Como saber quem sou eu de verdade?

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 12 dez 2017 Psicologia clínica

Olá como faço pra saber quem sou de verdade pois cada hora me sinto uma pessoa diferente tenho muitas dúvidas sobre isso nao sei se isso acontece so comigo gostaria de saber como eu faço para saber na verdade quem sou eu?

A melhor resposta 12 DEZ 2017

Olá Anna Paula, existem inúmeros fatores que podem estar contribuindo para que você se sinta assim. No seu relato não há informações quanto a idade, mas existem fases de transição ao longo de nossas vidas em que buscamos nos descobrir ou nos redescobrir. Entre a infância e a adolescência, há grandes mudanças físicas, psicológicas, cognitivas, sociais. Ou seja, as pessoas estão começando a te ver de outra forma e, consequentemente, você passa a repensar o sentido que dava para si mesma e busca um novo, que se adeque melhor às suas novas condições. Este é apenas um exemplo, existem diversas outras fases de transição que geram conflito e requerem mudança, como da adolescência para a fase adulta e da fase adulta para a terceira idade. Podem ser outros fatores como um término de relacionamento, a perda de um ente querido, ou então um momento de reflexão. Enfim, o ideal seria procurar atendimento psicológico a fim de identificar o que está te angustiando e aprender como lidar com essas questões.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri

27 respostas

14 DEZ 2017

Boa noite, Anna Paula!
O auto- conhecimento de fato é muito importante para que tenhamos melhores condições de direcionarmos nossas vidas. No seu relato, você diz não saber quem é você, mas não se angustie por isso, pois há fases da vida em que nos questionamos mais, sentimos necessidade de respostas sobre questões que não conseguimos elaborar, e somente procurando ajuda, nos sentimos mais tranquilos e seguros...fale com um psicólogo.
Fique bem!
Maria Lúcia

LC Terapias Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

14 DEZ 2017

Essa é uma das perguntas existências que nos atravessa durante a vida de todos. Mas a partir dela, qual o seu sofrimento? Terapia também vai ajudar nesse autoconhecimento e encontro pessoal.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

13 DEZ 2017

Olá ! Uma coisa importante é perceber se a confusão em não saber quem você é de verdade não está vinculado a acreditar demais na opinião dos outros sobre você mesmo! Prestando atenção nisso você poderá perceber o que de fato você tem sido !

Psicóloga Eva Karine Psicólogo em Caruaru

27 respostas

13 DEZ 2017

Olá, Anna Paula, que idade você tem? Dependendo da nossa faixa etária, fazemos muitos questionamentos, principalmente na adolescência quando estamos em uma fase de transição nem criança , nem adulto que seria normal haver este conflito. Mas se essa indecisão está afetando o teu dia a dia, no trabalho, na escola, na família seria bom procurar um psicólogo para te ajudar a procurar respostas para a tua vida.

Elza Barros Psicólogo em Pelotas

70 respostas

13 DEZ 2017

Anna, você se sente assim devido a que? Mudanças de humor, de atitudes, de opiniões? Os comportamentos sempre tem reflexos naquilo que pensamos, sentimos, nas experiências que vivemos. Talvez inclusive você saiba quem é, mas tenha receio de ser essa pessoa. Recomendo que faça psicoterapia, que pode deixar isso mais claro para você. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

13 DEZ 2017

Olá Anna Paula!
Não é incomum sentir-se assim, pois somos seres humanos de possibilidades e a partir do momento em que você está aberta as mesmas tende se portar de forma diferente diante das diferentes situações. Porém, caso isso esteja-a afetando e a prejudicando é importante que busque o autoconhecimento através da terapia.

Letycia Pinheiro Psicólogo em Caruaru

10 respostas

13 DEZ 2017

Bom dia, Anna Paula! Saber quem você é de verdade ou ter mais auto conhecimento é uma das metas da psicoterapia. Recomendo que você comece um atendimento psicológico para se conhecer melhor e descobrir quem você é. Estou a disposição para ajudá-la nesse processo, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

13 DEZ 2017

Oi Anna! Quem faz sentido é soldado, sabia? O fato de vc sentir-se diferente não quer se traduz necessariamente que vc tem uma afecção psíquica mas só o fato de se incomodar com esse aspecto já demanda uma atenção maior. Olhar pra dentro de si é o caminho certo pra achar a resposta! Que tal buscar auxílio de um psicólogo?

Miler Silva Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

40 respostas

13 DEZ 2017

Olá, Anna Paula.
Ao longo da nossa vida nos construirmos e desconstruímos como pessoa, constantemente. É natural do ser humano ser dinâmico assim. Porém, algumas vezes isso pode parecer não caminhar no curso natural e me parece que é por ai que você sente essa sua questão.
Dessa forma, é interessante que você possa buscar ajuda profissional para que juntos vocês possam clarear esse caminho no qual você caminha e buscar seu autoconhecimento, o psicólogo é o profissional mais indicado para lhe auxiliar, pois a partir da sua demanda ele pode construir junto com você questionamentos, reflexões, orientações e até soluções para essas suas angústias.

Espero ter lhe auxiliado e me coloco a disposição para esclarecer alguma dúvida!

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza