Compulsão por masturbação?

Feita por >Lilbela · 17 mar 2017 Terapia sexual

Nunca sequer namorei, mas já faz mais de um ano que me masturbo com uma certa frequência. Não sinto vontade em locais com outras pessoas nem nada disso, apenas quando estou sozinha.

Na maioria das vezes estou com alguma tensão do dia a dia, e sinto a necessidade de fazer isso pois acabo relaxando. Mas as vezes sinto uma culpa.

É normal sentir essa necessidade quase todo dia? A partir de onde é compulsão?

A melhor resposta 17 MAR 2017

Lilbela, o que ocorre é que a masturbação é uma fonte de prazer, assim como o orgasmo é uma liberação da tensão e desse prazer acumulados gerando uma sensação de alívio e bem estar, pois são liberadas várias substâncias na corrente sanguínea que relaxam o corpo. Muitas vezes procurando fontes de prazer e nos focamos em uma quando as outras estão escassas. No seu caso é a masturbação, em outra pessoa pode ser o hábito de comer excessivamente, por exemplo. Se torna uma compulsão na medida que a pessoa faz isso com muita frequencia, há um desejo irresistível e o sujeito não tem controle. Talvez no seu caso não seja uma compulsão. Com relação ao sentimento de culpa isso pode ter relação com o que você aprendeu ou ouviu acerca de sexualidade dos seus pais, na igreja e na escola. Todos se masturbam, mas a masturbação é vista como errada quando praticada pelas mulheres. Não há nada de errado em manipular o próprio corpo, em descobrí-lo. Entretanto se você sentir que esse comportamento tem te atrapalhado, e que esse sentimento de culpa está incomodando muito sugiro que busque ajuda psicológica para trabalhar essas questões. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 MAR 2017

Digamos que para mulher vc está com uma libido muito presencial, geralmente o normal está em menor frequência. Você pode estar tendo como única valvula de escape e prazer a masturbação, cabe consultar um psicólogo para analisar e avaliar outras áreas de prazer dá sua vida.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

18 MAR 2017

Olá Lilbela!
Pelo seu pequeno relato não caracterizaria compulsão, e sim a busca por prazer e alívio de tensão.
A compulsão seria caracterizada por graus mais extremos onde você não conseguiria controlar seus impulsos implicando em prejuízos e até mesmo exaustão física pelo ato repetitivo.
Porém, é importante que você procure ajuda de um psicólogo para que possa compreender a razão de se sentir culpada ao sentir prazer, e se existe alguma dificuldade em manter relacionamentos pelo fato que mencionou de nunca ter namorado.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo