Desencaixe social

Feita por >A.M. · 6 mar 2019 Psicologia clínica

Tenho 28 anos e já frequentei alguns psicólogos tentando me entender (sempre psicanálise). Ja tratei de sindrome do pânico, depressão, ansiedade e bipolaridade. Apesar destas doenças "mais graves" estarem controladas a mais de ano sem nenhuma crise, ainda sinto muito esta desconexão com a realidade. Desde a infancia absurdamente curiosa, porém, nao pelos temas que normalmente aparecem na escola, então acabava que não me dava tão bem assim. Apesar disso tenho grande interesse em estudos, assuntos diversos (tecnologia, filosofia, biologia, conhecimentos gerais...) , o que me fez rodar por diversos cursos de graduação em variadas áreas, sempre saindo deles porque me "entediavam" depois de alguns períodos. Somente uma graduação concluí e ca estou eu buscando outra. É como se nada me bastasse.
Não me diagnosticaram propriamente, ninguém me falou exatamente o que era, sempre em um tratamento de aceitação de uma diferença que eu não sei, não entendo o que é.

Qual profissional devo recorrer? Qual tratamento ou tipo de terapia ou formato que for, para encontrar estas respostas?

A melhor resposta 12 MAR 2019

Boa noite.
Vejo que tem repetido um padrão de comportamento que pelo que descreve vem causando sofrimento, vejo que buscou ajuda para tratar alguns sintomas, porém aconselho você a descobrir-se mais, ter um autoconhecimento faz toda a diferença. A terapia Cognitivo- Comportamental pode ser um bom caminho para essa descoberta, você vem repetindo padrões que podem estar ligados à crenças desamparadas, reestruturar teus pensamentos e substituir crenças negativas por outras mais adaptativas podem modificar esses comportamentos e fazer você entender porque eles aparecem.

Cláudia Maria de Souza Costa Psicólogo em Recife

10 respostas

23 MAI 2019

Você relata transtornos bem graves, na minha opinião você deveria procurar primeiramente um Psiquiatra para entrar com os medicamentos e também realizar Psicoterapia para aliviar os sofrimentos e entender mais a sua mente

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

7 MAR 2019

Bom dia A.M., com certeza um psiquiatra, ele te dará um diagnóstico, e claro um psicoterapeuta com uma abordagem psicodinâmica, uma psicoterapia mais focada na sua queixa atual nem sempre a psicanálise é a mais indicada, o que seria desconexão da realidade? Ás vezes alguns questionamentos e pesquisas sobre sintomas na internet, pode confundir você, pois alguns sintomas podem aparecer em vários transtornos, então o melhor é procurar um profissional para te dar um diagnóstico !!! Abs, Andréa Christiano

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro

52 respostas

7 MAR 2019

Olá A.M.!
Embora as diversas terapias que realizou contribuíram significativamente para o controle dos quadros que você viveu, as características que motivam seus conflitos em seu texto remetem a necessidade de dar continuidade ao processo psicoterapêutico onde mantendo como foco o autoconhecimento e fortalecimento emocional.
Algumas frases de seu discurso remetem a um intenso sentimento de baixa autoestima, e me parece que a busca incessante por conhecimentos diversos a faz manter um movimento pelos estudos com o desejo de que os cursos cessem um vazio que carrega dentro de si. Sempre que inicia uma nova graduação e não sente o tal "preenchimento emocional" que busca, a frustração a leva ao abandono do curso.
Parece que o que realmente você vem demandando é o fortalecimento de sua autoestima valorizando qualidades, totalidade e aceitando suas faltas. Além da sensação, a psicoterapia nesta direção contribuirá pela escolha de caminhos que forneçam mais sentido a você.

Não abandone a psicoterapia :)

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 MAR 2019

Como você não se identificou, vamos direto ao seu questionamento, depois das experiências de tratamento psicoterapeutico , penso que está mais aberto a procurar novamente uma avaliação psiquiátrica e psicológica mais adequada, haja vista que você deixa claro a sua disposição para se deixar tratar, o que muito possivelmente não deve ter ocorrido anteriormente, o que não de tratar outras questões que emergiram à época.
Em fim, você mostrou disposição para se deixar tratar o qie é muito bom e poderá te levar ao tratamento mais adequado, desde que mantenha o compromisso de cuidar de si mesmo.

Magali Soraya de Souza Psicólogo em São Paulo