Devo me sentir incomodade pelo meu ficante ser pan?

Feita por >Ana luiza · 4 ago 2020 Orientação sexual

Ola, estou em um relacionamento recente, sou heterossexual e ate o momento pensava que ele também, so que a alguns dias ele me disse que era pansexual, isso nao interfere no nosso relacionamento mas eu me senti desconfortável, e perdi um pouco da atração por ele... acho que eu prefiro homens heterossexuais, mas nao queria que soasse preconceituoso. Oque devo fazer em questão ao meu desconforto ?

A melhor resposta 5 AGO 2020

Olá Ana Luiza.
Grata por sua pergunta.
Reflita bem antes e depois converse com ele a esse respeito. O diálogo sincero é sempre a melhor solução. Num início de relacionamento é normal que apareçam novas questões para refletirem juntos. Acolha essas oportunidades. Faça contratos com ele de limites que sejam suportáveis para você.
Antes disso, reflita. O que te deixa desconfortável? Qual é o seu maior medo? Visualize o seu medo em todos os aspectos de uma forma mais real possível. Diante do perigo você pode enfrentar ou fugir. O que você prefere? Tente imaginar como iria enfrentar essa situação desconfortável, como seria a sua vida se isso vier a acontecer ?Quais sentimentos vêm a sua mente?
Tenha consciência que essas idéias estão na sua mente e são só idéias que poderão nunca acontecer.
Procure um profissional da psicologia para falar dos seus sentimentos com maior profundidade.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

5 AGO 2020

Olá Ana Luiza! Quando as pessoas afirmam "eu sou isso, eu sou aquilo", dá a impressão de que as caminhadas são para sempre e imutáveis. Cada pessoa escolhe, provisoriamente, seus caminhos. Quando escolhem a sexualidade envolvendo uma terceira pessoa ou mais, é preciso que ambas estejam com as mesmas referências, em estágios próximos de concepção e entendimento. No caso citado por você, trata-se de uma situação incomum, objeto de preconceitos sociais e hábitos raros. Se a sua cabeça não tiver amadurecido isso, você não poderá e não deverá continuar nessa interação, pois a mesma, implicando desconforto para você, não será saudável.
Não é questão de preconceito, é a liberdade de caminhada, é o peso da cultura, a busca pessoal sua.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.