Desgosto constante com o presente

Feita por >Marcos · 27 mar 2019 Stress

Essa pergunta vem, não de alguém com depressão ou abalado, mas sim de alguém com uma carga de stress e desgosto altas.

Moro em uma comunidade muito conturbada ultimamente, muito falatório, diversos usuários de drogas na rua e traficantes, em soma ao quase constante cheiro de droga que vem a minha casa.
Ao mesmo tempo estudo sozinho durante 7 horas por dia, de modo autodidata.
Estou tentando vender minha casa há, aproximadamente, 5 anos, justamente para se afastar desse local onde moro.

Eu não sei se o fato de eu ter começado esse ano a estudar 7 horas por dia contribui para esse alto stress, pois foi nesse ano que o local onde moro se tornou isso que chamo de lixo - diversos usuários e traficantes migraram para cá.

Ao mesmo tempo que estudo, tenho que me consolidar com um cheiro de maconha que adentra em casa e um falatório entre esses usuários. Isso tem implicado em um considerado aumento do meu nível de desgosto com o meu presente, o que alavanca um avanço exponencial do meu nível de stress quando comparado ao ano passado, quando tudo ao meu redor estava "bom".

Venho pedir conselhos sobre como lidar com isso, pois sei que, embora tento ter uma mente forte, não é bom tentar ser o "durão" da vez e ignorar minhas emoções e sentimentos ligados a isso.

A melhor resposta 28 MAR 2019

Olá Marcos,

Uma série de acontecimentos e esforços podem gerar uma serie de sentimentos e desgastes emocionais. Estar em um local ou comunidade que causa um certo desgaste e ainda estudar 7 horas que é mais um fator estressante e desgastante. Uma dica é entender o que está você está fazendo com tudo isso, como tudo isso está te afetando. Outra questão é trabalhar na descarga de energia acumulada, você pode estar acumulando tensões (energias) e isso acaba te provocando as mais diversas sensações e o estresse é um montante de energias acumuladas. Procure um espaço (psicoterapia, terapia, ou atividades afins) para trabalhar suas tensões. “Ressignificar” seu momento vivido.

Espero conseguir te auxiliar em sua dúvida.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

31 MAR 2019

Marcos,

Sua questão é muito séria, meu xará. Existem diversos fatores que estimulam esse estresse e incômodo, não é mesmo. Mas que tal pensarmos sobre estratégias para lidar com esses estímulos estressantes até que você consiga sair disso. O fato é que você pode talvez organizar seu tempo. Quais os horários "mais tranquilos" para estar estudando? Quais os meios eu tenho para focar no meu objetivo? Será que eles estão sendo eficazes? Pensar sobre isso pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para melhorar até mesmo seu bem estar.

Lembre-se de dar uma pausa e cuidar de você. Uma grande carga emocional em uma única área da vida pode estar fazendo com que vc se sinta assim e acaba afetando o emocional.

Espero que tenha ajudado.

~ Marcos Vinícius
Psicólogo CRP 01/18880

Psicólogo & Life Coach Marcos Vinícius Psicólogo em Brasília

10 respostas

28 MAR 2019

Bom dia Marcos! Pela sua disciplina de estudo você tem metas consistentes. Um dia você imaginou um futuro; fez um plano e o está seguindo. O local onde você mora representa, pela sua descrição ambiente desfavorável a concentração e a semelhança de metas. Também, você situa no tempo atual o desconforto. Não sendo possível, no momento mudar do local, encontre espaços alternativos para estudar (bibliotecas, praças, casas de amigos ou parentes, universidades ou, outros espaços, se for o caso. Cabe ainda pensar que você pode adaptar seus horários de forma a lidar o mínimo possível com esses ruidos da rua e vizinhança. Foque sua cabeça no objetivo que você quer atingir; faça atividade física regular, tempere a distribuição do tempo para, também se divertir. Procure ficar próximo de pessoas que tenham objetivos assemelhados aos seus. Coloque comédia, esporte coletivo, risadas na sua rotina. Cuidado: não generalizemos todos os vizinhos, nem as pessoas, por toda a vida. Algumas, do mesmo bairro, podem ter sentimentos comuns aos seus; outras podem amadurecer e redirecionar a vida para hábitos bons e éticos. Você vive um momento que passará mas é parte do seu grande objetivo. Um abraço: Ary Donizete Machado