Confusão de sentimentos e insegurança

Feita por >Zaza · 20 jan 2021 Coaching

Fui casada por 24 anos.
Ele sempre foi muito irritado,mal humorado. Vivi todos esses anos sendo agredida verbal,emocional e psicologicamente.
Até que pus fim no casamento.
Me relacionei com outro rapaz,ele era muito bom comigo,td q nao tive no meu ex casamento,tive com ele,mas do nada meu ex marido começou a me mandar zap e voltei com ele. Só que não deu certo,ele me humilha e joga as coisas na minha cara.
E que nao me perdoa.
So q fui morar com outra pessoa eu ja estava separada.
Agora meu ex namorado que deixei para vir ficar com o ex marido,me quer de volta.
Meu problema acho que é insegurança ou dinheiro mesmo sabe.
Pelo ex marido n tenho sentimentos,nao sei pq voltei.
Mas pelo outro tenho.
Estou confusa em relação a q fazer. Tenho depressão e baixa auto estima. Como pode me aconselhar? Preciso de ajuda .

A melhor resposta 2 FEV 2021

Bom dia Zaza!

A psicoterapia pode te auxiliar no seu autoconhecimento, manejo das emoções, a lidar com a ansiedade, depressão e medos, perceber as autossabotagens, conhecer seus valores e suas prioridades, trabalhar seu amor próprio, autovalorização, melhorar sua autoestima, esclarecer suas confusões, te auxiliará a construir mudanças/evoluções...

Se ficou com duvidas ou curiosa sobre algo, me chame! Ficarei feliz em ajuda-la!

Psicóloga Daniela Fernandes dos Santos - sigilo, confiabilidade, respeito, acolhimento e ética profissional.

Psicóloga Daniela Fernandes dos Santos Psicólogo em Rio do Sul

14 respostas

23 JAN 2021

Olá Zaza.
Procure perceber quem é você, o que quer, o que gosta de fazer, ser mais você mesma e não deixar de fazer algo por você porque alguém te desmotivou, ou disse que era desnecessário. As pessoas gostam de coisas diferentes e por isso muitas vezes não vê valor naquilo que você vê, então se você não sabe o que quer, qualquer um te desmotiva e tira você do foco.
Parece estranho o que escrevo, mas a insegurança te faz fazer coisas que não era de sua vontade, como voltar com o ex marido. Talvez isso ocorreu porque você não ouviu seu coração e sua vontade, e por outro lado ouviu a vontade de outra pessoa.
Cuidado com aqueles que tentam te manipular, a insegurança, e não saber o que quer, pode te levar para qualquer caminho.
Se está confusa sobre o que fazer, antes de tomar qualquer decisão procure ouvir seu coração, procure equilibrar razão e emoção para que sua decisão seja assertiva.
A ajuda de um psicólogo poderá te auxiliar na tomada de decisões.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 JAN 2021

Bem vindo Zaza! Quando nos percebemos em situações que não fazem sentido, o que pode ser feito é voltar o olhar para dentro de si. Escrever em busca de respostas, é por si só, um passo importante e fundamental na sua busca, que nos permite olhar a situação por uma outra perspectiva. Na sua fala "Tenho depressão e baixa auto estima" é o indício do caminho que deve percorrer. Auto conhecimento é uma palavra bonita mas demanda esforço e dedicação para realizar as mudanças necessárias, todavia, ao final do processo, ao se perceber segura das decisões e segura do controle da própria vida, verá que valeu a pena cada lágrima derramada. O Psicólogo vai mediar esse caminho em busca das respostas. A jornada é sua, as respostas estão em você e o objetivo é ser protagonista da sua própria história.
Abraço,
Aline Freitas
Psicóloga Clínica
CRP 05/63461

Aline Freitas Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

21 JAN 2021

O certo seria você começar a pensar nas suas prioridades, se é segurança financeira ou emocional, pelo jeito as duas coisas você nao consegue com o seu marido, avaliar se vale a pena continuar sendo humilhada por quais ganhos? Se coloque como prioridade e repense suas escolhas de forma consciente.

Gerson Sampaio Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

21 JAN 2021

Olá. Para que você tenha uma ajuda mais eficaz, seria interessante buscar psicoterapia individual.
Com relação à depressão, é importante fazer o acompanhamento necessário com o psiquiatra, para verificar o uso de alguma medicação, se preciso.
A baixa auto-estima geralmente é resultante da soma de várias experiências ruins que tivemos Por isso, na psicoterapia o profissional poderá te ajudar a se conhecer melhor, inclusive olhar para seus pontos positivos, e fortalecer sua auto-estima, para que você se proteja de eventuais relacionamentos abusivos. Só você é quem pode decidir se manterá o casamento, ou se buscará o ex-namorado ou até uma terceira opção. Mas para isso, é necessário entender suas necessidades dentro do relacionamento, seus limites e seus desejos.

Um abraço.
Marcela Marmentini, psicóloga
CRP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

21 JAN 2021

Zaza, veja que o problema está em ti...
Porque tem necessidade de estar conectada com este tipo de homens? Em confusão?
Nada resolve se antes não fizer um trabalho de Psicoterapia contigo mesmo para entender-se, conhecer-se.
Só depois estarás apta a fazer escolhas.
Claro que podes também decidir a não fazer, É UMA ESCOLHA, contudo, seus relacionamentos não vão dar certo sem antes se certificar, corrigir, mudar a ti mesma.

5817 respostas

21 JAN 2021

Olá Zaza! Grato por escrever. Sempre é importante, para que nós, psicólogos, ofereçamos respostas, sólidas, robustas, calcadas em fatos amparados pelos princípios científicos, que tenhamos acesso a informações profundas e detalhadas. Os textos nos indicam sinais para início de pesquisa.
Você passou pelo menos dez anos ponderando colocar fim no casamento; fez isso, mas após tempo bem menor concluiu que deveria voltar. Explica a volta como equivocada, atribuindo isso a insegurança e dinheiro.
Na verdade você está colocando a solução das dificuldades na outra pessoa, mas a solução precisa estar em você. Relacionamento exige administração, condução. O centro primordial no relacionamento, para cada pessoa, necessita ser ela mesma.
Sendo assim, será necessário você trabalhar a insegurança, antes de buscar trocas profundas e construtivas. Será importante você desenvolver o senso de que escolhas custam caro, mas precisam ser feitas.
Contate um de nós, psicólogos, venha passar por uma caminhada científica, com mente aberta, persistência e disciplina. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

21 JAN 2021

Olá! Talvez antes de se relacionar, você precise entrar em contato com seu mundo interno, se redescobrir fora do casamento, perceber e se perguntar que tipo de pessoa você deseja para estar ao seu lado como companheiro. Talvez as respostas não surgirão de imediato, mas aos poucos você irá conseguindo perceber isso e assim poder se relacionar novamente mais inteira.

Bianca Nascimento Psicóloga Psicólogo em Franca