Como se curar de uma decepção?

Feita por >Jenni · 4 mar 2023 Abordagem psicológica

Sou casada a 11 anos, no início meu marido era usuário de maconha, durante os 5 primeiros anos depois entramos para igreja e ele parou com tudo , depois disso nossa vida mudou completamente nosso casamento estava maravilhoso posso dizer até perfeito , em fevereiro de 2022 resolvemos ter outro filho engravidei e com isso deixamos um pouco a igreja de lado pois eu passava muito mal , ele começou sair muito de casa coisa que não fazia antes até que teve que ir viajar trabalho e ficar 1 semana lá, quando ele voltou senti um cheiro da maconha nas coisas dele e botei ele contra parede ele acabou falando que voltou a fumar , aquilo ali acabou comigo de uma maneira que eu nem sei explicar eu gravida de 8 meses fiquei dias so chorando e ele dizendo que eu estava fazendo drama porque nada ia mudar , mais mudou agora ele só vive na rua e eu em casa com um bebê de 2 meses e o outro de 10 anos , quando eu falo nesse assunto parece que tem alguém apertando minha garganta querendo me matar eu não quero mais sentir isso como me curar ?

A melhor resposta 8 MAR 2023

Não é possível se curar de uma decepção. A decepção não é uma doença, ela faz parte da vida, ainda que doa imensamente. Sinto muito pelo sofrimento que está passando nesse momento delicado que é a expectativa pela vinda de uma nova criança. O que é possível é você crescer a partir disso e aí vai parecer até que a decepção diminuiu de tamanho. Não é a decepção que vai ser curada, mas o que você vai fazer com isso, com essa experiência, é isso que te fortalecerá. É importante ter uma conversa honesta e amorosa com seu marido, deixando claro como o comportamento dele faz você se sentir, inclusive também, como o comportamento dele de falar que você está fazendo drama faz você se sentir. Fundamental você compreender suas emoções e acolhê-las. Paralelamente a isso é importante você fazer uma reflexão consigo do que é tolerável e do que é inaceitável para você. Não é possível mudar o comportamento do outro, mesmo que o coloque na parede. Ele mudará se fizer sentido para ele e se ele conseguir dar conta disso. É preciso também que ele veja o quanto o que ele faz te afeta, e o que ele está fazendo com isso e se isso está bom ou não para você.

Larissa Ramalho Flor Psicólogo em Curitiba

7 respostas

7 MAR 2023

De onde surgem as decepções e por que elas sempre vêm de onde menos esperamos;
As decepções fazem parte da vida e é preciso aprender a lidar com ela, porem as vezes são tão sérias que chegam a desequilibrar a pessoa emocionalmente, sendo necessaro, nesse caso, contar coma ajuda de um psicólogo.
O melhor é tentar fazer da decepção um fator que motive alguma ação que permita crescer, questionar e encarar a realidade, se perguntar se vale a pena permanecer na relação, conviver com a pessoa que nos causou decepção.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

6 MAR 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então é só você agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 MAR 2023

Oi Jenni
Voce precisa dialogar seriamente com o seu marido e ver se ele está disposto a mudar de vida ou se vai continuar dependente da maconha. Ele voltou a fazer uso dela porque não se curou... a igreja conseguiu segurar, mas se ele não se curar, vai voltar a fumar ou a maconha ou outra coisa pior... Só a Psicoterapia pode curar ele, se ele estiver disposto. Precisa chegar à causa que leva ele a fazer uso da maconha.
Enquanto casal, precisam expressar sentimentos, serem verdadeiros um com o outro... talvez este seja o grande remédio para a cura dele. Proponha fazerem Terapia de Casal; ele vai se defender dizendo que não precisa; aí entra a tua postura como esposa...
Isso te satisfaz? É isso que voce quer para voce e seus filhos?
Se ele não muda, voce pode mudar e buscar a qualidade de vida que quer para si mesma e seus filhos.

Abraços

5817 respostas

5 MAR 2023

Olá Jenni! Obrigado por escrever. A história da vida de todos nós, e acompanhada de muitas e repetitivas decepções, pois também temos muitas e ambiciosas expectativas. O caso específico do uso de maconha, sendo somente maconha, tendo ele ficado cinco anos sem usar, poderá, precisará, deverá ser revertido. Acontece que será preciso agir com ternura e com firmeza ao mesmo tempo. Que maconha não dá futuro para ninguém, todos sabemos. Certamente, para que aconteça futuro estável, promissor, ele precisará interromper o uso da droga.
A questão será o grau de força, luta e disposição dele.
Divida a reflexão com pessoas de profunda confiança, se possível com um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8602 respostas

5 MAR 2023

Nós nós decepcionamos porque esperamos muito do outro, criamos muitas expectativas.
Primeiro passo pra iniciar a dor da decepção é vendo o seu valor, valorize cada conquista que VOCÊ obteve e veja o quão forte você é, apesar de tudo.
A gente não consegue se curar no mesmo ambiente que adoece. A ferida nunca irá fechar dessa forma, pelo contrário, cada dia mais vai incomodar.
Tente se fortalecer e encarar a situação como aprendizado para se erguer, a vida é muito maravilhosa pra ficarmos presas as dores que nos causaram, a vida é maior que isso.

Joyce Soares de Araújo da cruz Psicólogo em Camaragibe