Como permanecer num casamento sem confiança?

Feita por >Jacque · 1 ago 2020 Terapia de casal

Namorei 5 anos, estou casada a 7 e uma filha de 2 anos. Somos cristãos muitos convictos da nossa fé desde sempre, por esse motivo temos muitos princípios de vida em comum. Pelo menos é o que eu achava...
Porém, ao longo desses 12 anos meu marido se envolveu em muitas situações que abalaram muito nossa relação como marido e mulher! A pior, no qual tirou totalmente minha confiança nele foi ele se envolver com a minha própria irmã mais nova que eu 10 anos. Ele tem 30 anos e eu 28 atualmente. Um belo dia, minha irmã me disse que meu marido dava em cima dela e provou o que disse me mostrando mensagens dele para ela, mensagens de alguém que está paquerando, tentando conquistar alguém. Pelo que eu vi, não havia mensagens vulgares mas sim de um homem galanteando uma mulher. Segundo eles não chegou a ter contato físico.... Porém, isso não foi suficiente para me destruir!!!! E o pior, depois de muita insistência ele me explicou como tudo isso aconteceu. Ao longo dos anos, por muitas questões, ganhei sobrepeso e hoje estou 40 kg acima do meu peso ideal. Ele disse a mim que esse despertar para com a minha irmã, foi por ela se parecer comigo, de como eu era quando nos conhecemos, ele disse que foi como uma fantasia na cabeça dele, a final minha aparencia mudoh muito com os anos. Isso me distruiu mais ainda...minha depressão só aumentou, fiquei no fundo de um poço emocional. Isso tudo faz 3 anos de acontecido, de lá para cá nosso casamento se deterioorou demais! Eu não confio nele em nada, eu não acredito em nada que ele fala,nem nas mínimas coisas, eu sinto como se estivesse dormindo com um inimigo que a qualquer momento vai me despedaçar novamente.
Anteriormente a isso, há uns 5 anos atrás ele viciou-se em apostas virtuais em times de futebol sem eu saber. Em 6 meses ele conseguiu esconder de mim, até mesmo os contracheques ele adulterou para que eu não descobrisse, pois durante esse tempo ele pegou 16 mil reais em empréstimos para jogar , acreditando que mudaria nossa vida com essas apostas. Perdeu tudo, nos individou muito! Vamos passar 10 anos pagando esses empréstimos! E novamente me sinto traída, enganada, humilhada, desvalorizada....e o pior! Com todas essas coisas acontecendo em 5 anos pra cá, eu só me abandonei como mulher. Hoje sou obesa com 116 kg, me sinto feia e gorda e desepregada pois cuido da casa e da nossa filha. Não tenho animo para fazer dieta, para comprar uma roupa, para sair.... penso que me esqueci e estou tão distante de mim que não consigo mais voltar!!!!!!! Socorro! Eu não quero desistir do meu casamento, apesar de hoje eu ver meu marido como um inimigo que a qualquer momento vai me fazer algum mal, vai abalar nossa estabilidade como casal....minhas convicções em Deus me fazem acreditar que casamento não é descartável, que ainda há jeito. Porém, estou cansada e sem norte! Não sei mais o que fazer !

A melhor resposta 2 AGO 2020

Olá Jacque! Grato por participar. A confiança precisa ser reconstruída, mas a fiança precisa prevalecer, isto é, os erros e fragilidades das outras pessoas, não temos tanto como modificar, por isso, ao modificarmos a nós mesmos, provocaremos, naqueles que convivem conosco a necessidade de lidar conosco, que estaremos diferentes, a necessidade de se modificarem. Será muito importante você resgatar o amor próprio, a autoconfiança. Todos os estudos sobre o ser humano mostram que cada um de nós, é altamente complexo, ricos, cheio de possibilidades e potencialidades, de sonhos e metas. Todos esses sonhos e metas aparecem ao longo de nossa vida e, com o passar dos tempos, acabamos esquecendo, não alimentando. Veja que seus sonhos, metas e possibilidades estão ai, em você, adormecidos. É extremamente mais importante você confiar em você, do que confiar no seu marido, por outro lado, ele percebendo sua autoconfiança, irá rever formas de interagir com você. Pondere esses caminhos.
Você se beneficiará muito, desde que com abertura mental, disciplina e persistência, com a conduta científica de um trabalho com psicólogo.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 AGO 2020

Olá, vou colocar alguns pontos que espero que ajudem.

Você falou muito sobre sua fé E eu começo te perguntando como usá-la a seu favor. Você já falou sua situação na sua comunidade religiosa? Já falou para seu sacerdote ou sacerdotisa? Há conselheiros de casal nessa igreja?
Você disse que não tem ânimo para fazer dieta, mas uma profissional nutricionista pode ajudar muito nesse processo.
Você faz atividades físicas cuidando da casa, mas dependendo da forma como organizar a rotina de cuidado da casa pode transformar essas atividades em uma verdadeira academia, além disso caminhadas ou outras atividades físicas podem ajudar muito, em todos esses casos a orientação de uma educadora física também pode ser importante.
Você digitou: “penso que me esqueci e estou tão distante de mim que não consigo mais voltar”, A psicoterapia online ou presencial pode ajudar muito nesse caminho de volta.
Att

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza