Como superar rancor do enteado?

Feita por >Cinthia · 28 jun 2022 Terapia familiar

Meu noivo tem um filho socioafetivo que convive com ele direto,mas pensem nunha crianca mimada e pirracenta....Alem de fazer chantagem emocional com meu noivo.... Fora a mae que é extremamente folgada e desequilíbrada ... Meu noivo pretende registrar a crianca ....Faco bem em teeminar a relação

A melhor resposta 8 JUL 2022

Olá Cintia.
Em qualquer relação há necessidade de ponderar as relações afetivas do cônjuge, seja com os filhos dele, seja com os pais e amigos. Se você não consegue lidar com esta criança, te pergunto: será que consegue lidar com estas outras relações afetivas dele?
O enfrentamento das situações problemas é que ajuda o ser humano a evoluir e crescer emocionalmente.
Também é necessário saber o que você quer e pode suportar em sua vida. Será que você quer um relacionamento que venha com filhos? Será que você quer aprender a lidar com isso?
Espero que estas perguntas te ajude a tomar a decisão certa.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 JUL 2022

Cintia . Se vc já n se sente bem no início da relação nao vejo sentido continuar.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

29 JUN 2022

Cinthia, crianças são sempre parte da família que demandam trabalho e atenção, se seu noivo pretende registrar essa criança ela fará parte da sua família, uma vez que pretende manter sua relação com ele, a partir disso a convivência com a criança será uma rotina por isso deve pensar no que realmente deseja em relação a família relacionamento e tudo o que diga respeito a sua união com ele.

Aluanda Nabuco de Oliveira Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

29 JUN 2022

Olá Cinthia.
Lidar com crianças birrentas e pirracentas exige treinamento assertivo da parte dos pais e cuidadores. Acredito que a terapia sistêmica familiar ou a TCC - Terapia Cognitiva Comportamental poderá ajudá-los nessas questões familiares e de casal. Antes de assumir compromisso à longo prazo você precisa saber o que espera de um relacionamento familiar no futuro e ao saber as respostas sobre o que quer referentes à sua profissão, finanças, vida familiar, estudos, lazer, vida social, espiritualidade poderá num diálogo franco tentar ver se há afinidades com os projetos do seu noivo para que sigam em concordância um projeto de vida familiar que envolve todas essas áreas. Verificando que há interesse das partes em investir no desenvolvimento de habilidades Assertivas Comportamentais, fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 JUN 2022

Bom dia, Cinthia,
Pelo que parece, você está no meio de uma relação incerta e mal resolvida entre seu noivo, a mãe e a criança.
O que eu te recomendaria fazer é refletir no SEU papel nesta relação. Primeiramente, como VOCÊ se sente no meio desta "família"?
Então, conversar com seu noivo sobre como se sente. Este "rancor" de enteado é muito comum. Lembre-se que as crianças não têm a maturidade emocional para lidar com os próprios sentimentos como o adulto, e aos seus olhos, tudo que fuja à rotina será uma "ameaça".
A Psicoterapia Breve pode ajudá-la a lidar melhor com estas questões, entender seus sentimentos e lidar com seu papel nesta família.
Se quiser conversar melhor sobre esta questão, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

29 JUN 2022

Olá Cinthia! Obrigado por citar. Você falou do filho do noivo, falou da mãe do noivo. Não falou do contexto da história entre você e seu noivo. Com esses dados não temos como ponderar com consistência. Pelo jeito de escrever, provavelmente será recomendável que você passe por uma consulta de forma profissional, com um psicólogo.
Ficar noivo implica um passo além dos namoros; terminar noivados por questões de terceiros, envolve algo externo, que não contempla a essência da convivência entre você e seu noivo.
Vamos amadurecer reflexões?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras; a maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "lideres religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas.
Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações assim como, elimine criadouros de mosquitos.

8602 respostas

29 JUN 2022

Olá Cinthia, entendo sua situação e em relação a terminar ou não a relação é uma decisão muito difícil em que vc deve pesar os prós e os contras, busque ajuda de um psicólogo para te ajudar a avaliar essa possibilidade! Agora, em relação a criança estar com esses problemas comportamentais, a terapia também pode ajudar, não só a ele, mas a vocês em como lidar com ele e mudar essa situação!

Mylena Paretes Psicóloga Psicólogo em Nova Friburgo

2 respostas

29 JUN 2022

Boa noite Cinthia
O que importa mais para tomar a decisão em terminar a relação ou não é entender e reconhecer o comportamento do teu noivo frente as situações.
Se se sentir que ele está atrapalhado para conseguir resolver estas questões o melhor seria conversar abertamente sobre os teus sentimentos.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre