Como os homens veem o amor?

Feita por >camila · 25 abr 2022 Terapia de casal

Namorado carinhoso, presente e não tinha motivos aparentes para desconfiar. Porém vi uma mensagem onde ele dizia a outra mulher (“amiga” que mora em outro estado) que não namorava mas que tinha alguém que amava ele e ele não amava da mesma forma mas que gostava muito. Minha dúvida é se ele realmente pode não me amar e viver comigo fingindo por ser confortável ou se ele estava simplesmente tentando “manter o contatinho” por questões de ego, por ela ser uma mulher bonita também. Não questionei sobre a mensagem em si, mas falei que as vezes me sinto insegura pelo fato de ele ter contato com outras mulher e elas aparentemente não saberem que existo. Ele respondeu que conversa sim mas que não é nada demais, que é comigo que ele ele quer ficar. E agora? Ego ou fingimento?

A melhor resposta 26 ABR 2022

Olá Camila, espero que esteja tudo bem com você!

O que seu namorado queria ao dizer para uma amiga em outro estado que não tinha namorada, mesmo ele tendo uma? E também ao afirmar que não a amava da mesma forma, mas que gostava muito? É difícil compreender essas palavras ditas a uma outra pessoa sem conhecer bem a pessoa que disse. Talvez essa fosse a forma que ele encontrou de expressar o que estava sentindo, e não tinha mais "ninguém" para conversar. Mas, o fato é que você pôde ver que ele realmente escreveu isso. Se para ele a relação está suficiente, quando ele fala que é com você que ele quer ficar, esse é um ponto. E que pode ser verdade até determinado momento, pois pode ser que passe a não ser suficiente em outro momento. Mas, a pergunta que te faço é: e para você, isso é suficiente? Essa sua relação, você tendo visto essa conversa com a amiga dele, é suficiente? É isso que você deseja, que espera para você? Está bom assim, do jeito que está, tendo acontecido esse fato? Essas são questões que cabe você refletir e se conectar, para tentar entender melhor sua situação. Uma outra questão, é realmente você pensar e saber o que você deseja em um relacionamento afetivo, onde você quer chegar com ele. Um relacionamento afetivo faz parte de seus planos de desenvolvimento? Esse relacionamento vai te ajudar a crescer e alcançar seus planos e objetivos pessoais? São pontos importantes para pensar quando entramos em um relacionamento com alguém, pois os homens e as mulheres veem o amor na mesma medida que estão maduros para experimentar esse sentimento tão amplo, ou seja, quanto mais maduros eles estão, mais capazes eles serão de aproveitar essa experiência ao máximo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

28 ABR 2022

Oi Camila,
Pode ser ego, pode ser fingimento, pode ser os dois ou nenhum deles...
Há muitas formas de amar. O problema é quando não nos conhecemos e não conhecemos o outro, atraio pessoas que não se ajustam a própria forma de amar e aí a união se trasforma numa fábrica de desentendimentos, dúvidas, desconfianças, inseguranças e solidão.
Qual a sua forma de amar? qual tipo de pessoa que voce atrai? Como estão sendo as suas escolhas?
Para fazer boas escolhas voce precisa se integrar, precisa se certificar, se autenticar, ser uma mulher autêntica.
Assim garantirá boas escolhas, boa seleção de suas amizades, mardo, parceiro, companheiro, etc. A seleção ou a escolha sempre é feita por ressonância, por frequência da sua realidade.
No seu caso, pouco importa oque ele é, como ama, como age, como reage, como se relaciona contigo e com outras.
Garanta-se, certifique-se, autentique-se para ser uma mulher autêntica, para se tornar mais exigente, se dar valor e assim garantir uma melhor atração, escolha.
Num casal, numa família, a mulher exerce o poder central e de acordo com a sua maturidade vai exercer o controle.
Se a mulher não se dá o devido valor, o homem vai se adaptar a ela, pode frustrá-la, pode se encostar nela, pode manipulá-la, pode traí-la. Não é que a responsável seja só ela, mas ela se garantindo vai afugentar homens que a frustram, homens "mala" ou "bananas".
Voce precisa se colocar numa outra dimensão de relacionamento.
Abraços

5817 respostas

27 ABR 2022

Camila . Acho q a questão não é como os homens veem o amor, mas como vc pode ficar nessa situação e ainda ter dúvidas.
Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 ABR 2022

Camila. Vc tem opção de acreditar e seguir c ele é não acreditar e viver mal por isso. Faça terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 ABR 2022

Olá
Não é possível saber 100% do que o outro sente. E parte disso é a "mágica" do amor: confiar no outro, mesmo sabendo que ele pode vir a me machucar. Por isso acredito que se há uma insegurança, isso precisa ser comunicado para que não prejudique a forma como você vê o relacionamento.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

26 ABR 2022

Olá Camila! Grato por escrever. Precisaremos mais dados para construir respostas consistentes. Uma informação importante: "Como os homens veem o amor", faz colocar a todos como se vissem o amor de forma igual e, pelo que você escreveu, desfavorável a vínculos. Uma boa forma de pensar pode ser: "pessoas (no caso mulheres e homens), constroem, direcionam, administram vínculos." Especialmente, do ponto de vista da plenitude biológica: mulher e homem formam uma relação específica, indivisível, com tempero dos dois.
Dados importantes: idade? tempo de relacionamento? detalhes da rotina de convivência? Muitas outras questões podem ser feitas para estudar de forma consistente a situação.
De outro lado, namoro é experiência que, na maior parte das vezes, não deve dar certo. É experiência inicial de conhecimento mais detalhado. A maior parte dos namoros deve terminar. É etapa de amadurecimento. Depois dele vem noivado, possível casamento, planos materiais, integração de famílias, filhos, etc. Antes do namoro deve vir turma de colegas e conhecidos, pesquisa, observação, paquera, etc.
É tão profundo descrever como eu amo, suponho que descrever como outros homens amam, é alto risco de ser incompleto com eles.
Estarei a disposição para fundamentações.
Abraços virtuais (ainda há pandemia, muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscaras, higiene. Evite aglomerações físicas e cuido do afeto.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

26 ABR 2022

Oi Camila.
Deixa eu te dizer primeiro: parabéns!! Que sensacional sua atitude com ele quando soube da mensagem.
Pode parecer pouco, ou natural pra você, mas isso que você fez foi excelente! Não esconder sua vulnerabilidade frente a essa situação.

Agora sobre sua pergunta, é difícil dizer, difícil te proporcionar uma resposta certa. Eu poderia responder falar sobre as duas opções (e até mais) com esse seu relato.

Está disposta a conversar mais?
Vamos descobrir juntos?
Estarei aqui se precisar.

Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho