Como mudar essa situação?

Feita por >Douglas · 11 mai 2021 Terapia de casal

Olá, sou uma pessoa muito solitária e cada vez mais me sinto mal por isso. Por me sentir muito sozinho, percebi que acabo aceitando pessoas na minha vida que não me faz bem, e que as vezes desabafo com pessoas erradas que acabam traindo minha confiança.

As vezes vejo que me aproximar de algumas pessoas ou aceitar a aproximação de algumas pessoas, vai dá merda mas mesmo assim eu faço. É exatamente isso que eu estou vivendo no momento! Acabei permitindo que uma ex minha que tive muitos problemas no passado se aproximasse de mim de novo. Só que ela é uma pessoa na qual eu não me dou bem, não é somente em relacionamentos amorosos, até uma amizade com ela não tem como aturar. Ela é uma pessoa que nunca me respeitou, nunca me entendeu, já me ofendeu muito e traiu muito minha confiança. Ela voltou querendo mais uma oportunidade e eu dei, agora estou arrependido pois ela tem trazido muito estresse pra mim também, nós não damos certos de jeito nenhum. Nem para ser amigos que é o que eu tentei ser...
Eu dei mais uma oportunidade para ela com bons objetivos, minha intenção era perdoar ela de tudo de errado que ela fez e que ela me perdoasse também. Tenho muitas mágoas dela e eu enxergava ela como uma pessoa ruim, só que eu quis mudar isso.

É muito difícil rejeitar uma pessoa quando se sentimos sozinho. Tenho muita dificuldade em relação a isso pois não aguento mais conviver com a solidão. Tenho me pegado falando até sozinho ultimamente, porque não consigo mais desabafar com outra pessoa e quando desabafo acho que acabo cansando a pessoa que está me ouvindo de tanto que eu falo.

Acho que sou muito orgulhoso e acho que isso me faz não procurar ajuda e acabo me impedindo de mudar. Como devo me comportar e o que devo fazer pra mudar essa situação?

A melhor resposta 13 MAI 2021

Douglas,
O mais difícil foi voce se expôr aqui... o resto vai ser fácil, desde que voce queira realmente.
Mas te recomendo fazer Psicoterapia para romper com este circulo vicioso de se sentir em solidão e buscar companhias nao agradáveis para não ficar sozinho e aí colhe ingratidão e amarguras, etc...
Quem é voce? Qual teu objetivo de vida? Quais teus talentos? Quas os teus desejos?
Voce não veio aqui para satisfazer os outros, veio aqui para se realizar.
Quando encontrar a ti mesmo e os teu objetivo de vida, nunca mais se sentirá só.

12 MAI 2021

Olá Douglas! Grato por perguntar. Primeiro: essa situação precisa ser mudada de dentro para fora. Você precisa reorganizar sua forma de se conceber com ser social. Uma coisa importante é a ideia de que devemos e precisamos cultivar diversas formas de troca social, com intensidades e qualidades diferentes (conhecidos, colegas, turma de esporte, turma de estudo, e assim por diante). Outra questão é que, não se sentindo solitário, carente apenas de uma interação, com harmonia interior, é possível, adequado e altamente recomendável, administrar, conduzir e construir interações.
Na maior parte das vezes, as pessoas nos são nocivas, apresentam comportamentos predominantemente desagradáveis, mais pela nossa condução da interação do que porque precisa ser assim. O que fundamenta essa última informação é o fato de as pessoas serem amplas, ricas, complexas, cheias de aspectos. Na interação conosco, sendo estimuladas a falar e fazer coisas construtivas, fazer coisas éticas, tenderão a fazer coisas melhores ou se afastarão. Acontece que todos precisamos e queremos companhia. Disso surge o esforço da pessoa por lidar com nosso direcionamento do vínculo.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais ( em tempos gravíssimos quanto à pandemia: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que tenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

12 MAI 2021

Olá Douglas, meu nome é Jane e sou psicóloga cognitiva, recomendo terapia individual para você. A terapia irá ajuda-lo a entender a si mesmo e facilitar o processo para comportamentos mais assertivos, pontuais e prepará-lo para gostar da sua própria cia e poder estabelecer limites saudáveis nas suas relações afetivas. Estou a disposição para percorrermos juntos neste caminho. Um grande abraço e desejo que você possa ficar bem.

Jane Holetz Psicólogo em Balneário Camboriú