Como ter autoestima se me sinto um lixo?

Feita por >Mirele Dos Santos Lessa · 16 mar 2021 Autoestima

Me sinto cada dia mais Horrivel, nao consigo nem me olhar no espelho ultimamente... Muitas vezes eu tento ate ver algo bonito em mim, mas é dificil, pois tenho o sorriso muito feio eu tenho diastema que por sinal é muito grande e sofro bullying direto por conta disso, muitos apelidos como ( bob esponja e muitos outros), e nem condicoes de arrumar eles eu tenho entao pra mim e uma tortura. Não tenho vontade de mais nada, fico o dia todo deitada vendo tudo em minha Volta passar, nao tenho mais vontade nemhuma de viver...

A melhor resposta 18 MAR 2021

Oi Mirele, boa tarde!
Quando nossa autoestima encontra-se elevada, não há bullying que nos afete, pois a autoestima elevada, nos garante autoconfiança e autosegurança, ainda que não gostemos de algumas características em nós, pois elas fazem parte do todo que somos.

A autoestima influencia diretamente nossos pensamentos, emoções e comportamentos, sendo reveladas nos acontecimentos sociais e emocionais. Ela, compõe nossa maneira de ser e as idéias sobre nós e os outros.

Dessa forma, a fim de resgatar seus verdadeiros valores e reafirmar sua pesonalidade, sugiro que busque ajuda de um terapeuta, para se reencontrar através do autoconhecimento.

Possuímos aspectos que apreciamos e outros que não agradamos, nossa identidade é composta por esses elementos. Entretanto, saiba que todos nós possuímos valores significativos que fortalecem nosso amor próprio, e você não é diferente, só precisa se tornar consciente das partes positivas em si.

Portanto, acredite na sua capacidade de encontrar a leveza em seus movimentos e de reaprender a amar a vida.

Ana Maria Maciel Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

6 respostas

18 MAR 2021

Bom dia Mirele!

O sentimento que descreve, de ver "tudo a sua volta passar", é um sinal preocupante e, ainda mais, quando você afirma que isso tem sido recorrente para você. Se isso não for trabalhado agora, nesse momento, por um profissional capacitado, mais tarde isso pode se avolumar e se tornar algo ainda muito maior, que pode, sem sombra de dúvidas, causar muitos atrasos e percalços em suas relações interpessoais, familiares e afetivas, e na sua vida como um todo. Um acompanhamento psicológico é super indicado para você nesse momento, para que possa sedimentar e solidificar uma auto imagem mais adequada para si próprio, e que possa te impulsionar a lutar pelos seus sonhos e objetivos ao longo da vida. Investir em desenvolvimento pessoal é um caminho que sempre tratará ótimos retornos para você a médio e longo prazo. Não deixe de buscar ajuda adequada nesse momento. Estou disponível para sessões de terapia on-line, se desejar. Espero ter te ajudado, e tenha animo, pois com certeza você é capa de realizar tudo o que deseja em sua vida.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 MAR 2021

Olá Mirele, sinto muito por estar se sentindo assim tão mal consigo mesma, seria muito importante você fazer terapia, melhorar sua autoestima e autoimagem vão te fortalecer para superar os desafios do dia-a-dia.

Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

17 MAR 2021

Olá Mirele, que bom que escreveste, já que tem te causado sofrimento, infelizmente não consigo te dar uma resposta diretiva, a autoestima é algo construído ao longo da vida e é um processo para conquistá-la, mas saiba que em você existe potencialidades que podem ser trabalhadas e consequentemente melhorar não só a sua auto estima, mas também a autoconfiança, os relacionamentos interpessoais e outros aspectos que assim desejar. Me preocupo quanto tu falas que não tem vontade de mais nada, mas entenda que o primeiro passo é pedir ajuda, o que você já iniciou aqui, continue e procure profissionais que ajudem a passar por esse momento. Me coloco a disposição para demais dúvidas, espero que fiques bem.

Abraços

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

17 MAR 2021

Olá Mirele! Grato por citar. Precisaremos te conhecer mais. Ainda não temos a tua idade. "Vão se os dedos, mas preserva-se as mãos."
Perceba que nossa concepção de belo e feio modifica-se muito com a vida, que com o amadurecimento vamos descobrindo que há muitos fatores que compõem a nossa beleza. Descobrimos também que o que é feio para um, se faz bonito para outro. Você tem dentes, mas tem orelha, nariz, boca, braço, perna, inteligência, sensibilidade, etc. Vamos olhar para a tua completude.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós, e tenha uma conversa mais aprofundada.
Estarei disposto a ponderar com você caminhos.
Aguardaremos teu contato.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

17 MAR 2021

Oi Mirele, a autoestima não é algo que se tem ou que se consegue de uma hora para outra. Com o apoio profissional adequado você pode começar a construir ferramentas para te ajudar neste processo.

Todo mundo tem algo para oferecer ao mundo, inclusive você! E lembre que você não é o que falam de você.

Gabriela Strauch Psicólogo em Lauro de Freitas

3 respostas

17 MAR 2021

Olá Mirele, imagino o quão difícil esteja sendo para você. Penso que buscar apoio psicológico iria te ajudar bastante. Na terapia você iria se fortalecer e não de deixar afetar pelos comentários das outras pessoas.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul