Como ser mais eloquente?

Feita por >Clarice · 24 abr 2017 Habilidades sociais

Sinto muita dificuldade para me expressar, interagir e fazer amigos. Não me considero uma pessoa tímida, mas estou ficando preocupada com minha insegurança e dificuldade para falar. Quase sempre, não tenho nada interessante a acrescentar, por isso prefiro ouvir, o que deve afastar possíveis amigos. Até com meu marido tenho falado pouco. Só consigo ficar mais falante ou divertida quando bebo.

A melhor resposta 26 ABR 2017

Olá Clarice, é preciso trabalhar esta ansiedade e essa autocobrança de não poder falhar ou errar em ambientes sociais com sessões psicológicas. Que tal se você procurar um psicólogo em sua cidade para trabalhar essas e outras demandas da sua vida e resgatar a sua autoconfiança? Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

25 ABR 2017

Olá Clarice!
Tive a impressão, ao ler sua questão, que existe um medo muito grande em não ser aceita pelo outro e, portanto, um desejo em ser aceita, já que o medo revela um desejo. O medo de o outro a achar "desinteressante" a faz calar, não se expor. Imagino a angústia que você sente quando exposta a essas situações.
Poder fazer uma análise/psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o porquê se sente assim; a buscar em sua história de vida episódios em que se sentiu assim ou de maneira muito parecida; a elaborar essas questões e sentimentos e a encontrar e adquirir recursos internos para lidar com o que a faz sofrer. Te possibilitará viver com mais qualidade suas relações, podendo ser você mesma e estando segura e apropriada disso!
Estou à disposição caso se interesse em experienciar uma sessão para que possamos nos conhecer.
Um abraço.
Monique Carvalho

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo

46 respostas

25 ABR 2017

Oi Clarice!

Achei muito interessante seu relato!
Você diz que se percebe mais falante quando bebe. Sabe porque? O álcool atua diminuindo a censura!! Por isso se sente mais livre.
Um bom começo para refletir sobre o que você se censura? Será uma autocritica severa a respeito de você mesma? O que você pensa sobre você? Talvez esteja aí uma dica pra você começar a compreender o que acontece aí dentro!!!
Boa sorte
Beijos
Erica Taylor
Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

25 ABR 2017

Olá Clarice!
A segurança e desenvolvimento da habilidade da expressão podem ser trabalhadas com riqueza em psicoterapia.
O processo pode proporcionar inúmeros benefícios nesse sentido.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

25 ABR 2017

Clarisse, segundo o relato, vc não se percebe tímida, mas vem percebendo que gradativamente vem se sentindo insegura e menos auto confiante. Pelo que relatas, por se tratar de situações de mudanças recentes de comportamento e humor, seria interesse buscar ajuda de um profissional de psicologia, que te ajude a entender as mudanças na sua vida que podem ter interferido na sua auto confiança, estima, segurança e investigar um possível início de quadro depressivo. Tudo isso são inferências a partir da leitura do relato. Um atendimento pessoal seria o mais adequado para que o auxílio e indicação possam ser mais efetivos.
Abraços, e a sua disposição.
Ana Isasmendi

Ana Lucia Isasmendi Psicólogo em Porto Alegre

11 respostas

24 ABR 2017

Clarice talvez o problema seja uma auto crítica excessiva. No seu breve relato você se desmereceu diversas vezes. Inclusive, quando supôs o pensamento dos outros (seu marido, possíveis amigos) sobre você. Embora o uso de bebida alcoólica te deixe mais relaxada, essa não é a forma ideal de lidar com essa questão. Procure um psicólogo para falar sobre suas inseguranças e dificuldades. Acredito que a psicoterapia te ajudará a superar essa rigidez consigo mesma, trazendo mais confiança e tranquilidade para suas relações. Espero ter ajudado.
Cibele Mello

Cibele Mello Psicólogo em São Paulo