Como superar um amor não correspondido?

Feita por >Pedro · 22 ago 2016 Orientação sexual

Olá. Sou gay assumido para pouquíssimos e ano passado eu estava apaixonado por um garoto da escola. Eu fiz até uma poesia pra ele e entreguei (morrendo de medo). Ele entendeu meu lado, mas deixou bem claro que era hétero. Ele em nenhum momento me tratou mal, mas me evitou muito. Infelizmente saí da escola. Só que de uns tempos para cá eu não consigo parar de pensar nele. Ainda continuo chorando muito, sofrendo muito. Nunca mais o vi e desde o ano passado e descobri que recentemente ele começou a namorar. Estou arrasado. Eu só queria o amor, o carinho e a proteção dele. Pena que nunca terei. Como superar essa tormenta?

A melhor resposta 24 AGO 2016

Prezado Pedro, boa tarde.
Um amor não correspondido, ou a perda deste amor, pode ser também compreendido como um processo de luto. Ele não é fácil, pode não ser prazeroso, mas ele também é importante. Pode ser a sinalização de que algo foi importante e significativo e como tal que se perdeu, advém com este sentimento de tristeza, de angústia e como você mesmo atribuiu de sofrimento. Quando você sinaliza que não para de pensar nele, é que ele pode continuar a ser o seu centro de investimento devido a carga afetiva (de relação) que foi criada. Porém, o direcionamento deste mesmo investimento a outros objetos (da vida em geral, amigos, família, jogos, esportes, estudos e etc) ocorrerá de acordo com o seu próprio movimento. Algumas ressalvas são as de que se esses pensamentos se encontram invasivos (isto é, eles surgem de tal forma que você não consegue viver, trabalhar e/ou se relacionar). Se existirem grandes dificuldades de reinvestimento, indicaria sim um processo psicoterapêutico. Pois ele te ajudaria, inclusive, em outras questões, como exemplo do ser e se compreender gay (a identidade), as relações interpessoais e interfamiliares, entre outros.
Espero ter contribuído e desde já fico disponível.
Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

24 AGO 2016

Um caso muito comum é precisamente quando alguém se apaixona por um amigo próximo ou alguém que conhece recentemente. Muitas vezes há uma forte tendência para o isolamento e para a depressão que se revela num estilo de vida apático e sem movimento. Declarou-se ao seu amigo e ele não corresponde o sentimento, é muito importante ultrapassar a negação. Todos sabemos o quanto é difícil lidar com uma relação que falhou e na qual depositamos tantas esperanças ao longo do tempo, mas a vida continua e também a sua deve continuar e conseguir esquecer e abrir o seu coração a uma nova relação, sou psicóloga com abordagem em Terapia Cognitivo Comportamental, se precisar entre em contato comigo.
Abraços

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

23 AGO 2016

Olá, Pedro, conquistar alguém não é fácil. Mas se a pessoa já sinalizou que não quer, você deve se desligar e focar sua atenção em outra. Porque enquanto está focando na pessoa A, pode está perdendo a oportunidade de corresponder a atenção que B estaria lhe emitindo. E levar um fora nos ajuda a valorizar quando encontramos quem realmente goste de nós. Boa sorte.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

23 AGO 2016

Oi Pedro seria muito bom que vc não se colocasse tão vulnerável, nessas situacaoes , as relacaoes são vias de mão dupla ! Se conhecer é saber o que dar e esperar é algo que pode te proteger muito , e ao mesmo tempo refortalecer ! Confiar em quem vc é e suas qualidades lhe darão tranquilidade para superar e encontrar alguém bacana e disponível para vc ! Fique bem abraços Renata

Clínica Arapanes Psicólogo em São Paulo

14 respostas

23 AGO 2016

Olá Pedro!
Se tiver disponibilidade procure ajuda de um psicólogo para que possa se fortalecer emocionalmente e seja possível elaborar este grande amor que não houve possibilidade de ser vivido.
Imagino que seu sofrimento deve ser muito intenso e compartilha-lo com alguém não só poderá ajudar como será fundamental para que cuide de si prevenindo graus mais elevados de tristeza e sofrimento, como a depressão.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 AGO 2016

Olá, Pedro.
Acredito que a primeira coisa a ser feita é trabalhar a sua auto-estima, permitindo que você tenha um espaço seguro para falar sobre seus sentimentos, sem censura. Fazer terapia te dará a oportunidade de se conhecer melhor e será esse espaço. Se fortalecendo, você dará a si mesmo a oportunidade de se abrir para o amor é para o mundo. Boa sorte.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza