Dependência terapêutica

Feita por >José Thomazelli · 22 mai 2019 Psicoterapias

Como psicólogos lidam com pessoas dependentes de terapias psicologísticas, pessoas que não conseguem administrar seus pensamentos e emoções e vivem sempre com a necessidade de orientações um profissional ?

A melhor resposta 23 MAI 2019

Olá José
na minha visão, o objetivo da psicoterapia é ajudar o paciente a mudar a maneira como lida com os problemas da vida (que todos temos), mudando a maneira como interpreta, pensa, sente e se comporta. E também criar autonomia aos poucos para que a pessoa possa levar sua vida sem depender do terapeuta para dizer o tempo todo o que ele deve fazer.

Se sua terapia não está te ajudando nessa conquista de autonomia, converse com o terapeuta.

Por outro lado, há casos que essa conquista de autonomia pode levar muito tempo, às vezes anos, é um processo. E há ainda casos que a pessoa precisará de acompanhamento psicoterápico por toda a vida, mesmo que com uma frequência menor (mensal, semestral por exemplo). Mas mesmo nesses casos, o paciente deve observar que está se tornando aos poucos mais autônomo.

abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

23 JUN 2019

Boa noite José Tazomelina, os Psicólogos no processo de terapia, após algumas sessões a depender do profissional já proporciona subsídios para que o paciente consiga seguir em frente sozinho e se, por acaso houver a necessidade em uma dado momento da vida do paciente após termino da terapia e, ele queira fazer uma consulta para tratar de um assunto isolado ele retorna e depois vai embora viver a vida já fortalecido para enfrentar o cotidiano de sua vida.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

23 MAI 2019

Olá José,
Geralmente no início do processo o paciente pode se sentir dependente, porém com o caminhar da psicoterapia vai criando autonomia e aprendendo a lidar com as variantes da vida, esse é o objetivo, ajudar a lidar com as emoções de forma independente. Outra coisa é gostar, se sentir bem e pós processo, quando quiser, então estamos falando de escolha e não dependência, procurar novamente o mesmo ou outro psicólogo.
Estou à disposição para mais esclarecimentos se necessário :))
Abs

Consultório de Psicologia Sandra Pontes Psicólogo em Belo Horizonte

11 respostas

23 MAI 2019

Olá José Thomazelli! Grato pela participação. A dependência do psicoterapeuta precisa ser delimitada. O contexto, a história da relação com a psicologia, assim como possivelmente o encontro entre o estilo e personalidade do cliente com o do psicólogo. Você trabalha esse aspecto com seu psicólogo? Será que, na dinâmica de vida, surgem aspectos que fundamentam e representam material psíquico para novas evoluções pessoais? Será muito interessante especificar essas informações. Coloco-me à disposição para aprofundamento do tema. Um abraço: Ary Donizete Machado

8602 respostas

23 MAI 2019

Olá José. Os pensamentos disfuncionais que dedencadeiam emoções desconexas com as situações, são relacionados com as crenças irracionais. Desta forma, se não houver a reestruturação cognitiva dessas crenças, que são nucleares, não há enfraquecimento dos pensamentos disfuncionais.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

23 MAI 2019

Olá,José!No início de uma terapia ha a possibilidade de uma dependência do paciente ao seu terapeuta.Isso não é considerado ruim,com o andamento do processo,o paciente aprende a se manejar sozinho .Se você quiser mais esclarecimentos ,estarei a disposição.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

22 MAI 2019

Dependência terapêutica é algo bem sério, você ja perguntou para o seu Psicologo, como administrar a psique humana? Como lidar com frustrações e a ansiedade do nosso cotidiano? Sera que realmente é uma coisa ruim ter uma dependência terapêutica? Isso te encomoda? E se hoje seu Psicologo desisti-se de você, o que você faria? Pense pelo lado bom, pelo menos você esta em condições de ser acompanhado pelo mesmo

Wenderson Psicólogo em São Paulo