >Sabrina Machado · 3 fev 2015 Insônia

Venho tendo muitos pesadelos à noite, acordo assustada e isso vem prejudicando a minha qualidade de vida, pois não durmo nada bem. Será que é caso de eu procurar ajuda profissional?

A melhor resposta 3 FEV 2015

Olá, Sabrina! Tudo bem? De modo geral, as alterações do sono durante a gravidez são normais. Isso acontece devido às mudanças hormonais e ao aumento da barriga, principalmente no fim da gestação. Entretanto, é necessário avaliarmos se existem outras alterações associadas, como por exemplo, rebaixamento do humor e aumento do nível de ansiedade. Caso isso esteja acontecendo, é interessante buscar ajuda de um profissional especializado.

Abraços, Flávia Lacerda.

Psicóloga Flávia Lacerda Psicólogo em Brasília

4 respostas

11 FEV 2015

Olá, Sabrina, tudo bem?
O distúrbio de sono mais comum em mulheres grávidas é o excesso de sono, que acontece normalmente, nos 3 últimos meses de gravidez.
Pesadelos normalmente aparecem quando o filtro do ego está fragilizado e as questões que lhe afligem no dia a dia, que deveriam ser amenizadas durante os sonhos, passam a agredir o seu consciente.
Aconselho que procure ajuda psicoterápica para entender o que está lhe afligindo e resolver o caso.

Abraços, Eduardo Henrique Niess Pokk

Eduardo Henrique Niess Pokk Psicólogo em São Paulo