Devo ensinar para o bebê a me chamar de pai? (Serei pai de criação)

Feita por >João · 17 abr 2018 Terapia familiar

Bom, estou namorando a 7 meses e conheço o bebê desde que ele tinha 4 meses, ou seja, o bebê completa 1 ano mês que vem. Adoraria que ele crescesse me chamando do pai. Contudo não sei se é saudável para criança esconder quem é o pai biológico para contar depois (ou nunca contar) ou falar a verdade desde o início.

OBS: Moramos em casa separadas, mas obviamente temos planos de morar juntos.

A melhor resposta 18 ABR 2018

Veja bem, independente da posição biológica do pai, importante essa criança crescer sabendo quem é o pai biológico dele, caso haja ausência total do pai biológico (exemplo falecido) poderá lhe chamar de pai, mas, importante crescer sabendo a estória de vida dele, de forma objetiva, tranquila e transparente. Se precisar me procure, estou a disposição.

Fernanda Moura Psicólogo em Suzano

11 respostas

18 ABR 2018

Olá, interessante sua história, mas, conheço pouco sobre ela para ampliar a reflexão. Não sei se o pai biológico não quis assumir a paternidade, ou se sua noiva não deixou o mesmo se aproximar. A questão. É importante observar as questões que o cerca , existe a alienação parental que é caracterizada quando há uma lavagem cerebral na criança, ou seja, quando uma mãe ou um pai imputa características falsas do outro genitor à criança e isso faz com que ela deteste o outro genitor. O pai dessa criança existe e é importante falar com ela sobre isso, fortalece a confiança entre vocês. Estou a disposição.

Psicóloga Ana Paula Koppicz Psicólogo em São José

13 respostas

17 ABR 2018

Olá, João.
Converse com a sua noiva, não há problemas da criança te chamar de pai, mas desde cedo é importante ele saber que você é o pai de criação.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo