Como melhorar o caráter?

Feita por >Vanessa Ramos · 6 mar 2015 Terapia de casal

Estou em um relacionamento há 6 meses e me dou super bem com o meu namorado. Mas às vezes ele tem umas atitudes muito egoístas, toma decisões sem pensar nas pessoas envolvidas (inclusive quando eu estou entre essas pessoas). Não sei, parece que só pensa nele. Isso pode ser resultado de algum acontecimento na vida dele? Que atitudes posso tomar para que ele melhore o carater?

A melhor resposta 6 MAR 2015

Olá Vanessa, que tal procurar um psicólogo para que ele possa entender melhor o que acontece no seu relacionamento e a maneira como você sente tudo isso? Todos os relacionamentos possuem pontos difíceis, e ir ao psicólogo pode ser uma ótima ideia para compreender um pouco mais sobre como lidamos com as questões difíceis em nossa vida.

Daniel Rodrigues da Silva Psicólogo em Araraquara

17 respostas

10 MAR 2015

Bom dia Vanessa. Sua pergunta só poderá ser respondida por ele mesmo. Procure respostas para você mesma, qual o incômodo que sente pela postura dele? Mesmo que ele aceite ir a um psicólogo com vc ele pode achar que não é necessário continuar e que as pessoas precisam aceitá-lo como é. Já aconteceu no meu consultório caso semelhante. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

7 MAR 2015

O caráter é algo construído através de inúmeras experiencias desde a infância. A mudança só ocorre quando se tem consciência do comportamento, de como ele ocorre e se existe vontade/ motivação para mudar. Você pode até tentar influenciar a mudança de seu namorado, mas isso não significa que vai funcionar. Procure conversar mais com ele expressando como se sente e pensa com relação a isso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 MAR 2015

Muitas vezes somos capazes de influenciar a mudança em pessoas apenas pelo bom exemplo. No entanto, além disso, você tem o recurso de procurar o seu namorado para uma conversa e dizer o quanto isso lhe afeta, que para você não está bom quando ele te desconsidera e age de maneira egoísta.
Se ele demonstrar abertura você pode se propor, por exemplo, a ajudá-lo a identificar quando é que age de maneira egoísta e ou recomendar que ele procure por um psicoterapeuta. E se não demonstrar abertura você ainda tem a opção de procurar pscoterapia para você. Voce poderá aprender a lidar com isso, a se impor mais entre outras coisas.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte