Como revelar nosso lado obscuro sem chocar as pessoas?

Feita por >Laís · 28 nov 2021 Psicologia clínica

Eu desejo a morte da minha avó pq ela dá muito trabalho, ela mora comigo a 4 anos e eu não aguento mais. Será que vou ter remorso quando ela morrer? Muitas vezes finjo ser boa só para as pessoas gostarem de mim. Como eu posso demonstrar que ñ sou tão boazinha sem as pessoas se chocarem?

A melhor resposta 30 NOV 2021

Olá! Se está cansada peça ajuda de outras pessoas. Ela é somente resposabilidade sua? Não tem outras pessoas que possam te ajudar com os cuidados dela?
Talvez por demostrar que é boazinha para as pessoas gostarem de você, não consiga pedir ajuda ou falar o quanto esteja sendo difícil toda essa situação. Em vez de continuar agindo assim, peça ajuda.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

1 DEZ 2021

Olá Laís! Grato por citar. Certamente todos temos nossos lados obscuros. Precisamos ter pessoas, espaços e relações de confiança, para que possamos ponderar sobre eles.
Uma coisa é a questão teórica, outra coisa é a prática. Claro que precisamos que sua avó tenha vida digna, da melhor qualidade possível, assim como você. Por isso é preciso conversar e construir saídas que sejam boas para ambas.
Certamente a tua avó também, com todos nós, apresenta seu lado obscuro. Ao longo a vida, ele teve que construir formas de lidar com ele. Você também construirá formas de lidar com esse lado obscuro.
Esses lados, somente devem ser comentados com pessoas de profunda confiança ou com o psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, Ciência! - Evitemos atores travestidos de religiosos, opositores do conhecimento).

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

1 DEZ 2021

Laís... O que é ser "bom"? Por que você haveria de ser uma pessoa "obscura" por desejar uma vida com um contexto mais tranquilo, onde você não precise lidar com uma situação que te traz infelicidade? Eu tenho certeza que não está sendo fácil para você lidar com essa responsabilidade. Todos nós nos sentimos constantemente pressionados por esses valores e conceitos morais do que é bom e ruim, e isso nos afasta de nos permitir ser sinceros com nós mesmos, de nos permitir sentir aquilo que sentimos sem culpa. Sentimos a obrigação de amar todos os membros da nossa família, de ser sempre benevolentes, prestativos, generosos, de cumprir esse papel de perfeição que, na realidade, não existe. Todos fingimos ser "bons" só para agradar. Meu conselho, é que, em primeiro lugar, você não precisa revelar tudo que passa na sua cabeça para todo mundo, pois de fato nem todo mundo vai conseguir compreender, e saber manejar o que compartilhar e o que guardar para si é um mecanismo natural que todos devemos aprender. Em segundo, livre-se da culpa de ser quem você é. Apenas seja, pois todos estamos em construção.

Bê Araujo Psicólogo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

29 NOV 2021

Oi Laís,
Por uma razão ou outra, tu avós está dependendo de ti... mas, o que isto significa?
Qual o desafio que ela está te impondo? E voce não está percebendo?
Cuidar da avó naõ significa voce rejeitar a ti mesma, você renunciar a vida tua, se frustrar.
Nm ela quer isso. Através e apesar desse cuidado, voce pode e deve ser feliz, realizar a ti mesma.
Talvez isso seja apenas a vida querendo que voce aprenda a cuidar se di, de realizar a tua vida;
Talvez a vida entendeu que voce esta muito folgada e te colocou a avó para cuidar, para te desafiar se, apesar disso, saber realizar-se na vida. Isto é uma construção própria e não são as dificuldades externas que nos impedem disso.
Tão logo compreenda isso dentro de ti, as coisas fora, tendem a mudar e rapidamente.
Quer mais auxílio?
Faça Psicoterapia

5817 respostas

29 NOV 2021

Bom dia Laís, não se culpe por isso. Veja, você precisa cuidar de sua avó há 4 anos, ela te dá muito trabalho, sua avó também não tem culpa desta situação, ela simplesmente envelheceu, e pelos acontecimentos que decorreram, ficou a cargo de você cuidar dela. Seria interessante que você pudesse delegar estes serviços, de vez em quando, para outras pessoas, seja da família ou terceiros a quem você poderia pagar. O preço a pagar por parecer boazinha é muito alto, mas ao mesmo tempo você sabe que sua avó não tem culpa de nada e não quer descontar sua frustração nela. A revolta precisa ser dirigida para o lugar certo: quem poderia estar te ajudando e não está? Conte comigo para um acompanhamento psicológico, um abraço.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

29 NOV 2021

Ola
Me pergunto se há necessidade de expor tudo o que sentimos a todo mundo... É claro que, para um profissional, essa informação não é chocante e seria legal trabalhar ela com mais calma num contexto privado, mas vejo que usamos certas carapaças sociais, como a de boa para que as pessoaa gostem de mim. Isso certamente lhe traz alguns ganhos, por isso se mantém.
Se esse sentimento te incomoda, ou o sentimento de se esconder atrás dessa máscara de boazinha te incomoda, recomendo que elabore isso com um profissional, assim podemos viver de forma mais autêntica, o que talvez seja isso que essa necessidade de exposição esteja pedindo.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha