Devo ser espontâneo sempre?

Feita por >Eli · 23 nov 2016 Psicologia clínica

Sendo eu uma pessoa consciente em relação ao que os meus atos geram sobre a humanidade devo permitir-me agir por instinto esporadicamente? Pois ao manifestar-me em formas destoantes serei rotulado pelos grupos divergentes, o que não me causaria contentamento.

A melhor resposta 24 NOV 2016

bom dia Eli,
primeiro é preciso saber o que você chama de ser espontâneo, pois como você mesmo disse é preciso ter responsabilidade sobre seus atos. Vivemos em uma sociedade onde o respeito pelas diferenças deve sempre ser levada em conta, não que você tenha que falar o que as pessoas querem ouvir,mas colocar suas opiniões sem agredir , lembrando sempre que seu direito termina onde começa o do outro.
Espero que tenha respondido sua pergunta,
Boa sorte.
Maria da Conceição v. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

6 DEZ 2016

Eli!!!
Nós somos animais racionais, temos instintos, mas temos que usar nossa inteligência, para isso fomos educados, na vida temos que ter equilíbrio do contrário as demais pessoas ficam longe de nós. Se refletir um pouco vai entender e se flexibilizar. Ser espontâneo é dizer e fazer o que se pensa sem se importar com as consequências. Me parece que está precisando aprimorar seus conceitos. Sugiro que busque um psicólogo para apoia- la.
Atenciosamente.
Psicóloga Celeste.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

27 NOV 2016

Boa noite Eli. Percebo uma preocupação exacerbada com o outro(s). A espontaneidade aproxima pessoas. Pense nisso. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

24 NOV 2016

Boa tarde Eli, o instinto pode ser usado em qualquer circunstancia desde que se respeite o espaço do outro, ele deve ser convertido em inteligência, pois assim você agira movido pela vontade e pela decisão própria, não mais apenas por impulsos. Quando usamos nossa consciência para tomarmos algumas atitudes ou falarmos algo a alguém temos que buscar nos colocar no lugar do outro. Usar o instinto com inteligência é se permitir ser flexível. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

24 NOV 2016

Olá Eli
Sim, você deve agir instintivamente, sempre que a sua vida estiver em perigo pois nosso instinto mais forte é o de sobrevivência. Preservar a nossa vida física é mais que um direito, é um dever.
Porem, em outras situações, é melhor agir de forma mais consciente, o que não significa de forma repressiva.
A consciência é a nossa parte mais essencial; o observador de nós mesmos. Só estando consciente podemos fazer a escolha a respeito da forma que queremos responder. Sem nos identificarmos com emoções, sensações, impulsos/desejos.
É também a nossa consciencia, o nosso eu, a "entidade" mais próxima da nossa Vontade e do nosso inconsciente superior, onde estão nossos valores de ordem superior> Mais próximo d Self Transpessoal.
Atingir este tipo de consciência é um trabalho para toda uma vida.
Espero ter ajudado.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

24 NOV 2016

Olá Eli,
Ser autêntico e espontâneo é a nossa natureza operativa. E espontâneo significa gerar respostas novas a velhos padrões de funcionamento com um mínimo de adequação entre aquilo que somos é nosso ambiente. Os sujeitos mais saudáveis psiquicamente são os que respondem ao externo sem destruir-se ou destruir o ambiente que o cerca, mas o transforma para viver coletivamente. E não os fazem sem um mínimo de conhecimento de si mesmo. Porque espontaneidade é saúde e equilíbrio interno. O impulso é o motor da espontaneidade mas não é ele em si, ele pode trazer, por vezes, justamente nossa dificuldade/amarras/desajuste interno. Espero ter jogado luz na busca de sua espontaneidade. Grande abraço

Márcia Cristini de Almeida Bezerra Psicólogo em João Pessoa

15 respostas

23 NOV 2016

Olá Eli!
Esta é uma questão que deveríamos pensar mais profundamente.
Agir por instinto pode gerar algumas implicações para sua vida, mas é possível ser autêntico sem ser impulsivo ou ''instintivo''.
A psicoterapia poderá favorecer o processo de autoconhecimento e reflexão sobre esta e demais questões de sua vida e sua maneira de ser.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo