Dificuldade em estudar um assunto específico

Feita por >Noelle · 8 ago 2021 Dificuldades de aprendizagem

Boa tarde, tenho um TCC pra concluir, mas quando vou ler/escrever sobre o assunto me sinto mal, com tontura, coração acelerado, sensação de desmaio e sensação de fracasso. Posterguei desde o ano passado, quanto mais o tempo passa mais me sinto incompetente, tenho depressão mas não pude continuar o tratamento. Sinto muito mal, pois agora posso terminar meu TCC (pois estou trabalhado menos devido a uma cirurgia) mas de tanto que parei e recomecei sinto “ranço” do TCC e me sinto ingrata por sentir isso. Eu amo ler, estudar mas isso, particularmente está me paralisando. Muito obrigada pela atenção

A melhor resposta 14 AGO 2021

Olá Noele.
Realmente quanto mais tempo você demora para fazer, menos tem vontade de continuar algum trabalho e a ansiedade aumenta.
Talvez o tema que escolheu não lhe agrada muito, pois quando gostamos do que fazemos, não vemos a hora passar e temos cada vez mais vontade de continuar a fazer o que gostamos. Veja se é possível adequar o tema a algo que sinta mais vontade de escrever.
Quanto ao tratamento para depressão, se não tem condições, saiba que existem instituições com valores sociais, e várias faculdades, aquelas que oferecem curso de psicologia, com atendimentos sociais ou gratuitos.
Enquanto não consegue tratamento procure fazer exercícios físicos que aumenta os níveis de hormônios da "felicidade", além de buscar ver o lado positivo de tudo que te acontece, mesmo que sinta dificuldades neste exercício de pensamentos positivos vá treinando que com o tempo consegue ter pensamentos mais adaptados. Faça também listas diárias de agradecimentos a cada pessoa e situações que te acontecem.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 AGO 2021

olá! Eu posso lhe ajudar. Se você precisar é so agendar comigo que irei responder o mais rapido que puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 AGO 2021

Noelle, vc precisa superar. Terminar seu TCC precisa ser prioridade p vc, já que isso vai ter um significado maior no futuro p vc.
Sou Mônica psicóloga.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 AGO 2021

Olá, Noelle!
Sinto muito que esteja passando por isso.
Primeiramente se você foi diagnosticada por um profissional (psiquiatra ou psicólogo) com depressão é essencial que você continue o tratamento, ressaltando que este deve ser um tratamento conjunto com psiquiatra e psicólogo, pois ao passo que os remédios vão diminuir os sintomas é na psicoterapia que você poderá trabalhar os pensamentos e estratégias.
A dificuldade de escrever o TCC vem justamente de sintomas advindos de pensamentos automáticos quanto a ele. Por exemplo, se pensamos que vamos falhar em algo ou que achamos algo muito difícil, vamos ficar ansiosos e ter reações fisiológicas (taquicardia, tontura, etc) e então vamos evitar esse algo que nos leve a nos sentir assim. Por isso em terapia podemos trabalhar esses pensamentos que levam a tal reações e consequentemente a tal fuga do problema.
Espero ter ajudado, permaneço a disposição
Psicóloga Ingrid Oliveira
CRP 06/168161

Anônimo-390081 Psicólogo em São José dos Campos

40 respostas

9 AGO 2021

Bom dia Noelle.
Não se sinta mal por isso. Acontece muito.
Tente criar uma rotina inicialmente com muita diversão e um pouco de TCC comece com coisas mais estéticas como a bibliografia. Va diminuindo a diversão e aumentando o TCC. Uma correção as vezes te leva a uma fonte original que ao ser lembrada vai fazer com que relembra de como gosta do assunto.
E volte a fazer terapia ajuda muito nesse momento.
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

9 AGO 2021

Olá Noelle! Grato por escrever. O que está ocorrendo com você é bastante frequente. Pode envolver uma série de fatores. Ansiedade, sensação de não conseguir, medo de colcluir, dentre outros aspectos. É peculiar, interessante como muitas pessoas, quase concluindo processos plenos de formação acadêmica, não concluam. Pelo jeito que você relatou, é importante você, com a maior urgência possível, ver nossos perfis, especialmente dos que convivem com carreira profissional e acadêmica, para que possamos te ajudar a resolver isso com a maior brevidade possível. Veja nossos perfis, escolha um de nós, e venha para uma caminhada científica que, no caso, pode ser, a princípio mais pontual.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeíra, de maioria da falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

8604 respostas

9 AGO 2021

Você tem o diagnóstico de depressão? É importante continuar o tratamento. A procrastinação relacionada ao TCC pode vir de vários fatores, os bloqueios quanto a dar continuidade estão te provocando sintomas de ansiedade. Procure psicoterapia o quanto antes para analisar as causas para esse comportamento e estratégias para resolução.

Psicóloga Paula Bezerra Psicólogo em Feira de Santana