Crianca 1 ano e meio

Feita por >Chelle · 1 jun 2023 Psicologia infantil

Ola. Meu filho tem 1 ano e meio e coloquei na creche meio período tem 2 meses. Ele ate agora nao fala nada mas passou todo esse tempo com minha mae dia todo e ela deixava ele assistindo muito desenho. Tambem perguntei as professoras como ele esta indo e elas disseram que ele interage pouco com os coleguinhas. Brinca mais sozinho e fica na dele. Devo esperar um periodo de adaptacao ou ja procurar investigar? Obs: com 1 ano e 1 mes ele foi na neuro para avaliacao apenas e ela liberou ele.

A melhor resposta 6 JUN 2023

Olá Chelle, seria interessante ele passar por uma avaliação de um psicólogo que trabalhe com crianças para determinar o que de fato possa estar acontecendo. Você pode buscar um profissional que tenha especialização em neuropsicologia para fazer essa avaliação e determinar se existe algum fator que precisa de cuidados no seu filho. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 JUN 2023

Chelle
Teu filho, possivelmente não tem nada de neurológico comprometido...
Ele foi estimulado a assistir desenho... não se deve deixar as crianças assistindo TV ou no celular.
Isso atrasa o desenvolvimento, a expressão de sentimentos, a interação social.
Com o tempo, ele vai se desenvolver, mas não pode deixar ele assistindo desenhos...
TV, Celular é um malefício para todos, principalmente para as crianças.

5817 respostas

2 JUN 2023

Oi Chele! Obrigado por escrever. Em termos gerais, ainda é muito cedo para maiores preocupações. É hora de observação, direcionamento e estimulação. De fato, criança assistir passivamente, adulto assistir passivamente, é algo muito ruim para o desenvolvimento e para a saúde.
Pode ser que você tenha algum dado consistente que te fundamente a razão da escrita aqui. Se assim for, divida com um de nós, psicólogos, esse dado, ainda não descrito.
Nessa idade, com esses dados, não é recomendável que exponha sobre a criança, muito menos a própria criança a qualquer questionamento. O desenvolvimento, pelo descrito, está em adequação.
Acompanhemos a evolução.
Em caso de inquietação sua, esclareça suas dúvidas com um de nós, sem envolver a criança.]
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8602 respostas

2 JUN 2023

Ola,
Existe a comunicação verbal e a não verbal, também tem que se analisar o prejuízo, veja se seu filho aponta aos objetos que quer, se ele interage de alguma forma que possa mostrar o que quer ou que não quer.
Verificar um prejuízo de comunicação verbal na idade do seu filho ainda é muito cedo, além que tem que ser Verificado a cultura da família, se é um ambiente mais comunicativo, de interação, e o fato apresentado sobre a televisão pode ser um fator que prejudicou, mas tudo tem que ser analisado.
Indico mesmo com a escola, fazer com seu filho brincadeira bem lúdicas que possam estimular a fala junto com o contato visual do outro, no caso do familiar que brincar junto.

Para uma melhor investigação, estou a disposição.

Psicóloga Luciene Rusczaki

Luciene Martins Rusczaki Psicólogo em Guarapuava