Despertares tristes é depressão?

Feita por >Marcia Cristina carneiro · 15 mar 2017 Depressão

Dormir é medo constante para mim. Tenho Apneia e uso cpap. Acordo sempre triste com medo com a cabeça ruim. Sem querer olhar para a realidade desânimo total.

A melhor resposta 16 MAR 2017

Olá Márcia!
É difícil dizer a origem desta tristeza e desânimo que sente, vale ressaltar alguns pontos de vista:

-O medo constante para dormir sinalizada ansiedade que pode estar relacionado com algum medo inconsciente ou trauma do passado
-As pertubações do sono podem influenciar no seu humor e disposição
-A tristeza e o desânimo podem não ter relação com o sono
Por isso o mais indicado é que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível identificar a natureza desta tristeza favorecendo sua qualidade de vida e saúde.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

30 MAR 2017

Devido a seu quadro clínico, você desenvolveu uma fobia, medo de morrer dormindo. Como o tratamento é longo, o desânimo aparece como mecanismo de defesa diante d algo duradouro e incerto, por isso que pode evoluir para um transtorno depressivo sim! Busque orientação médica e psicológica para suporte.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

21 MAR 2017

Muitas coisas acontecem durante o sono.
Mas além de uma Psicoterapia, procure um médico faça exames para saber sobre a Intolerância ao Glúten, a doença celíaca também, vai brigar um pouco com o convênio, mas vale a pena, o SUS tb tem protocolo, procure um profissional que entenda o que oriento.
Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

17 MAR 2017

O seu problema de dormir já se tornou um fator ansiogênico, ou seja, gerador de ansiedade para você, além de outras coisas que podem perpassar em seus pensamentos acerca disso. E lógico, dormir mal afeta muito as funções cognitivas. Se você já está fazendo tratamento médico para cuidar desse problema de apnéia, ótimo. Mas pelo visto isso deixou algumas consequências psicológicas que podem ser trabalhadas junto a um terapeuta. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 MAR 2017

Boa tarde Márcia, após ler o seu relato percebo que você precisa trabalhar este medo para que ele não cresça mais aponto de repercutir na sua saúde mental e interferir na dinâmica de seu sono e vida cotidiana. Por isso oriento-a a fazer um tratamento psicológico e trabalhar sobre os seus medos e pensamentos automáticos negativos que estão causando desequilíbrio emocional e alteração no sono.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

16 MAR 2017

Márcia o acompanhamento psicológico é de fundamental importância para você atribuir um significado e não viver refém desta condição. Não deixe de procurar um psicólogo em sua cidade.
Abraço!

Carolina Freire Psicóloga Clínica Psicólogo em São José dos Campos

18 respostas

16 MAR 2017

Oi Marcia. O medo de dormir pode advir das ideias que você alimenta sobre a apneia. É importante tentar se informar com o médico que lhe acompanha sobre o uso do cpap e sobre os reais riscos da doença para tentar ir desconstruindo esses temores. Sobre o desânimo reflita se este teve início a partir da descoberta dessa doença respiratória e suas consequências ou se isso é generalizado, se já vem de antes, etc. De todo o modo, o atendimento psicológico, seja focal (em relação a doença e suas consequências), seja a psicoterapia, podem contribuir.

Psicóloga Alânia Diógenes Psicólogo em Fortaleza