Como me independizar de meus pais?

Feita por >Ane · 12 jan 2016 Terapia de casal

Tenho 38 anos e até hoje vivo com meus pais. Trabalho fora e sou muito dependente deles, vejo que é difícil eu dar um lance na minha vida ou seja se virar sozinha sem eles. Namoro há 07 anos e tenho um filho com esta pessoa, que hoje ele tem 1 ano e 9 meses. No momento estamos aguardando a entrega do apartamento para enfim seguir nossas vidas juntos. Mas sou muito cobrada por ele em questão de eu ser muito família e dependente de meus pais, ele já viu que eu continuando assim não vai dar certo o relacionamento. Tenho consciência disto e quero mudar esse meu jeito "DEPENDENTE" mas preciso seriamente de ajuda, sofro com isso e as vezes fico deprimida. ME AJUDA!

A melhor resposta 12 JAN 2016

Ane, bom dia!
Parabéns por esta iniciativa de procurar ajuda! Este é um ponto muito importante para trabalhar suas questões e conhecer-se.

Assim, é importante que você procure um Psicólogo para iniciar um processo terapêutico de autoconhecimento e com isso, ter a percepção das fronteiras de contato que te façam depender e, as fronteiras que de façam se desprenderem, através do conhecimento dos limites, percepções de valor, expectativas...
Para abandonar a dependência é necessário identificar em que áreas da sua vida ela se faz presente e de que forma está comprometendo e causando conflitos em suas relações. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

19 JAN 2016

Preciso conhecer a sua história, mas, penso que os seus pais devem ter formado uma dinâmica familiar que te fez ser dependente deles, de forma a não te incentivar a explorar o mundo.
Se for isso, acho que você poderia conversar com eles e dizer que você sempre estará por perto. Isso ira tranquilizar você e eles, por que a relação de dependência vem dos dois lados.

Erika Ricci Psicólogo em São Caetano do Sul

13 respostas

16 JAN 2016

Boa tarde Ane! O primeiro passo você já deu, que foi perceber que não está confortável esta relação de dependência com seus pais pra você, e o segundo passo é querer e buscar ajuda. Ane essa relação de dependência com seus pais não vem do nada, foi construída ao longo de sua vida, e com certeza não é fácil abrir mão. Você só precisa se questionar até onde esta relação favorece ou desfavorece a sua vida. Agora, se o seu medo de cortar o cordão umbilical é tão grande que te impede de seguir seus planos? acredito, que seja o momento de se procurar ajuda de uma terapia psicológica.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

14 JAN 2016

Olá Ane
Que bom que você tem consciência de que precisa conquistar a sua independência. Este, de fato precisa ser o primeiro passo e é o mais importante. A percepção e a motivação para a mudança que você ja tem.
Existem diversas formas de dependência. A econômica, a física, a social e a psicoafetiva. Não sei em quantas e quais delas você se diz dependente mas parece que com certeza existe uma dependência emocional. A conquista da independência traz muitos benefícios mas às vezes, a pessoa fica presa porque é difícil de abrir mão dos benefícios que a dependência pode estar oferecendo, por medo de crescer, por ter um papel importante no contexto familiar como dependente , ou outra coisa. Pra poder ajudar melhor a você, é preciso conhece-la pessoalmente.
Por isso, você deve procurar um processo psicoterápico. Para se fortalecer e poder seguir o curso natural da sua vida e os seus pais, o deles.
Não há nenhuma perda, apenas permitir que o "rio da vida" siga naturalmente o seu curso, o que traz muitas alegrias para todos.
Se você quiser, se estiver em São Paulo, estou à disposição para atende-la.
Boa sorte
Sandra Colaiori
CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

14 JAN 2016

querida ane!!!!! saudaçoes!!!! CALMA!!!!! assim que vc mudar-se para o ap as coisas vao mudar naturalmente....procure um psicologo para te ajudar nestas questoes EM COMO FAZER,ok? um abraço fraterno, sandra elena carosio-psicologa e hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

13 JAN 2016

Observe que de certa forma o fato de você já reconhecer ter esta dependência já é um bom caminho para a solução. Deve-se descobrir os bloqueios que estão aparecendo no seus pensamento e, criar recursos psicológicos ou estratégias para prepara-la para esta independência; Um profissional poderá ajudá-la a traçar as metas a serem atingidas. Realmente, quando nos desligamos das amarras ao longo do tempo e desenvolver uma vida junto ao marido e filhos. Irá perceber o quanto de potencial tem e o quanto isto é vantajoso.. Procure um profissional para ajuda la nesta caminhada.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

13 JAN 2016

Olá Ane. O primeiro passo para a mudança já foi dado, você reconhece que a dependência te atrapalha e está buscando ajuda. Acredito que você deva buscar ajuda psicológica para poder se conhecer melhor e buscar entender o porque desse comportamento dependente. Para poder estar inteiro com o outro, precisamos estar inteiros com nós mesmos, e pra isso, é necessário nos conhecermos mais do que pensamos conhecer.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

13 JAN 2016

Boa Tarde Ane. O primeiro passo você já deu ao admitir que precisa de ajuda. Agora é só procurar um psicólog de sua confiança para que possa se tornar independente e investir em seu relacionamento amoroso. Siga em frente, não desista e boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

13 JAN 2016

Ane, compreendo a situação delicada que se encontra e que por mais difícil que seja, cobranças por ambas partes, há ganhos secundários ocultos, o que parece dificultar o corte desse cordão. Sugiro que conheça e procure um Terapeuta EMDR. Lhe trará resultados mais rápidos e efetivos. À disposição. Psicóloga Camila.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó