Devo fazer algo?

Feita por >Alguem · 20 fev 2022 Autoestima

Olá, não sei por onde começar, não quero me pôr como vítima de nada, apenas vou contar como vejo as coisas, espero não parecer confuso...
Hoje com 35 anos, não tenho amigos, não socializo, quando tenho companhia é de alguma mulher, como casal, mas que nunca consigo um relacionamento com mais de 5 meses, sou de fácil convívio nunca término brigado, apenas esfria e termina.. Quanto a religião desde pequeno não consigo crer em nada, nunca consegui acreditar em Deus.
Moro só a pouco mais de 10 anos, trabalhava em comércio mas as coisas ficaram difíceis e já faz 3 anos que faço investimentos, mas nao me sinto seguro no que faço, parece um castelo de cartas que cedo ou tarde se desmorona, tenho uma condição razoável, nem trabalho direito, fiquei preguiçoso pois tenho renda passiva de investimento e esse conforto me acomodei..
Me sinto triste, sem perspectiva, não consigo tirar forças para nada, só fico em casa, as vezes me animo e vou academia, as vezes só fico na cama.. Já estou assim a bastante tempo.
Eu absolutamente não tenho prazer mais em nada, em sexo, bebidas, assunto de trabalho estudos, nada... Não converso disso com ninguém. Por estar neste "barco furado" não me sinto confiante para me relacionar..
Me sinto inferior e despreparado quando me comparo a alguém que tem emprego fixo, mesmo que eu ganhe mais do que muitos que vejo, e sem fazer nada. Penso em estudar para um concurso qualquer coisa mas não consigo, não tenho forças, difícil explicar..
Vejo a minha vida mais tranquila do que de muitos, porém sem perspectiva, só vivo um dia após o outro e para que eu não sei. Tenho minha mãe a distancia e dois animais de estimação que são minha cia, fora isso não sei o que me prender ia aqui. Não penso em suicídio por agora não é a hora... Mas penso já a muito tempo de que é assim que eu vou partir. Acho que daqui uns 5 anos mais, no máximo, caso não aconteca nada de diferente e motivador. Complicado pensar nisso.
Sinto energias pesadas em minha volta, Já pensei em largar tudo pegar um avião e sumir e recomeçar mas não tenho coragem.
Nunca fui em psicólogo por achar que tenho a cabeça forte e que a vida é assim mesmo, também por eu ser descrente de religiao e que apenas eu tenho desânimo, mas não sei mais...
Alguem aí já se sentiu assim e teve algum motivo para viver? Motivo que não seja filhos nem Deus por favor... Me conte por favor

A melhor resposta 21 FEV 2022

Olá
Primeiro tem que se conhecer pois nesses momentos é que vais encontrar o que tu desejas em um futuro próximo e distante.
Acredito que a academia e seus animais de estimação sejam muito importantes pra ti então não desista deles.
Tens com certeza capacidade para rever seus objetivos de vida e conquista los.
Atenciosamente
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

27 FEV 2022

Olá Alguém, espero que esteja tudo bem com você.

Tirar a própria vida não vai acabar com teu sofrimento, nem vai te dar o que deseja, que é justamente o oposto disso que relata. Todos nós, sem nenhuma exceção, passámos por momentos de sofrimento na vida, e, depois de um tempo, 2, 3, 5, 10 anos, alguns meses, podemos ingressar em momentos melhores. A psicoterapia pode te ajudar muito a descobrir suas verdadeiras habilidades, e a te orientar com suas vocações e competências profissionais, além de te dar condições de se autoconhecer. Neste sentido, te aconselho a buscar um profissional que também possa trabalhar essas questões com você, bem como te introduzir a uma reestruturação para sua carreira (gestão de carreira). Todo começo requer um primeiro passo, e ter consistência é fundamental para se chegar onde deseja. Comece pequeno, mas vá longe, um passo de cada vez. Busque fazer trabalho voluntário estruturado em seu tempo livre (eu realmente recomendo isso), desenvolva um hobby e faça amizade aos poucos nesses locais. Não se esqueça de cuidar de seu corpo se planejando para realizar atividades físicas semanalmente, com compromisso, isso é muito importante para seu bem estar geral e mental, e é um local onde você também pode fazer amizades. Pratique meditação diariamente, isso é cuidado mental, saúde mental, e procure sempre estar estudando e se desenvolvendo, pois pode ter certeza que seu momento chegará. Os bens materiais chegarão até você na medida que estiver pronto para recebê-los, tudo a seu tempo. A compreensão espiritual também é uma busca, é um encontro que você precisa estar aberto para isso, e vai te introduzir a universos e compreensões que nem sequer passaria pela sua mente. Existe muita coisa a ser feita ainda, e, pode ter certeza, que reclamar e apontar defeitos não vai trazer o que você deseja para perto de você. Controle a sua mente, ou ela irá te controlar. Faça sempre uma coisa de cada vez, passo por passo, planeje sua vida, pois não vejo você tendo planos por estar acomodado, e essa situação afeta sua saúde mental, como está afetando, e vá realizando o que deseja aos poucos e quando olhar para trás, verá que já realizou inúmeras coisas. REALIZAÇÃO é uma palavra chave aqui. O que você quer realizar? Você nem sabe ainda, porque não está buscando auto conhecimento. Lembre-se, seja sempre consistente. A maior das montanhas não é escalada de uma única vez, ninguém consegue isso, mas sim trecho por trecho. Comemore suas conquistas, das menores e mais simples, as maiores e mais complexas. Pense e seja positivo, que isso atrairá mais coisas boas para perto de você, e não essas coisas pesadas que descreve. Planeje e cuide de sua vida financeira. Não reclame, pois isso é clamar para si duas vezes (re-clamar). Viva como se já tivesse o que deseja, em todos os níveis, e você irá perceber aos poucos que é você mesmo quem cria sua própria realidade. A sua vida está apenas em suas mãos. Não deixe de procurar um bom psicólogo para te auxiliar nesse processo, será importante para você no início, e lembre-se de procurar um outro profissional que possa fazer um trabalho pontual de orientação profissional e de carreira.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

22 FEV 2022

Olá.
Seu relato mostra sua sinceridade, honestidade e sua firmeza de caráter já que parece não ter desenvolvido vícios nem condutas inadequadas. È como se dissesse que fez grande esforço para chegar aonde queria mas aí viu que não era bem o lugar que queria estar. Talvez, em algum ponto do caminho tenha se afastado de si mesmo: quem sou eu, quais são os meus valores, em quê acredito, qual o sentido da jornada?... "Recomeçar" pode ser de fato altamente motivador porque leva a outras direções com novos desafios. Os pensamentos referentes à morte geralmente expressam a vontade, planos e temores da pessoa em realizar mudanças na sua vida - as mudanças provocam impressões de que um modo de vida terminou e outro começou. O desenvolvimento da personalidade depende bastante das mudanças que a pessoa vai vivendo. A sua expressão: "largar tudo e pegar um avião..." parece mostrar isso: o desejo de mudanças. A Psicoterapia é um ótimo recurso para promover e orientar mudanças no modo de viver, ser feliz, amar e trabalhar. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

21 FEV 2022

Caro amigo,
Bom que tenha se manifestado por aqui...
Digamos que voce esteja dando um tempo e pairando no campo da decepção, experimentou seguir uma via que aprendeu de outros, foi informado que a vida seria isso: dura, sacrifícios, engolir sapos, fazer o que o dever chama e está colhendo os frutos amargos disso.
Não, a vida não é assim! A vida não tem esta visão de sofrimento, de sacrifícios.
A vida te quer em prazer, alegria e criatividade. Voce até foi criativo por um certo tempo e agora está apenas usufruindo aquilo que construiu pelo teu esforço e criatividade. Porém, não está experimentando alegria e realização. A maioria, traz dentro de si uma tumba que esconde o assassínio do seu potencial metafísico e voce está experimentando isso, a tua realização metafísica. Todos reduzem a própria existência a um ciclo biológico por não ter identificado e concretizado o seu objetivo de vida. Por isso, desconta em angústia, depressão, vazio interior e o sentimento de uma vida sem sentido.
Voce foi inteligente até aqui... construiu seu patrimônio e que vai crescer muito mais, está solteiro, não está ligado a nenhuma religião, um problema a menos, desde que compreenda a ti mesmo, saiba quem é, saiba a sua identidade e busque sentido para a sua vida. Isto que está acontecendo é a tua vida, é o teu potencial de vida que está se manifestando, que busca respostas, que estão dentro de ti... só precisa identificá-las.
Precisa realizar tua vocação metafísica, além da física, além dos negócios, além da matéria, algo muito mais grandioso te aguarda se souber buscar e resolver; precisa desamarrar um nós que está trancado no teu emocional para dar vasão a esta energia que sente trancada dentro de ti.
Embora possas casar, ter filhos, ter esposa... não foi pra isso que voce veio aqui; veio para corrigir rotas, realizar o que ficou para ser realizado, ampliar tua consciência e usufruir dos resultados, se achar merecedor das coisas.
Se sente triste, sem perspectivas porque o sistema de ensino e os instrutores que tiveste, não despertaram em ti o objetivo de tua vida; apenas te condicionaram, te adaptaram ou amestraram a um sistema de vida que não era o teu; e, a vida reclama agora que isso não te satisfaz. Tudo pode ser realizado, a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio, te fez dono da tua vida; no entanto, voce aprendeu a viver a vida dos outros, dentro de crenças de outros e isto é não a tua verdade.
E, de nada adianta querer fugir de si mesmo, recomeçar uma outra forma de vida sem entender o que está acontecendo dentro de ti... voce se leva junto para onde voce for...
Precisa certificar a voce mesmo segundo as coordenadas da vida e não do sistema; precisa autenticar a si mesmo, ser verdadeiro para consigo mesmo e para isso, as respostas ao quem sou eu? De onde vim? para onde vou? Qual a minha verdadeira identidade?
Desafie a ti mesmo e busque a certificação pessoal, faça Terapia e encontrará respostas;
Depois, todas as coisas se reajustam porque voce tem o poder de concretizar a tua realidade e ao mesmo tempo, sentir-se pleno.
Abraços.

5817 respostas

21 FEV 2022

Ola!!
Ajude!! Não financeiramente!
Visite um lar de idosos, orfanato ou o que preferir.
Toda ajuda é bem vinda e nos faz sentir úteis.
Viva porque simplesmente está vivo. Quantas pessoas não abriram os olhos pela manhã. Então viva, pelo privilégio de estar vivo e saudável. Ajude alguém. Não se compare a ninguém. Todos somos únicos. E melhore sua autoestima estima! A terapia ajuda bastante nessa parte. Estamos a disposição.

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

21 FEV 2022

Olá alguém.
Grata por sua participação aqui.
Sim, muitas pessoas se sentem assim em especial neste momento pelo qual a Humanidade está passando. O que se nota e se comprova cientificamente é que quem tem motivações nas Grandes Áreas que são os Pilares da Vida e que estão ligadas às áreas Familiar, Social, Profissional/Financeira, Acadêmica, Relacionamento Íntimo, Emocional, Mental, Física, Solidária, Material e Espiritual, conseguem chegar à um conjunto harmonioso sem exagerados desequilíbrios por excesso ou falta de concentração o que leva à temer a sua existência. Procure sim um psicólogo para auxiliá-lo nesse processo de busca do autoconhecimento. Durante a terapia você poderá desenvolver-se em todas essas áreas, mas acredite esse processo exige dedicação e que você esteja aberto, disposto a seguir os métodos e atividades propostas. É um processo científico no qual você vai formar uma equipe onde você recebe ajuda e acompanhamento mas precisa fazer parte ativa realizando o que lhe é proposto. Se o que você busca é uma mudança de comportamento para ser mais feliz se você continuar com os mesmos comportamentos obterá sempre os mesmos resultados. Estando você disposto, fico à disposição para auxiliar na sua jornada de autoconhecimento.

Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 FEV 2022

Olá Alguém! Grato por escrever. Relatos assemelhados acontecem com certa frequência. Gradativamente a pessoa vai deixando as trocas concretas, abandonando o encontro em as ações físicas, mentais e sociais, para se fixar em alguma delas, sem temperar com as outras duas. Investimentos são abstrações de abstrações que envolvem outras abstrações. É cômodo, rentável, mas extremamente intangível, abstrato. Mais cedo ou mais tarde, gera a sensação de vazio.
Em complemento, mais comum mesmo é o distanciamento da interação social com ausência vínculo de trocas de qualidade signficativa. A televisão, internet, jogos virtuais, telefone, celular, empreendimentos não físicos, vão aos poucos, dificultando uma necessidade muito básica e importantíssima que é a troca social.
Religião foi citada por você pois envolve todas as culturas e todos os povos, de alguma forma, mas há muitas pessoas que vivem e viveram com grande harmonia e realização, sem viver uma religião, no sentido das instituições/empresas religiosas. Religião no sentido de religação (pelo bem, pela troca, pela atividade juntos - com saúde, com ética, com integração cultural, com alegria, com construção), essa é outra modalidade de pertença grupal/cultural, que não se pode abrir mão.
Resgate sonhos, metas, fantasias, que você alimentava, desde a mais antiga idade que lembrar e procure vivenciá-la.
Organize rotina de vida que contenha troca social, alimentação saudável, sono adequado, atividade física.
Será recomendável que você, com persistência, mente aberta, disciplina e regularidade, conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8602 respostas

21 FEV 2022

Olá
Acredito que a ida ao psicólogo deve acontecer na medida em que há um sofrimento. Especialmente se esse sofrimento te pede uma nova forma de viver, pede uma mudança em relação ao que somos hoje.
Aí sim vejo possibilidade de um excelente trabalho, já que envolvemos frustrações, cansaços, perspectivas, afetos, etc.
Pode te ser muito benéfico buscar um profissional, assim juntos vocês podem compreender do que se trata todo esse movimento que você destaca, como ele se constituiu e como pode dar lugar a algo melhor.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

21 FEV 2022

Oi!
Ir ao psicólogo é para quem tem cabeça forte também! Você pode conseguir entender bem mais sobre as questões que você trouxe.

No seu relato é possível notar várias questões que você pode trabalhar na terapia para não se sentir dessa forma.

Venha para terapia, pois você pode mudar esses sentimentos e pensamentos. Te garanto que irá mudar bastante sua perspectiva se você se der uma nova chance!

Boa noite!

Ricardo Diniz Psicólogo Psicólogo em Santo André

1 resposta