Desconfio que meu namorado é sociopata

Feita por >Carol · 24 nov 2016 Psicologia clínica

Desconfio que meu namorado é sociopata, tenho provas concretas, ele é extremamente manipulador, egoísta e parece não ter empatia, ele apresenta exatamente todos os sinais. Devo me afastar ou ter esperanças de melhora? Afinal, sociopatia tem cura? Como é esse transtorno?

A melhor resposta 24 NOV 2016

A sociopatia é uma doença mental em que o paciente apresenta comportamento antissocial.A sociopatia é classificada como um transtorno de personalidade que é caracterizado por um egocentrismo exacerbado, que leva a uma desconsideração em relação aos sentimentos e opiniões dos outros. É muito difícil de ser diagnosticado, podendo levar anos e não tem cura. Ser manipulador, egoísta e não ter empatia, não significa que ele é um sociopata. Não há ninguém que o rodeia que ele demonstra sentimento? Ele não demonstra sentimento por você? Se ele te faz bem, te faz feliz, atende suas necessidades e você o ama, você não deve se afastar dele. Mas, se todas as respostas forem não, você deve pensar sobre o que te faz namorar com ele e se esse motivo é o suficiente para mantê-lo ao seu lado.

Taylla Carneiro Psicóloga Psicólogo em Salvador

4 respostas

29 NOV 2016

Olá Carol!!!

Sugiro que procure ajuda de um(a) profissional da área da psicologia para uma avaliação criteriosa e apoio que se fizer necessário em relação a sua demanda.

Estou disponível para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

27 NOV 2016

Boa noite Carol. Na nomenclatura atual o sociopata foi incluído na psicopatia. Existem vários graus deste transtorno de comportamento que não tem cura. O portador tem dificuldades em sentir o que o outro sente, sentimentos mais elaborados como compaixão, por exemplo, nunca sentirão. Espero ter ajudado. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

25 NOV 2016

Olá Carol,
olha isso é muito sério, se você acha que ele realmente tem problemas
tente leva-lo a um psicologo ou ao psiquiatra, dependo das circunstância procure ajuda par você também. Nas universidades, que têm curso de psicologia, eles oferecem serviço de atendimento psicológico.
boa sorte,
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

24 NOV 2016

Olá Carol!
O sociopata é uma estrutura de personalidade e não possui cura. É importante que você procure ajuda de um psicólogo para que reflita melhor sobre seu relacionamento avaliando sua permanência nele.
O processo poderá fornecer apoio e fortalecimento emocional para tomada de decisões com mais segurança.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo