Dificuldade de se relacionar com outras crianças

Feita por >Eliane · 12 fev 2017 Psicologia infantil

Meu filho tem oito anos, é muito desenvolto e conversa bastante, mas tem dificuldade em se relacionar. Tinha na escola dois "grandes" amigos e tem muito medo de perdê-los. No condomínio nunca quer brincar e quando vai, logo volta para casa dizendo que brigou com os colegas. Na escola o mesmo também ocorre. Mudou de escola recentemente e diz que no intervalo fica sozinho ou quando brinca com alguma criança acaba brigando. Conosco ele é uma criança dócil e falante, mas não sei qual o problema nas relações com as demais crianças

A melhor resposta 13 FEV 2017

Oi Eliane,

Nas relações de amizade é preciso que se tome decisões, é preciso ganhar e perder, deve-se saber partilhar, se colocar no lugar do outro e cooperar. Seu filho tem demonstrado dificuldades nesses quesitos?
São tantos fatores: a criança pode ser muito tímida, como também pode ser agressiva e autoritária e os outros se afastam dela.
As agressões, sejam elas físicas ou emocionais, tendem a gerar um fechamento maior da criança, além de uma renúncia em frequentar a escola. Mudanças excessivas de casa, cidade, escola também forçam para um comportamento de inseguranças.esquisar com a escola como o filho se comporta diante de outras crianças também é positivo. Caso o isolamento da criança persista, a dica é buscar atendimento psicológico para avaliar o caso.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

13 FEV 2017

Olá Eliane!!
Dentro da família é necessário observar se o seu filho recebe muita proteção. Agregado a isso, se o contato dele com outras crianças for pouco, ele poderá desejar e entender que receberá a mesma proteção e assim ter dificuldade de lidar com as competições comuns entre as crianças. Ele lidar com frustração não é ruim, é parte de amadurecer, mas a família precisa estar atenta para mostrar pra ele que controle e limite nas relações é importante, para ele e para o outro. Muita conversa franca, não fingir que ele tem razão para não aborrecê-lo. Levar a uma avaliação com um profissional poderá ajudar a identificar aquilo que fazemos superprotegendo os filhos, sem perceber. Você está certa em querer buscar ajudar. Orientação e afeto com certeza ajudam, mas as vezes precisamos de ajuda profissional para essa condução.
Desejo superação! Abraços!

Wládia Morais - Psicóloga (Campo Grande RJ)

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

13 FEV 2017

Olá Eliane
Na dúvida a melhor coisa a fazer é procurar um psicólogo,, pois só após uma avaliação psicológica ele poderá orientá la.
Boa sorte.
Maria da Conceição V Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

13 FEV 2017

Boa noite, Eliane,
Perceba as atitudes do seu filho, se ele não está tentando se impôr. Nesta idade de 8 anos, a maioria dos meninos começa a desenvolver traços de personalidade dominante, que mais tarde vão se tornar sua qualidade de liderança.
É uma fase de mudança comportamental normal do desenvolvimento, mas que não deve tornar-se dura ou dolorosa, pois pode ser associada à frustração e criar uma dificuldade ainda maior na adolescência.
Converse com ele, tente entender o que está acontecendo e qual é sua dificuldade ao lidar com os amigos. Pois antes de tudo, ele ainda é uma criança e precisa de você para orientá-lo.
Estou às ordens se precisar de alguma coisa.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos