Como resolver minha comunicação com minha mãe

Feita por >Lais · 27 nov 2020 Terapia familiar

Eu estou tendo problemas com minha mãe. Tenho andando muito perdida em relação ao meu futuro, sobre escolha de curso. As vezes também fico muito mal com algumas situações que vivenciei com minhas amigas do colégio, e estou indo para o psicólogo da linha TCC. Só que as vezes que fico com crise em um dos assuntos eu peço ajuda aos meus familiares, principalmente minha mãe, mas oq está me incomodando é que esse ano , quando peço ajuda , pareço estar aborrecendo ela e tento agradar ao máximo, indo em busca de estágio , e quando eu não consigo eu fico muito mal , não estou lidando bem com a pressão da faculdade , que eu não tenho certeza se é o que quero fazer. Teve uma vez que estava chorando e minha mãe disse para eu parar de chorar pq eu já tenho 20 anos. Então eu não sei oq fazer , se eu devo ou não pedir ajuda na família, se eu falo com ela ou não sobre isso, porque tem momentos que eu fico muito pra baixo e , muitas vezes, eu não consigo sair desse padrão de pensamentos ruins sozinha.

A melhor resposta 3 DEZ 2020

Laís se vc está se sentindo assim por causa de seus padrões de funcionamento é pq não entendeu muito bem como funciona a TCC. Os pensamentos automáticos e os erros cognitivos ...
Abraços Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

3 DEZ 2020

Olá Lais! Obrigada por sua participação.
Imagino como deva estar sendo difícil a relação com sua mãe. A figura materna é aquela que acolhe e protege, mas isso não significa que ela não corrija.
Em outros momentos da sua vida, você consegue identificar se houve essas características vindo de sua mãe? Ela estaria disposta a realizar psicoterapia junto com você, para lidarem com essas questões juntas? Converse com sua psicóloga a esse respeito, se sua mãe poderá participar das suas sessões. Caso ela não possa, conte a sua psicóloga como você se sente com isso para que ela possa ajudá-la a passar por isso. Espero com todo meu coração que você consiga resolver seus problemas e fique bem. Se precisar de mim, estou aqui.

Um grande abraço,
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

30 NOV 2020

Boa tarde Laís!!
As vezes a família que somente ajudar, mas como não estão vendo a situação como você enxerga fica um pouco difícil a ajuda. siga com seu tratamento psicológico, ele vai dar resultado. mas se vc não está se sentindo segura com esse profissional, troque você tem liberdade pra isso. Com referencia ao o que você decidir ser profissionalmente precisa com calma, com prazer; Não precisa ser pra agora, pense, veja, coloque na balança o que lhe dá prazer em fazer, se não acontecer isso agora? espere, faça um cursinho, e analisando qual a profissão que lhe trará felicidade, financeira e psicológica;
Se precisar de qualquer ajuda me chame.

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema

69 respostas

29 NOV 2020

As questões abordadas serão todas esclarecidas e superadas à medida que o processo terapêutico for evoluindo.. A fase de transição para a vida adulta remete a situações da infância. Siga em sua terapia que os resultados apareceram. Cris Feitosa. CRP-02/14556

Cristiane Feitosa Psicóloga Psicólogo em Recife

5 respostas

28 NOV 2020

Em primeiro lugar você precisa definir suas escolhas. Pere por um momento e feche seus olhos e tente enxergar seus sonhos, livre das opiniões das outras pessoas. Se você pudesse agora realizar um sonho, qual seria? Quando você tiver definido essas escolha do que você quer ser, de onde quer chegar e qual curso na faculdade quer cursar, sua relação com sua mãe irá melhorar em mil porcento e você conseguirá ter um diálogo melhor com ela. Sua ajuda está dentro de você há apenas uma escolha!

Psicóloga Helena Nicolete Psicólogo em São José dos Campos

2 respostas

28 NOV 2020

olha muitas vezes os pais ficam sem saber como ajudar, e por não conseguir, agem dessa forma. Você faz muito bem entrar em um processo terapêutico, você não tem certeza se essa faculdade é o que você quer, talvez fosse interessante você fazer um processo de orientação profissional com um psicólogo.
Quanto a sua mãe, talvez se você disser à ela o que você sente, dizer que está percebendo que parece que você incomoda quando desabafa com ela, para poder entender também que ela está pensando sobre isso. Porque muitas vezes, supomos que estamos incomodando, mas não chegamos na pessoa para falar e entender se realmente temos razão, o diálogo é a melhor forma de comunicação.

Bianca Nascimento Psicóloga Psicólogo em Franca

6 respostas

28 NOV 2020

Olá Laís! Psicólogo com formação universitária, com saberes universalmente acumulados, vendo você com calma, técnica, estratégia e profundidade, dedicação, pesquisa, com regularidade mínima semanal de cinquenta minutos, poderá te ajudar a construir a melhor resposta.
Quanto à escolha profissional, alguns de nós tempos formação específica para orientação ocupacional. Comunicação é fala com intenção de acerto, encontro e esforço por achar saída boa para as duas partes. Pensar positivamente sozinho, sem agir, é improdutivo, pensar negativamente sozinho produz pessimismo. Converse com pessoas ponderadas e éticas sobre o que está sentindo.
Se for o caso, estarei à disposição.
Abraços virtuais (em tempos se aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)