Dependência ou obsessão?

Feita por >Lily · 25 jan 2021 Dependência emocional

Ano passado saí de um relacionamento de 4 anos e comecei a ficar com outra pessoa logo em seguida. Desde então continuamos ficando e eu me apeguei a esta pessoa, criei sentimentos e quis iniciar um relacionamento sério, porém essa pessoa não quis por vários motivos mas mesmo assim continuamos ficando. Estamos nessa há mais ou menos 6 meses, e ultimamente tenho tido muitas crises de ansiedade porque ele terminou o que tínhamos porém ainda nos falamos e eu já não sei mais o que fazer. Gosto muito dele mas essa situação tá sendo muito complicada pra mim.

A melhor resposta 26 JAN 2021

Olá Lily.
Grata por sua participação.
O término de relacionamento amoroso pode causar muita dor. A rejeição amorosa pode levar à maiores e intensas atividades cerebrais que podem ser comparadas às "fissuras" causadas pelas drogas onde a pessoa perde a motivação e o prazer. Essa ativação nas áreas cerebrais relacionadas ao prazer pode explicar o intenso e inexplicável desejo obsessivo da busca do prazer associado com a rejeição no amor. Evite neste momento de fragilidade se agarrar a um novo amor imediatamente. Trate da sua auto estima em primeiro lugar.
Procure um psicólogo para falar de seus sentimentos e emoções. O profissional com bases científicas, num ambiente neutro e sigiloso vai acolher as suas questões. Ao desenvolver o seu autoconhecimento a sua auto estima será fortificada e você se sentirá mais segura para seguir em frente.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 JAN 2021

Luly, marque uma sessão inicial, estou a disposição.

Psicóloga Silvaneide Andrade Diniz Psicólogo em Guarulhos

1 resposta

26 JAN 2021

Lily, talvez vc se sinta assim pq vc acha q precisa ter a certeza de q tem alguém para se sentir segura. Um compromisso.
Aprenda a viver um dia de cada vez e aproveitar os momentos.
Essa relação de dependência te prejudica.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 JAN 2021

Olá Lily
que bom ter você aqui, então quando se termina um relacionamento e já engata outro, não vivenciou o luto do primeiro, como se você deu continuidade aquele anterior mas com outra pessoa; é necessário sempre vivencia o luto das situaçoes para que o recomeço seja leve; e sempre colocar-se em primeiro lugar;
Procure fazer psicoterapia, vai lhe ajudar a se encontrar;
Se quiser conhecer meu trabalho estou a disposição;
Um abraço

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

26 JAN 2021

Oi Lily diante do seu relato, vê-se que vc se colocou neste relacionamento com bastante intensidade, porém não aconteceu o mesmo com ele entende?
Vê-se também, que existe em vc uma necessidade de se amar em primeiro lugar, ou seja, tente sempre gostar mais de vc mesma para depois gostar de outra pessoa. Isso, requer ter em vc um mecânico de defesa para estar preparada para fatores imprevisíveis em qualquer âmbito da vida inclusive no afetivo. Procure fazer terapia afim de se conhecer melhor e se sentir segura ok? Espero ter te ajudado. Um abraço!

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

26 JAN 2021

Ola Lily! Pelo relato, você, imediatamente entrou em outro relacionamento. Antes havia ficado quatro anos em relacionamento anterior. Certamente não está se relacionando, essencialmente consigo mesma. O centro do relacionamento precisa estar em nós mesmos, na autonomia. Será preciso você construir o que fazer. Construir o que fazer tendo o relacionamento como o detalhe e a si como a parte principal. O modelo que você descreveu, você colocou o "relacionamento " como a parte principal e a você como o detalhe. Isso é de alto risco.
Você precisa fortalecer a autoestima e o senso de essência pessoal.
Será aconselhável, para tanto, fazer uma caminhada científica com um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

26 JAN 2021

A dependência emocional leva a gente a não aceitar os fatos marcantes das relações. Pense nisso!

Rodrigo Nascimento Psicólogo Psicólogo em Belo Horizonte

29 respostas

26 JAN 2021

Olá Lily...
A dependência emocional trás muitas consequências na vida das pessoas.
Parece que você se apegou demais a essa pessoa, criou laços muito fortes, e não conseguiu se desapegar da pessoas para apenas serem amigos, mesmo com o final do relacionamento amoroso, pois vocês ainda mantém um "caso", o que acaba dificultando o entendimento do que está acontecendo.
Sinto que está difícil separar o que era amor e o que é amizade, pois vocês ainda continuam a ficar, mesmo que não seja nada sério, mas há sentimentos envolvidos.
As crises de ansiedade podem indicar que você está sofrendo muito com essa situação, pois ele não quer assumir um relacionamento sério com você, mas quer continuar a ter você, o que esta causando uma confusão de sentimentos, pois a situação não esta clara para ambos.
Oriento você a buscar ajuda psicológica para compreender seus sentimentos, entender a situação que vem vivenciando, e analisar se é assim que pretender continuar.
Busque o autoconhecimento e fortalecimento emocional, para se entender e poder buscar o que almeja para seu relacionamento.
Trabalhe seus sentimentos confusos.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste