Como vencer a timidez?

Feita por >Renilda · 4 jul 2016 Timidez

Sou uma pessoa muito tímida. Não tenho amizades e sinto vergonha em falar em público. Fico nervosa, tremo. Isso atrapalha a minha vida e não sei o que fazer.

A melhor resposta 4 JUL 2016

Renilda, a timidez quando atrapalha sua rotina é um sintoma de uma fobia socila e de exagerada ansiedade, um psicólogo, principalmente cognitivo comportamental, vai lhe ajudar a trabalhar esta timidez de forma que você sinta-se mais segura a cada evento de ansiedade.
Espero ter auxiliado
Atenciosamente
Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

18 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

8 JUL 2016

Bom dia Renilda,
Parece que, mesmo sendo tímida, você teve uma coragem imensa de pedir ajuda para que se sinta mais à vontade em falar em público e em fazer os contatos importantes para sua vida.
Se vc já deu esse primeiro passo, que tal continuar a caminhar e procurar uma ajuda mais específica para o seu caso. Alguém que possa escutar realmente seus temores e possa, junto com você, encontrar o melhor jeito de atuar na vida social.
Um psicanalista pode auxiliar bastante, até para vc se sentir a vontade com ele ou ela, e a real causa desta timidez seja tratada com a devida atenção.
Boa sorte pra vc e parabéns pela coragem deste primeiro ato.
Soraya Magalhães

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

6 JUL 2016

Renilda, a timidez excessiva pode estar relacionada à fobia social que apresenta hipersensibilidade à crítica, auto-avaliações negativas, dificuldade em mostrar-se assertivo, pouca auto-estima e/ou sentimento de inferioridade. Com a psicoterapia cognitivo comportamental é possível vencer essa timidez.

Denise de Melo Peixoto Psicólogo em Recife

19 respostas

6 JUL 2016

Bom dia, Renilda. Faça uma terapia para poder trabalhar com a timidez. Um abraço
Léa

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

6 JUL 2016

Olá, Renilda!! Sim, sem dúvida atrapalha a sua vida pessoal, social e profissional. A psicoterapia Cognitivo Comportamental é muito eficaz no tratamento da timidez. A terapia irá ajudar você a se conhecer melhor, entender as crenças e pensamentos disfuncionais relacionados a sua timidez, também irá ajudar você aprender técnicas e ferramentas que irão ajudar você melhor lidar com sua timidez, desenvolvendo novas habilidades para superar a timidez.
Fico a disposição. Abraço,

Att: Psicóloga Marcia

Marcia Dal Piva Psicólogo em Chapecó

8 respostas

6 JUL 2016

Olá Renilda,
Existem vários fatores que explicam seus comportamentos, assim como, várias possibilidades para superá-los. O melhor caminho e desenvolver sua autoestima e fortalecer sua autoconfiança, o resto será superado facilmente.

Rangel Lima Psicólogo em Chapecó

3 respostas

6 JUL 2016

Renilda, esse fato está ligado a autoestima e autoafirmação. Você provavelmente se sente insegura e, por isso, não se sente bem nessas situações.
Vejo que é importante você trabalhar internamente, para construir a sua autoimagem de forma positiva e, assim, preparar-se para essas situações.
Pense nisso!
Espero ter contribuído com você.

Ane Cardinalli

Ane Cardinalli Psicólogo em Campinas

4 respostas

6 JUL 2016

ola renilda!!!! saudaçoes!!!! ninguem nasce timido.... a pessoa se torna timida....portanto isto pode e deve ser revertido,ok? procure um psicologo para te ajudar ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnoterapeuta

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

6 JUL 2016

Boa noite Renilda.
O tremor e o nervosismo provavelmente são oriundos de um alto nível de ansiedade, a ansiedade surge quando você esta diante de situações em que terá que dialogar com um desconhecido ou falar diante de várias pessoas.
Achar com exatidão a causa desta ansiedade, com tão poucas informações se torna quase impossível, porem algumas hipóteses podem ser levantadas.
È possível que sua auto-estima esteja baixa, gerando receio de falar algo que não acrescente nada, (ex : - é melhor não falar nada, porque não tenho nada a acrescentar, ou . – O que será que pensarão de mim se eu falar isso). Medo de mostrar quem você é, e não ser aceita.
A auto-estima baixa pode gerar também a falsa idéia de não ser capaz de realizar algo. Uma pessoa pode ser excelente oradora, sozinha dentro de seu quarto, com uma dicção perfeita, fala pausada e um ritmo harmônico, porém a mesma pessoa ao ter de falar em publico pode passar a acreditar que não é capaz.
Quando falamos estamos nos comunicando, ou seja, mostrando um pouco de nós (opiniões, ideologias, crenças) para o outro “ouvinte”, o receio do que, e como o outro vai acolher estas informações é que acaba por gerar, o medo e a insegurança.
Aprender a se valorizar mais, e entender que nossas opiniões “certas ou erradas ” tem a sua importância, é um bom começo para uma vida nova, buscar a ajuda de um Psicólogo pode lhe render um grande desenvolvimento emocional e afetivo, melhorando sua auto-estima e facilitando as relações interpessoais.

Thyago Rossini. .....Londrina PR

Psicólogo Thyago Henrique Costa Rossini Psicólogo em Londrina

4 respostas

6 JUL 2016

Olá, Renilda. boa noite. Gostaria de sugerir a terapia cognitiva comportamental, para que consiga lidar melhor com tal problema, no momento presente, de sofrimento. Existem dicas, sugestões e ferramentas que podem te auxiliar para o autoconhecimento, auto desenvolvimento, e treinamento para aquisição de um comportamento menos tímido, e com mais autoestima. Desejo melhoras e que receba a ajuda que precisa. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

6 JUL 2016

Renilda, vc já deu o primeiro passo de assumir à questão( que pode ter muitas bases/ origens) e a necessidade de ajuda profissional. Essa é sem dúvidas a melhor escolha à se fazer, Terapia, com um bom profissional. A Terapia te dará auto conhecimento, Assim,irá entender o porquê deste seu comportamento e possibilitar à mudança desejada.

Clinica Integração Psicólogo em Londrina

5 respostas

6 JUL 2016

Boa noite
Rendida este desafio ocorre com frequência, e muitas pessoas realmente perde muitas oportunidades. De qualquer maneira as pessoas acabam vencendo ou superando quando colocados em situações que a obriga a enfrentar. Como ter que expor trabalhos, falar com autoridade. Mas a pessoa acaba superando.. Claro que você não precisa passar por várias situações de exposição até superar a timidez. A psicoterapia será o melhor caminho para abreviar o sofrimento., porque vc poderá se conhecer melhor, ficar mais autoconfiante. Existem técnicas que poderá ajudá-la e superar. Procure apoio psicológico.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

5 JUL 2016

Renilda, a timidez geralmente é acompanhada por alto nível de ansiedade, essa ansiedade faz perder o controle do mundo externo. Por isso o medo de falar em público. Sugiro acompanhamento psicológico preferencialmente psicanalítico para entender a origem dessa timidez desde cedo. Mas, tenha certeza é possível vencer essa dificuldade com bom tratamento, esforço e interesse de se conhecer e permitir uma vida mais social.

Fernanda Moura Psicólogo em Suzano

11 respostas

5 JUL 2016

Olá Renilda. Primeiro é se conscientizar de que a timidez é uma forma de defesa, que protege a exposição de sentimentos. Antes de se livrar da timidez, procure saber o que você não pode expor. O que você rejeita tanto que acha que os outros também não vão gostar? Para saber sobre como começou isso e como sair desta defesa, a terapia é o caminho seguro para conseguir. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

5 JUL 2016

Olá, Renilda, boa tarde!
Sim, a timidez pode "atrapalhar" sua vida pessoal e profissional. Se isto já está começando a acontecer com você e sente-se triste e incomodada, buscar ajuda já é um primeiro passo, parabéns. Como a timidez pode estar relacionadas a fatores muito particulares de cada pessoa, não é possível dizer aqui, em poucas palavras, o que fazer. A psicoterapia pode ajuda-la a buscar os motivos, o autoconhecimento e, através de técnicas e exercícios, apoiá-la no desenvolvimento da sua segurança. Com o tempo, você vai conseguindo enfrentar suas dificuldades e melhorar seus relacionamentos. Um abraço!

Clarice Psicologia e Coaching Psicólogo em Niterói

9 respostas

5 JUL 2016

Sra Renilda, bom dia

a timidez pode ser uma fuga para enfrentar adversidades ou o medo de auto confrontar-se. procure uma terapia, será de grande ajuda!
grata
Dra. Gloria Libanio

Psicóloga Glória Libanio Psicólogo em Salvador

17 respostas

5 JUL 2016

Bom dia. Faça uma boa terapia p saber o que é, e cuidar. Entre em contato e sgende uma sessão.

Andressa Guerreiro Psicólogo em Manaus

1 resposta

5 JUL 2016

Boa noite Renilda.
Muitas vezes essa timidez pode ser o medo de ser corrigida ou criticada em público , ou de não se sair tão bem quanto se deseja. Seja lá onde é como for o tímido é alguém que guarda os seus propósitos só para si tb.
Busque uma psicoterapia para trabalhar todos os problemas que envolvem essa timidez.
Boa sorte.

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

5 JUL 2016

Renilda, a timidez é uma das consequências de uma pessoa que possui pouca segurança em si, da qual possivelmente tem uma auto estima baixa, valoriza-se pouco entre diversas outras questões que a levam a ter comportamentos que acabam lhe prejudicando. Conhecer-se melhor, compreender porque se construiu dessa forma e como mudar o que deseja, é algo que você pode encontrar realizando uma terapia. Espero que busque por ajuda e possa progredir em sua vida!

Bruna Bonezzi Psicólogo em Maringá

9 respostas

5 JUL 2016

Renilda
A externalização dos sentimentos é necessária. Identificar os sentimentos e dar nome a eles, expressando a emoção e os sentimentos. Será importante mesmo a busca de um profissional que lhe dê suporte e trabalhe o medo de se colocar, de se expressar e que você no individual possa conseguir falar de você. O objetivo é conhecer -se melhor e conseguir verbalizar. Colocar em palavras o sentimentos com o objetivo de diminuir o seu medo e colocá-lo sob controle. Você dominando os medos e não os medos te dominando. Com a ajuda do psicólogo cognitivo lhe será fundamental.

Consultório de Psicologia Nilcéia Besse Psicólogo em São Bernardo do Campo

10 respostas

4 JUL 2016

Olá Renilda!
A timidez pode atrapalhar muito os aspectos da vida social realmente.
Se tiver disponibilidade procure a ajuda de um psicólogo - o processo de psicoterapia poderá lhe ajudar em seu auto conhecimento, favorecendo sua segurança e auto estima que lhe trará muitos benefícios neste aspecto.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

4 JUL 2016

Olá Renilda:
Percebo em sua carta que você quer muito entender o que se passa com você diante das pessoas. Me parece que você não se sente segura para se mostrar como é para as pessoas e aí se fecha em seu mundo. Busque uma ajuda psicológica para você se fortalecer e estabelecer vínculos afetivos.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu