Dificuldade de usar o banheiro na creche, como proceder?

Feita por >Deia · 6 fev 2020 Psicologia infantil

Meu filho de 3 anos vai ao banheiro em casa normalmente usando o vaso sanitário, mas na escolinha ele não utiliza. As professoras contam que levam a turma ao banheiro ele vai mas cria resistência tanto pra tirar a roupa quanto para utilizar o vaso, muitas vezes chorando muito. Já tentei comversar com ele sobre o assunto mas ele não fala nada, até mesmo resiste em falar sobre o assunto. Queria uma orientação

A melhor resposta 9 FEV 2020

Olá Deia, tudo bem?
Olha, as vezes pode ser vergonha dele. Ele pode se sentir constrangido com pessoas que não tem tanta afinidade assim. O lar pode ser confortável para fazer as necessidades fisiológicas dele, mas na creche nem tanto. Tente pedir para a monitora deixar ele ir ao banheiro depois que todos forem, e logo após ela entra sozinha com ele, ou peça que ela fique na porta o esperando

Abs
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

7 FEV 2020

Deia,
Provavelmente se sente constrangido diante de pessoas estranhas. ele confia em voce, mãe mas não em outras.
Talvez fique com medo da situação de limpeza, asseio dos banheiros... talvez, alguns toques que voce tenha dado para ele em casa, ele esteja cuidadoso. Tenta você levar ele no banheiro da escolinha...

5817 respostas

7 FEV 2020

Olá Deia! Grato por participar. Você ja conversou com a professora, coordenadora, diretora, monitora? Será interessante você conversar com elas, talvez, sendo possível, você ir à escola um dia, ver a profissional com a qual ele está fazendo melhor vínculo, e você acompanhá-lo ao banheiro, seguindo exatamente a sequência que você faz em sua casa, com a presença e, talvez ajuda dessa pessoa de melhor vínculo na escola. Assim ele perceberá a passagem da autorização sua a ela de acompanhar esse procedimento íntimo dele, bem como ela, poderá adaptar temporariamente, até ele adquirir segurança, um jeito assemelhado ao seu, de acompanhar a ida dele ao banheiro. Também converse com ele sobre a amorosidade das pessoas que cuidam dele na escolinha. Certamente dará certo. Um abraço: Ary Donizete Machado.