De quanto em quanto tempo devem ser feitas as sessões de psicoterapia?

Feita por >Nilze · 28 jan 2015 Psicologia clínica

De quanto em quanto tempo devem ser feitas as sessões de psicoterapia? A cada 15 dias? Uma vez por mês?

A melhor resposta 28 JAN 2015

Em processos iniciais de terapia, as sessões são semanais. Alguns psicólogos, às vezes, optam por sessões quinzenais, mas a maioria dos psicólogos entende que os encontros semanais ajudam a acompanhar a vida das pessoas, os acontecimentos cotidianos, bem como a continuidade e aprofundamento do que é discutido em cada sessão. Mas há outras modalidades de atendimento que podem ocorrer em intervalos mais espaçados. Isto também depende muito da conduta do profissional e das condições estruturais ( o atendimento é particular, é através de planos de saúde). Em alguns planos de saúde, há algumas restrições, dentre elas, o tempo de duração de cada atendimento, limite de sessões ao ano etc. Fico à disposição para esclarecer mais sobre estas questões. Forte abraço! Cristina Aparecida da Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

28 JUL 2019

De 2 a 3 vezes semanais. Valor máximo de reembolso pelo plano 50,00 por cada sessão.

Mariângela Borret Bonjour Psicologia Psicólogo em Nova Iguaçu

1 resposta

3 FEV 2015

Olá Nilze! O tempo ideal entre uma sessão e outra é de uma semana, espaço necessário e suficiente para o cliente elaborar os temas tratados em cada encontro. Mas... entre o ideal e o real ficamos com o que é possível. O início do tratamento requer sessões mais à miúde; certos casos podem precisar até sessões duas ou tres vezes p semana, dependendo do quadro do paciente. Contudo, à medida que o progresso do paciente é visível, é possível espaçar mais as sessões até obter alta do tratamento. Eu costumo fazer acordos c meus pacientes, conforme a possibilidade de cada um. Se o cliente não pode vir toda semana p questão financeira, falta de tempo, plano de saúde, morar em outra cidade, etc... eu ajusto àquilo q é possível, pq penso q, de acordo c o quadro apresentado pelo paciente, qualquer número de sessão é melhor do q nada, do q zero. Assim, se vc tem problemas pra ir às sessões semanais, busque acordo c o profissional. E não há tempo a perder! Boa sorte! Abrç.

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

30 JAN 2015

O mais comum é uma sessão por semana. Em casos mais graves podem ser até duas ou três, dependendo do diagnóstico e do estado do paciente. Pacientes com problemas que não comprometam muito suas funções podem até ser acompanhados quinzenalmente. Uma sessão semanal é ideal pois é o tempo que o paciente tem para ruminar as ideias propostas na sessão de psicoterapia, tempo para aplicar as sugestões oferecidas pelo psicólogo e analisar a si mesmo nesse processo, para então, na semana seguinte relatar tudo ao terapeuta. Com o tempo, e a melhora do paciente, quando este está habilitado a ter alta, a tendência é diminuir gradualmente a frequência das sessões, tornando-as mais espaçadas, até que seja marcado o último atendimento. Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 JAN 2015

Nilze, bom dia!
Dependerá da abordagem do Psicólogo, da linha de teoria o qual ele se baseia.
Porém na minha abordagem Analítica Junguiana trabalhamos semanalmente, devido estarmos num processo analítico de construção de alguns aspectos, ampliação dos conteúdos do inconsciente para a consciência, o tempo necessário de intervalo é uma semana para que o tudo o que foi trabalhado em análise seja acomodado na consciência como parte integrante dela, porém quando o intervalo é maior que uma semana, a chance desse conteúdo voltar ao inconsciente e se "esconder" novamente é muito grande, porque dara tempo das defesas do ser entrarem em ação "escondendo" o conteúdo e precisando recomeçar muitãs vezes o processo de análise.
Espero ter elucidado.
Fico à disposição.

Natalia Castanha Psicólogo em Mogi das Cruzes

4 respostas

29 JAN 2015

Isso depende mto da abordagem e da linha que o psicólogo segue, mas via de regra, uma vez por semana é o ideal.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

29 JAN 2015

Na maioria dos casos uma sessão por semana é o tempo ideal. Neste período estará sendo observado os acontecimentos e as respectivas respostas do paciente em relação a eles. Ao psicólogo cabe as intervenções.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André