Desesperada, meu ex-namorado é gay

Feita por >Paula · 20 abr 2020 Orientação sexual

Oi, me chamo Paula! Sou uma mulher jovem e linda, reconheço que não preciso está no meio na confusão de ninguém, somos ex-namorados, estamos separados a muitos meses, porém não consigo lidar com a ideia de ter sido trocada por um “homem” não consigo para de olhar as coisas, pretendo procurar terapia assim que essa quarentena acabar, mas me vejo perdida, sem forças para continuar, mesmo eu vendo provas que ele é gay, não consigo acreditar, parece que minha ficha não caiu e ainda acredito que ele vai voltar para mim! Será que é possível ele voltar?

A melhor resposta 21 ABR 2020

Oi Paula.
É bom compreender que todo relacionamento tem começo, meio e fim. Quando chegamos ao fim de um relacionamento, redundante, mas o relacionamento acaba, logo tudo o que vem depois não faz parte mais do relacionamento. É comum ao terminar um relacionamento e o ex-parceiro ou ex-parceira começar um novo relacionamento, pensarmos: “fui trocado(a)”. Mas não, não há uma troca, nós não somos objetos que são trocados por outros. O relacionamento acabou e os motivos podem ser diversos.
Não se coloque nessa condição de objeto que foi trocado, valorize-se, vá a terapia para compreender melhor e desenvolver seu autoconhecimento. Pode procurar online antes da quarentena acabar também.
E reflita também, se ele estivesse namorando uma mulher, o efeito seria o mesmo? Ou só o fato de ser um homem que incomoda mais. Dai um preconceito a ser trabalhado.
Espero ter ajudado e fique bem.

Psicólogo Paulo Canezin Psicólogo em Campo Grande

4 respostas

2 JUN 2022

Olá Paula
Procure não pensar no problema, mas nas soluções dele. As pessoas, muitas vezes, apresentam falta de assertividade por focar no problema e não na solução.
Os atendimentos psicológicos podem te ajudar a ter mais assertividade.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Seu ex namorado está gay, as pessoas estão, às vezes, heterossexuais, às vezes, assexuadas. A sexualidade é uma construção, sempre em aperfeiçoamento. Nada é definitivo. Há um registro social e biológico que sugere que as pessoas são homens e mulheres e se completam. Acontece que cada ser humano é muito complexo, com vivências históricas abrangentes, assim eles vão desenhando, ao viver, com controle ou sem controle, a própria identidade sexual. Quando uma mulher percebe que trocada, pelo homem, por outro homem, esse registro biológico social é posto em questionamento. O contrário é semelhante. A questão sua, central, é você ter o predomínio da autovalorização, com ética, respeito, sentido, orgulho, no sentido bom da palavra. Não se esqueça: todos somos nascidos da genética de um homem e de um mulher. Há muito o que aprofundar nessa questão. Abraços virtuais (Fique em casa). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

21 ABR 2020

Olá Paula.
Saudações.
É preciso entender melhor essas questões de como foi o relacionamento de vocês, a forma que começou e por que do término, e entender se vocês realmente podem ter alguma ligação para retornar o relacionamento.
A terapia pode ajudar muito a chegar nessas conclusões

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo