Comparação com as outras pessoas

Feita por >Carolina · 21 nov 2016 Psicologia clínica

Sou uma pessoa que compara muito as conquistas dos outros das comigo. E com isso acabo me colocando pra baixo por não ter conquistado certas coisas que desejo muito. Sou uma pessoa auto destrutiva?

A melhor resposta 21 NOV 2016

Ola Carolina!
Eu não colocaria como autodestrutiva mas pelo seu pequeno relato parece que você tem baixa autoestima, que a faz se comparar e sentir-se inferior aos outros.
É importante que você procure ajuda de um psicólogo para que seja possível investivar a natureza desta baixa autoestima, fortalecendo-se emocionalmente e se conhecendo melhor.
O processo irá otimizar o que você sente internamente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 NOV 2016

Oi Carolina comparar o melhor do outro com o seu pior nunca vai dar certo. Ao invés de focar sua atenção no outro e se detonar, pense nos seus desejos e planos e que ações serão necessárias para essa realização.
O processo terapêutico é muito bem vindo e tende a acelerar esse processo. Sucesso.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

27 NOV 2016

Carolina!!!
Acredite mais em si mesma, se comparar com outras pessoas na sua visão é medir-se por algum motivo. Sua insegurança te leva a usar essas ações, porque sentir-se inferior? Percebo alteração na sua autoestima, seria positivo trabalhar o seu emocional. Sugiro que procure psicoterapia,
Atenciosamente,
Psicóloga Celeste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

23 NOV 2016

Oi, Carolina.
Poderíamos colocar inúmeros rótulos ou nomeclaturas para o que você acabou de descrever, baseando-nos em diversas teorias da psicologia. E isso seria mais uma forma de se comparar ao restante das pessoas, concorda? Pois muitas pessoas poderiam ser consideradas autodestrutivas, com baixa autoestima, etc. Você seria simplesmente mais uma entre todas. E na realidade a sua história de vida é única e o que você está sentindo é genuinamente seu, e toda a particularidade seria desqualificada se colocarmos algum rótulo para o que você é. Portanto, a minha recomendação é que você procure entender mais amplamente o significado disso na sua vida. Dessa forma, você obterá possibilidades de mudar o que está vivendo, caso assim escolher. Isso pode ser feito com primor na psicoterapia com um profissional capacitado.
Boa reflexão e tudo de bom!
Abraço,
Marcos Faria - Psicólogo CRP 04/42469

Psicólogo Marcos Faria Psicólogo em Nova Lima

1 resposta

22 NOV 2016

Boa tarde Carolina, pelo seu relato percebo que você esta com baixa auto estima que não chega a ser autodestrutiva, quando você se compara tende a se sentir inferior, nesse momento é importante que você busque uma psicoterapia com abordagem TCC para fortalecer sua auto estima e seu Eu interior. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

22 NOV 2016

Bom dia Carolina,
Ficar se comparando aos outros nem sempre é uma boa ideia, afinal depende com quem você está se comparando. Se você olhar para cima os outros estarão sempre acima de você, mas se você olhar para baixo, você verá que não está tão ruim assim. De qualquer forma o melhor é você procurar ajuda de um psicólogo, se você não tem condições de pagar, procure os SPA das universidades. Eles disponibilizam vários serviços.
Boa sorte.
Maria da Conceição V. Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

22 NOV 2016

Olá Carolina, não consideraria autodestrutiva, mas talvez você ainda não descobriu a área de seu potencial para manter o foco nele e assim conseguir as conquistas um pouco mais fácil. Talvez o que esteja te pegando seja um sentimento de inferioridade, isso atrapalha muito para a sua vida fluir, pois precisamos estar concentrados e direcionados para conquistar objetivos. Umas pessoas tem mais facilidade que outras para o sucesso, pois as escolhas ao longo da vida são diferentes. Caso este sentimento seja constante procure um psicólogo para trabalhar isso! Boa sorte e foco!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba

48 respostas

22 NOV 2016

Oi Carolina.

O ser humano sempre procura referências para apoiar sua própria identidade, uma dessas formas é se comparar com as outras pessoas. Isso tende a ser inevitável. O problema é a derivação de pensamentos que podem ser autodepreciadores ou como vc mesma disse, que te entristece.
Faz necessário ajudar você a perceber e reconhecer suas potencialidades e qualidades para que diante das pessoas você não se sinta inferiorizada. É um caminho rumo ao autoconhecimento.

Fico à disposição.

Atenciosamente,

Marcelo Gonçalves

Marcelo Gonçalves Psicólogo em São Paulo

1 resposta