Curiosidade ou problema

Feita por >Neves · 7 mai 2015 Ludoterapia

Certo dia peguei minha filha de 6 anos com uma amiguinha, também de 6, uma se exibindo para outra sem roupas. Isso é normal? É só curiosidade? Mesmo sendo a amiga que propôs a ação devo me preocupar?

A melhor resposta 27 MAI 2015

Olá Neves,
O desenvolvimento emocional do ser humano se processa através de fases distintas divididas por faixas etárias. Iniciando-se no nascimento até o final da adolescência. Cada uma dessas fases tem suas características e interesses próprios, um deles, é referente às descobertas do próprio corpo e suas diferenças. Nesta ocasião, as crianças começam a perceber que meninos e meninas têm anatomias diferenciadas e surgem as primeiras perguntas sobre como nasceram. Tudo isso é totalmente saudável e deve ser respondido de acordo com cada questionamento em uma linguagem simples de acordo com a idade da criança. Repreendê-las quando estão neste processo de busca é causar futuros traumas ligados à sexualidade, pois de acordo com a proporção da reprimenda, poderão entender que aquilo é sujo e feio. Portanto, o ideal é conversar com a criança e/ou comprar livros que mostrem essas diferenças,especiais para cada faixa etária. Desejo-lhe boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

22 JUN 2015

Olá Neves
Sua filha está em uma fase de descobertas e a curiosidade está muito aguçada. Pelo que você relatou, acredito que não há com o que se preocupar, porém se você perceber que este comportamento está recorrente, aconselho a procurar ajuda profissional.

Abraços

Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

29 MAI 2015

Nesta idade há muita curiosidade da criança e a descoberta do corpo. É aí que tanto meninos quanto meninas percebem que tem algumas diferenças e começam a fazer todo tipo de pergunta que deixam os pais constrangidos, na maioria das vezes. Se o comportamento de sua filha for recorrente, busque um psicólogo com especialidade infantil, caso contrario, não há com que se preocupar, apenas vá orientando sua filha.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 MAI 2015

Olá, Neves,
As crianças têm curiosidades quanto a tudo, inclusive quanto às diferenças e semelhanças, e irão mesmo explorar o corpo junto com seus amiguinhos.
Dependendo da forma com que os adultos abordem este assunto, aí sim, podem aparecer problemas.
O mais importante, emocionalmente falando, é que haja uma relação familiar salutar, que dê espaço para que as brincadeiras aconteçam de forma segura, e que as curiosidades sejam sanadas de forma adequada, proporcionando à criança uma vida rica em experiências e saudável.
Existem livros que podem ajudar na educação dos filhos. Um deles é "Criando meninas". Procure algo nas livrarias.
Boa sorte
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

12 MAI 2015

Neves, olá! Nesta fase da vida das crianças estas brincadeiras são normais, pois se tratam de curiosidade e desejo de descobrir o mundo, o outro, como tudo funciona, etc.Não entre em pânico, aja c mta naturalidade. Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

11 MAI 2015

Neves, bom dia!
Minha querida, toda criança tem a fase da descoberta da sua sexualidade, se tocando e fazendo comparação, com a amiguinha ou amiguinho percebendo a diferença. Não se preocupe, esse comportamento faz parte do desenvolvimento infantil.

11 MAI 2015

Olá!! Mais que natural a curiosidade humana. Essa idade e até com menos, o interesse em saber se o outro tem as mesmas coisas é normal, são as descobertas de seu próprio corpo e do outro. Mais sempre é bom estar atenta. Qualquer interesse,
Sopsicologia

Consultório SoPsicologia Psicólogo em Rio de Janeiro

17 respostas

8 MAI 2015

Aos 6 anos a criança gosta de tocar, explorar e mexer. Também começa o conhecimento de si e de seu corpo. É natural a comparação com crianças da mesma idade. A dança ou atividades que envolvam o corpo são indicadas nesta fas, melhorando muito a noção de esquema coproral.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

8 MAI 2015

Isso é um processo normal da infância, as crianças querem compreender o próprio corpo, saber se é igual ao da amiguinha, por que é, por que não é, etc. Não é um motivo para preocupação e nem mesmo para uma grave repreensão. Aproveite a oportunidade para conversar com sua filha e responder possíveis dúvidas que ela tenha.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

8 MAI 2015

Olá, não precisa se preocupar. É só uma fase, uma curiosidade natural. Não se preocupe e nem faça drama. Espero ter ajudado. Bjs

Elaine Correia

Psicóloga Elaine Correia Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

8 MAI 2015

Não há razão para se preocupar, a curiosidade faz parte da infância e isso se dá também com referencia ao próprio corpo e ao corpo do outro. O caso só pode ser considerado preocupante se tornar-se repetitivo ou com exposição pública. Nestes casos a aproximação e o diálogo carinhoso costuma resolver.

8 MAI 2015

Olá Neves. É natural que isso ocorra, faz parte do desenvolvimento da sexualidade e está na idade certa de acontecer. Mas fique de olho sempre. É legal você desviar o foco dela, e no caso delas, para outras atividades lúdicas. Quando perceber cenas assim, simplesmente chame as crianças para fazerem algo mais interessante que isso... Mas fique atenta se as coisas aumentarem além da descoberta e curiosidade natural do corpo e da idade.
Espero ter ajudado.